Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22937 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino centrada no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano, procurando, em particular, discutir o duplo papel de professora-investigadora assumido na sua condução. A experiência de ensino foi orientada por uma conjetura com uma dupla dimensão, de conteúdo e pedagógica, e, em ambas as dimensões, o duplo papel de professora-investigadora revestiu-se de características e desafios particulares. Esta teve de, por um lado, assumir as questões do ensino, na gestão e condução da aula, escuta ativa dos alunos e interpretação, das suas representações e, por outro, desenvolver uma contínua busca dos dados e sua interpretação, para além do confronto próximo com os fundamentos teóricos que suportaram o estudo. Esta duplicidade de funções contribuiu para uma maior riqueza do estudo no sentido de que a sua experiência profissional como professora deste nível de ensino permitiu adequar a condução das aulas aos alunos. Por seu turno, o apurar das suas capacidades de investigação beneficiou a sua própria prática de ensino, nomeadamente ao suscitar uma postura inquiridora permanente. Também se concretizaram importantes aprendizagens, por toda a equipa, no domínio da seleção, adaptação e construção de tarefas e também de desenvolvimento curricular. |
id |
RCAP_6b4b5c8b6034d0c76613071ca8cd2285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadoraUma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadoraArtigosEste artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino centrada no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano, procurando, em particular, discutir o duplo papel de professora-investigadora assumido na sua condução. A experiência de ensino foi orientada por uma conjetura com uma dupla dimensão, de conteúdo e pedagógica, e, em ambas as dimensões, o duplo papel de professora-investigadora revestiu-se de características e desafios particulares. Esta teve de, por um lado, assumir as questões do ensino, na gestão e condução da aula, escuta ativa dos alunos e interpretação, das suas representações e, por outro, desenvolver uma contínua busca dos dados e sua interpretação, para além do confronto próximo com os fundamentos teóricos que suportaram o estudo. Esta duplicidade de funções contribuiu para uma maior riqueza do estudo no sentido de que a sua experiência profissional como professora deste nível de ensino permitiu adequar a condução das aulas aos alunos. Por seu turno, o apurar das suas capacidades de investigação beneficiou a sua própria prática de ensino, nomeadamente ao suscitar uma postura inquiridora permanente. Também se concretizaram importantes aprendizagens, por toda a equipa, no domínio da seleção, adaptação e construção de tarefas e também de desenvolvimento curricular.This article presents a reflection on a teaching experiment aiming at the development of 4th-grade students’ algebraic thinking, with a particular focus on the dual role of the teacher-researcher. The teaching experiment was guided by a conjecture with two dimensions (content and pedagogical). In both dimensions, the dual role of teacher-researcher entailed particular characteristics and challenges. On one hand, the teacher-researcher had to take on the teaching issues, by managing and conducting the class, actively listening to the students and interpreting their representations and, on the other hand, she had to develop a continuous search of data and their interpretation, as well as a close confrontation with the theoretical foundations that supported the study. This duplication of functions has contributed to the richness of the study, in the sense that her professional experience as a teacher of this school level allowed her to adapt the way she conducted the lessons to those students. In turn, the improvement of her research abilities benefited her teaching practice, namely by nurturing a permanent inquisitive stance. There were also important learning achievements by the all team concerning the selection, adaptation and construction of the mathematical tasks and also of curriculum development.APM - Associação de Professores de Matemática2016-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22937por2183-28380872-3915Mestre, CéliaOliveira, Héliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:28.879149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora |
title |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora |
spellingShingle |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora Mestre, Célia Artigos |
title_short |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora |
title_full |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora |
title_fullStr |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora |
title_sort |
Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora |
author |
Mestre, Célia |
author_facet |
Mestre, Célia Oliveira, Hélia |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Hélia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mestre, Célia Oliveira, Hélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino centrada no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano, procurando, em particular, discutir o duplo papel de professora-investigadora assumido na sua condução. A experiência de ensino foi orientada por uma conjetura com uma dupla dimensão, de conteúdo e pedagógica, e, em ambas as dimensões, o duplo papel de professora-investigadora revestiu-se de características e desafios particulares. Esta teve de, por um lado, assumir as questões do ensino, na gestão e condução da aula, escuta ativa dos alunos e interpretação, das suas representações e, por outro, desenvolver uma contínua busca dos dados e sua interpretação, para além do confronto próximo com os fundamentos teóricos que suportaram o estudo. Esta duplicidade de funções contribuiu para uma maior riqueza do estudo no sentido de que a sua experiência profissional como professora deste nível de ensino permitiu adequar a condução das aulas aos alunos. Por seu turno, o apurar das suas capacidades de investigação beneficiou a sua própria prática de ensino, nomeadamente ao suscitar uma postura inquiridora permanente. Também se concretizaram importantes aprendizagens, por toda a equipa, no domínio da seleção, adaptação e construção de tarefas e também de desenvolvimento curricular. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22937 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130479709913088 |