A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestre, Célia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Hélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22878
Resumo: Este artigo reporta-se ao desenvolvimento da generalização enquanto processo de raciocínio matemático, no âmbito de uma experiência de ensino de promoção do pensamento algébrico em alunos do 4.º ano de escolaridade. Analisa os momentos de discussão coletiva de três tarefas em aula, relativas a diferentes fases da experiência de ensino, e procura compreender como a generalização emerge e se desenvolve ao longo do tempo nas práticas sociais de sala de aula, tendo em conta uma perspetiva dialógica de construção do conhecimento matemático. As aulas que dizem respeito a este estudo foram conduzidas pela investigadora (a primeira autora), tendo-se recorrido, essencialmente, ao registo vídeo das aulas para recolha dos dados. O estudo demonstra a importância dos momentos de discussão coletiva para a emergência e evolução da generalização e o surgimento e maturação da linguagem simbólica matemática como recurso para a expressão da generalização. Os alunos começam a encontrar formas de expressão das relações numéricas subjacentes à estratégia de cálculo explorada na primeira tarefa, fazendo emergir a generalização dessas relações matemática e, posteriormente, já conseguem expressar com bastante facilidade a generalização em linguagem natural e começam a evidenciar que estão num processo de atribuição de valor e sentido à linguagem matemática simbólica, enquanto expressão da generalização. O processo de desenvolvimento da expressão da generalização descrito neste estudo evidencia a sua construção coletiva, onde o produto final é resultado do trabalho da turma enquanto comunidade de investigação.
id RCAP_debc84ca4bf7a660d85a123ecae686a0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º anoA co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º anoArtigosEste artigo reporta-se ao desenvolvimento da generalização enquanto processo de raciocínio matemático, no âmbito de uma experiência de ensino de promoção do pensamento algébrico em alunos do 4.º ano de escolaridade. Analisa os momentos de discussão coletiva de três tarefas em aula, relativas a diferentes fases da experiência de ensino, e procura compreender como a generalização emerge e se desenvolve ao longo do tempo nas práticas sociais de sala de aula, tendo em conta uma perspetiva dialógica de construção do conhecimento matemático. As aulas que dizem respeito a este estudo foram conduzidas pela investigadora (a primeira autora), tendo-se recorrido, essencialmente, ao registo vídeo das aulas para recolha dos dados. O estudo demonstra a importância dos momentos de discussão coletiva para a emergência e evolução da generalização e o surgimento e maturação da linguagem simbólica matemática como recurso para a expressão da generalização. Os alunos começam a encontrar formas de expressão das relações numéricas subjacentes à estratégia de cálculo explorada na primeira tarefa, fazendo emergir a generalização dessas relações matemática e, posteriormente, já conseguem expressar com bastante facilidade a generalização em linguagem natural e começam a evidenciar que estão num processo de atribuição de valor e sentido à linguagem matemática simbólica, enquanto expressão da generalização. O processo de desenvolvimento da expressão da generalização descrito neste estudo evidencia a sua construção coletiva, onde o produto final é resultado do trabalho da turma enquanto comunidade de investigação.This paper focuses on the development of the generalisation as a process of mathematical reasoning, in a context of a teaching experiment to promote algebraic thinking in one grade 4 class. It analyses the moments of collective discussions of three mathematical tasks explored in the classroom, in different stages of the teaching experiment, to understand how generalisation emerges and develops over time in the context of classroom social practices, according to a dialogic inquiry of mathematical knowledge construction. The lessons were taught by the researcher (the first author) and the data were collected by video recordings. This study shows the importance of the collective discussion moments to the emergence and evolution of the generalisation and to the appearance and maturation of symbolic mathematical language as a tool to the generalisation expression. Generalisations start to emerge as students begin to find ways of expressing the numerical relationships according to the computation strategies they explored in the first task. In the second and third tasks discussed in the paper, they already are able to express easily the gene- ralisation in natural language and start to give evidence of being in a process of meaning making of symbolic mathematical language, as a form of expression of generalisation. The process of development of the generalisation expression described in this study reflects its collective construction, as the final product results from the work of the class as a community of inquiry.APM - Associação de Professores de Matemática2012-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22878por2183-28380872-3915Mestre, CéliaOliveira, Héliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.432929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
title A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
spellingShingle A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
Mestre, Célia
Artigos
title_short A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
title_full A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
title_fullStr A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
title_full_unstemmed A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
title_sort A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano
author Mestre, Célia
author_facet Mestre, Célia
Oliveira, Hélia
author_role author
author2 Oliveira, Hélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mestre, Célia
Oliveira, Hélia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo reporta-se ao desenvolvimento da generalização enquanto processo de raciocínio matemático, no âmbito de uma experiência de ensino de promoção do pensamento algébrico em alunos do 4.º ano de escolaridade. Analisa os momentos de discussão coletiva de três tarefas em aula, relativas a diferentes fases da experiência de ensino, e procura compreender como a generalização emerge e se desenvolve ao longo do tempo nas práticas sociais de sala de aula, tendo em conta uma perspetiva dialógica de construção do conhecimento matemático. As aulas que dizem respeito a este estudo foram conduzidas pela investigadora (a primeira autora), tendo-se recorrido, essencialmente, ao registo vídeo das aulas para recolha dos dados. O estudo demonstra a importância dos momentos de discussão coletiva para a emergência e evolução da generalização e o surgimento e maturação da linguagem simbólica matemática como recurso para a expressão da generalização. Os alunos começam a encontrar formas de expressão das relações numéricas subjacentes à estratégia de cálculo explorada na primeira tarefa, fazendo emergir a generalização dessas relações matemática e, posteriormente, já conseguem expressar com bastante facilidade a generalização em linguagem natural e começam a evidenciar que estão num processo de atribuição de valor e sentido à linguagem matemática simbólica, enquanto expressão da generalização. O processo de desenvolvimento da expressão da generalização descrito neste estudo evidencia a sua construção coletiva, onde o produto final é resultado do trabalho da turma enquanto comunidade de investigação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22878
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478780874752