Avaliação do impacto da implementação da responsabilidade social através das relações com os Stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heleno, Maria Lizete Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/11363
Resumo: Dissertação de mestrado em Estratégia Empresarial apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
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For this objective this research study pretends to show that the adoption and the implementation of corporate social performance practices allow good performance and the increase of the company’s wealth, ensuring its sustainability during a medium and long term period. Thus the companies’ attitude was characterized towards corporate social responsibility, in order to associate to the practices of social responsibility already implemented. The performance of an organization can be evaluated using different methodologies, being the financial information of the organization the most objective. Once this information is not always easy to obtain and may not be obvious and conclusive that a company with good financial performance has a good social performance. Another method referenced in the literature that could be used as an alternative for assessing the performance of the organization is the Theory of Stakeholders; this has been used in the empirical study. The review of the literature can demonstrate that the work related to the evolution of the concept of corporate social responsibility and models of corporate social responsibility on global and community levels. It also noted the importance of the Theory of Stakeholders in relation to corporate social responsibility and the performance of organizations. All this work related to the review of literature led to the definition of the type of research. In order to test the model of research, a questionnaire was developed and sent to a number of companies, resulting in 112 responses, which were the subject of analysis and statistical treatment. The results led to the conclusion that the existence of Quality, Environment and Health and Safety at Work Management Systems, including the Environmental Management System, influence in a positive way the practices of social responsibility, being associated with the more direct stakeholders of the organization, such as employees, customers and the surrounding community. It also verified that concerning the attitude of corporate social responsibility only the dimension of the philanthropic influences the practices of social responsibility. And the economic and philanthropic dimensions influence relations with the concerned stakeholders. Relations with the stakeholders are influenced mainly by customers, as expected. Finally it seems to have reached a point where it demonstrated that stakeholders influence the performance of the organization, especially the direct ones, without linking to the attitude of the different dimensions of corporate social responsibility, and also has strengthened the influence of environmental issues in the practices of social responsibility.Qualquer organização na sociedade actual, além de garantir o aumento de riqueza da própria empresa, deverá ter como preocupações também as questões sociais, nomeadamente a protecção ambiental, a protecção de saúde dos colaboradores, o aumento de motivação e de produtividade dos seus colaboradores, o que também assegura o bom desempenho de qualquer empresa. Por parte dos accionistas e gestores, a adopção de práticas de responsabilidade social pode significar um custo adicional, podendo não se verificarem evidências do retorno deste investimento, neste sentido pretendeu-se com este estudo de investigação demonstrar que a adopção e a implementação de práticas de responsabilidade social empresarial permitem demonstrar um bom desempenho das organizações e consequentemente o aumento de riqueza da empresa e a garantia da sua sustentabilidade a médio e longo prazo. Desta forma foi caracterizada a atitude das empresas face à responsabilidade social empresarial, no sentido de a relacionar com as práticas de responsabilidade social já implementadas. O desempenho de uma organização pode ser avaliado utilizando diferentes metodologias, sendo a mais objectiva, a metodologia com recurso à informação financeira da organização. Uma vez que, esta informação nem sempre é fácil de se obter e também pode não ser obvio e conclusivo que uma empresa com bom desempenho financeiro tenha um bom desempenho social. Outra metodologia referenciada na literatura como podendo ser utilizada em alternativa para avaliação do desempenho da organização é através da Teoria dos Stakeholders, tendo sido esta a utilizada neste estudo empírico. A revisão da literatura permitiu verificar o trabalho desenvolvido relativamente à evolução do conceito de responsabilidade social empresarial e aos modelos de responsabilidade social empresarial, ao nível mundial e ao nível comunitário. Também se verificou a importância da Teoria dos Stakeholders na sua relação com a responsabilidade social empresarial e com o desempenho das organizações. Todo este trabalho de revisão da literatura levou à definição do modelo de investigação. De forma a testar o modelo de investigação definido foi elaborado um questionário a um conjunto de empresas, tendo-se obtido 112 respostas, as quais foram alvo de análise e tratamento estatístico. Os resultados obtidos levaram a concluir que a existência de Sistemas de Gestão, Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho, nomeadamente o Sistema de Gestão Ambiental, influenciam de uma forma positiva as práticas de responsabilidade social, estando estes associadas aos stakeholders mais directos da organização, nomeadamente, colaboradores, clientes e comunidade envolvente. Também se verificou que relativamente à atitude da responsabilidade social empresarial apenas a dimensão filantrópica da responsabilidade social empresarial influencia as práticas de responsabilidade social. E as dimensões económica e filantrópica influenciam as relações com os stakeholders directos. As relações com os stakeholders são influenciadas principalmente pelos clientes, como é espectável. Finalmente, verificou-se que os stakeholders influenciam o desempenho da organização, nomeadamente os directos, sem conseguir relacionar a atitude das diferentes dimensões da responsabilidade social empresarial, e também ficou reforçado a influência das questões ambientais nas práticas de responsabilidade social.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/11363http://hdl.handle.net/10316/11363porHeleno, Maria Lizete Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/11363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:12.837274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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