Estudo do patrocínio na comunicação online das marcas desportivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, João Nuno Pinto Lourenço de Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3110
Resumo: O presente estudo procurou analisar a estratégia de comunicação online, a nível europeu das marcas desportivas, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto, versus algumas das maiores marcas desportivas da Europa, nomeadamente no destaque do patrocinador na comunicação online, caracterizando os adeptos ou simpatizantes, o perfil no uso da internet, o conhecimento dos patrocinadores da sua marca desportiva preferencial e a preferência por um patrocinador exclusivo. Neste sentido, procedeu-se à recolha de informação qualitativa e quantitativa. Aplicou-se um questionário aos vários adeptos das marcas desportivas nacionais e foram observados os respectivos sites, bem como os sites de algumas das maiores marcas desportivas europeias. Podemos concluir que as marcas desportivas nacionais ainda têm de percorrer um largo caminho, juntamente com as marcas patrocinadoras, de modo a potenciarem o negócio de ambas e aproximarem-se dos níveis europeus já praticados. A importância do presente estudo, prende-se com o facto da necessidade de se percepcionar o posicionamento, no tema mencionado, das marcas desportivas nacionais versus as europeias de uma forma concreta, dando simultaneamente um caminho às mesmas, de modo a potenciarem o seu negócio, nunca esquecendo o ganho win-win com o patrocinador. Uma excelente oportunidade de estudo será verificar na prática a opção, ou não, por um determinado artigo do patrocinador, pelo facto de o mesmo patrocinar a marca desportiva em questão, cruzando posteriormente os resultados alcançados com os do presente estudo, maximizando assim o negócio na perspectiva win-win, entre a marca desportiva e o patrocinador.
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