Exames de Matemática: continuidade na mudança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22854 |
Resumo: | Neste artigo, inicialmente, fazemos uma breve referência à reforma de 1947, nomeadamente no que respeita a exames. A seguir, por considerarmos que a imprensa periódica constitui uma importante fonte para o estudo da história da educação, apresentamos alguma da opinião difundida na imprensa sobre os exames, em geral, e os da disciplina de Matemática do 3º ciclo do ensino liceal, em particular, no período entre 1947 e 1974. Por último, expomos uma reflexão comparativa sobre o período referido e a actualidade, no que refere a polémicas sobre os exames que continuam a ter palco na imprensa. Pretendemos evidenciar que, as controvérsias que existem no presente e que tem vindo a emergir no centro dos debates nos media, principalmente em época de exames nacionais, esteve patente no Estado Novo, apesar do cariz ditatorial do mesmo. |
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Exames de Matemática: continuidade na mudançaExames de Matemática: continuidade na mudançaArtigosNeste artigo, inicialmente, fazemos uma breve referência à reforma de 1947, nomeadamente no que respeita a exames. A seguir, por considerarmos que a imprensa periódica constitui uma importante fonte para o estudo da história da educação, apresentamos alguma da opinião difundida na imprensa sobre os exames, em geral, e os da disciplina de Matemática do 3º ciclo do ensino liceal, em particular, no período entre 1947 e 1974. Por último, expomos uma reflexão comparativa sobre o período referido e a actualidade, no que refere a polémicas sobre os exames que continuam a ter palco na imprensa. Pretendemos evidenciar que, as controvérsias que existem no presente e que tem vindo a emergir no centro dos debates nos media, principalmente em época de exames nacionais, esteve patente no Estado Novo, apesar do cariz ditatorial do mesmo.This paper begins with a short reference to the 1947 reform, namely concerning the exams. Next, considering the relevance of the periodic press as a source for the educational history studies, we present the opinion spread in the press concerning the exams, particularly, of the 3rd cycle of the lyceum mathematics exams, in the period between 1947 and 1974. Lastly, based on recent press news, we present a comparative reflection between past and present on this issue. The aim is to support that the current press published controversies about the exams, also existed and were spread by the press in the past, even under a dictatorial government.APM - Associação de Professores de Matemática2010-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22854por2183-28380872-3915Almeida, Máriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.369350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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