Parcerias público-privadas no ecoturismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3159 |
Resumo: | O presente estudo incide na análise do impacto das parcerias público–privadas no sector do ecoturismo, numa perspectiva de co-marketing. Mais concretamente, analisar os motivos para a integração numa parceria, perceber quais os factores de sucesso e obstáculos no funcionamento destas parcerias e avaliar os resultados e/ou benefícios esperados. Para tentar dar resposta a estes objectivos de investigação, realizou-se um estudo de caso, ou seja, uma estratégia particular dentro da abordagem de investigação qualitativa. O caso seleccionado é uma parceria público-privada no sector do ecoturismo formada por quatro instituições: a Cascais Natura, Grupo Ecológico de Cascais, Santa Casa da Misericórdia de Cascais e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade. Como instrumentos de recolha de dados adoptou-se a entrevista e a análise documental e, como técnica de tratamento de dados, a análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos neste estudo, concluiu-se que os factores de motivação para a parceria púbico-privada seleccionada são o desenvolvimento de projectos com objectivos comuns, bem como o facto das instituições conseguirem, através deste tipo de parceria, aumentar a sua área de actuação. Ainda como factor motivante, identificou-se uma maior salvaguarda da natureza e melhor capacidade de gestão conjunta. De facto, a existência de projectos comuns, a partilha de conhecimentos, a redução de custos e rentabilidade de recursos são factores que motivam uma parceria público-privada no sector do ecoturismo. Quanto aos factores críticos de sucesso para esta parceria público-privada no ecoturismo, os resultados sugerem o aumento da capacidade de realização e dimensão do projecto como factor determinante. A divulgação e partilha dos grandes objectivos deste tipo de parcerias, para o público em geral (actividades de co-marketing) foram também outro factor identificado para o sucesso deste tipo de relação. O facto de todos os parceiros juntos construírem um empreendimento mais coerente e com possibilidade de sucesso no mundo global, bem como a partilha de estratégia de desenvolvimento turístico em equilíbrio com a salvaguarda da natureza são aspectos importantes para a estabilidade deste tipo de parceria. No que diz respeito aos obstáculos encontrados na parceria estudada, considerou-se existir uma má gestão e/ou sobreposição de entidades na gestão da mesma área de intervenção e a possibilidade de “corrupção”, prepotência, monopólios e má gestão. Uma das instituições envolvidas, por sua vez, realçou a falta de diálogo e a tentativa de alguma das partes se sobrepor à outra. A burocracia e a falta de formação em áreas de conhecimento específicas foram outro obstáculo identificado no presente estudo de caso. No que diz respeito aos resultados/benefícios esperados, concluiu-se que a recuperação de áreas degradadas, um turismo de natureza regrado, bem como o acesso a fundos comunitários, que só é possível através de uma parceria público–privada. Esta parceria permite uma maior projecção para o exterior, contudo, espera-se no futuro mais comunicação entre os parceiros. A parceria permite ainda promover e desenvolver actividades que sejam lucrativas e também uma participação activa na gestão sustentável da natureza. Por fim, a capacidade de financiamento e execução de projectos, a consolidação das relações entre instituições públicas e privadas e a partilha de conhecimento a nível técnico e científico foram resultados apontados pelas instituições estudadas. Com base nestes principais resultados, nesta investigação são ainda sugeridas algumas directrizes e orientações a ter em linha de conta na criação e manutenção de uma parceria público-privada no sector do Ecoturismo. |
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Como instrumentos de recolha de dados adoptou-se a entrevista e a análise documental e, como técnica de tratamento de dados, a análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos neste estudo, concluiu-se que os factores de motivação para a parceria púbico-privada seleccionada são o desenvolvimento de projectos com objectivos comuns, bem como o facto das instituições conseguirem, através deste tipo de parceria, aumentar a sua área de actuação. Ainda como factor motivante, identificou-se uma maior salvaguarda da natureza e melhor capacidade de gestão conjunta. De facto, a existência de projectos comuns, a partilha de conhecimentos, a redução de custos e rentabilidade de recursos são factores que motivam uma parceria público-privada no sector do ecoturismo. Quanto aos factores críticos de sucesso para esta parceria público-privada no ecoturismo, os resultados sugerem o aumento da capacidade de realização e dimensão do projecto como factor determinante. A divulgação e partilha dos grandes objectivos deste tipo de parcerias, para o público em geral (actividades de co-marketing) foram também outro factor identificado para o sucesso deste tipo de relação. O facto de todos os parceiros juntos construírem um empreendimento mais coerente e com possibilidade de sucesso no mundo global, bem como a partilha de estratégia de desenvolvimento turístico em equilíbrio com a salvaguarda da natureza são aspectos importantes para a estabilidade deste tipo de parceria. No que diz respeito aos obstáculos encontrados na parceria estudada, considerou-se existir uma má gestão e/ou sobreposição de entidades na gestão da mesma área de intervenção e a possibilidade de “corrupção”, prepotência, monopólios e má gestão. Uma das instituições envolvidas, por sua vez, realçou a falta de diálogo e a tentativa de alguma das partes se sobrepor à outra. A burocracia e a falta de formação em áreas de conhecimento específicas foram outro obstáculo identificado no presente estudo de caso. No que diz respeito aos resultados/benefícios esperados, concluiu-se que a recuperação de áreas degradadas, um turismo de natureza regrado, bem como o acesso a fundos comunitários, que só é possível através de uma parceria público–privada. Esta parceria permite uma maior projecção para o exterior, contudo, espera-se no futuro mais comunicação entre os parceiros. A parceria permite ainda promover e desenvolver actividades que sejam lucrativas e também uma participação activa na gestão sustentável da natureza. Por fim, a capacidade de financiamento e execução de projectos, a consolidação das relações entre instituições públicas e privadas e a partilha de conhecimento a nível técnico e científico foram resultados apontados pelas instituições estudadas. Com base nestes principais resultados, nesta investigação são ainda sugeridas algumas directrizes e orientações a ter em linha de conta na criação e manutenção de uma parceria público-privada no sector do Ecoturismo.This study concerns analysis of the impact of public-private partnerships in the sector of ecotourism, from a perspective of co-marketing. More specifically, to analyze the motives for joining a partnership, perceive the factors of success and obstacles in the operation of these partnerships and assess the results and/or expected benefits. To try to meet these investigation objectives, a case study was carried out, i.e., a particular strategy within the qualitative investigation approach. The selected case is a public-private partnership in the eco-tourism sector formed by four institutions: Cascais Natura, Cascais Ecological Group, Cascais Santa Casa da Misericórdia (a religious charitable organization) and the Institute for Nature Conservation and Bio-diversity. As data-collecting instruments, interviews and documentary analysis were used, and the data-treatment technique was content analysis. Based on the results obtained in this study, we conclude that motivating factors for the public-private partnership selected are the development of projects with common goals and the fact that through this type of partnership the institutions can increase its area of activity. Also as a motivating factor, we identified a greater protection of nature and greater capacity for joint management. In fact, the existence of common projects, knowledge-sharing, reduction of costs and making good use of resources are reasons to form public-private partnership in the eco-tourism sector. As for the critical factors of success for this public-private partnership in eco-tourism, the results obtained suggest the increased capacity of the undertaking and project size as the determining factor. Sharing and making the major objectives of this type of partnership more widely known among the general public (co-marketing activities) was another factor identified for the public-private partnership success. The fact that all partners together constructed a more coherent undertaking and one with possible success in world terms as well as the shared strategy of tourist development balanced with environmental protection are important aspects for stability in this type of partnership. Regarding the obstacles encountered in the partnership studied, we considerate that there are bad management and/or overlapping of bodies in managing the same area of intervention and the possibility of “corruption”, abuse of power, monopolies and bad management. One institution involved, in turn, emphasizes the lack of dialogue and the attempts by some elements to override the others. The bureaucracy and lack of training in specific areas of knowledge were also points out as the main obstacles. As for results/expected benefits, we concluded that the recuperation of spoiled areas, regulated tourism and access to community funds, which is only possible through a publicprivate partnership. This partnership allows greater external visibility, although in the future they hope for more communication among the partners. The partnership allows promotion and development of activities which are profitable and also active participation in sustainable management of the environment. Finally, the capacity to finance and carry out projects, consolidation of relationships between public and private institutions and the share of technical and scientific knowledge were results pointed out by the institutions studied. Based on these principal results, this investigation also suggests some guidelines to bear in mind when creating and maintaining a public-private partnership in the sector of eco-tourism.Franco, Mário José BaptistauBibliorumRodrigues, Maria de Fátima Quintela2015-03-24T11:55:48Z20102010-102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:39.653491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo incide na análise do impacto das parcerias público–privadas no sector do ecoturismo, numa perspectiva de co-marketing. Mais concretamente, analisar os motivos para a integração numa parceria, perceber quais os factores de sucesso e obstáculos no funcionamento destas parcerias e avaliar os resultados e/ou benefícios esperados. Para tentar dar resposta a estes objectivos de investigação, realizou-se um estudo de caso, ou seja, uma estratégia particular dentro da abordagem de investigação qualitativa. O caso seleccionado é uma parceria público-privada no sector do ecoturismo formada por quatro instituições: a Cascais Natura, Grupo Ecológico de Cascais, Santa Casa da Misericórdia de Cascais e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade. Como instrumentos de recolha de dados adoptou-se a entrevista e a análise documental e, como técnica de tratamento de dados, a análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos neste estudo, concluiu-se que os factores de motivação para a parceria púbico-privada seleccionada são o desenvolvimento de projectos com objectivos comuns, bem como o facto das instituições conseguirem, através deste tipo de parceria, aumentar a sua área de actuação. Ainda como factor motivante, identificou-se uma maior salvaguarda da natureza e melhor capacidade de gestão conjunta. De facto, a existência de projectos comuns, a partilha de conhecimentos, a redução de custos e rentabilidade de recursos são factores que motivam uma parceria público-privada no sector do ecoturismo. Quanto aos factores críticos de sucesso para esta parceria público-privada no ecoturismo, os resultados sugerem o aumento da capacidade de realização e dimensão do projecto como factor determinante. A divulgação e partilha dos grandes objectivos deste tipo de parcerias, para o público em geral (actividades de co-marketing) foram também outro factor identificado para o sucesso deste tipo de relação. O facto de todos os parceiros juntos construírem um empreendimento mais coerente e com possibilidade de sucesso no mundo global, bem como a partilha de estratégia de desenvolvimento turístico em equilíbrio com a salvaguarda da natureza são aspectos importantes para a estabilidade deste tipo de parceria. No que diz respeito aos obstáculos encontrados na parceria estudada, considerou-se existir uma má gestão e/ou sobreposição de entidades na gestão da mesma área de intervenção e a possibilidade de “corrupção”, prepotência, monopólios e má gestão. Uma das instituições envolvidas, por sua vez, realçou a falta de diálogo e a tentativa de alguma das partes se sobrepor à outra. A burocracia e a falta de formação em áreas de conhecimento específicas foram outro obstáculo identificado no presente estudo de caso. No que diz respeito aos resultados/benefícios esperados, concluiu-se que a recuperação de áreas degradadas, um turismo de natureza regrado, bem como o acesso a fundos comunitários, que só é possível através de uma parceria público–privada. Esta parceria permite uma maior projecção para o exterior, contudo, espera-se no futuro mais comunicação entre os parceiros. A parceria permite ainda promover e desenvolver actividades que sejam lucrativas e também uma participação activa na gestão sustentável da natureza. Por fim, a capacidade de financiamento e execução de projectos, a consolidação das relações entre instituições públicas e privadas e a partilha de conhecimento a nível técnico e científico foram resultados apontados pelas instituições estudadas. Com base nestes principais resultados, nesta investigação são ainda sugeridas algumas directrizes e orientações a ter em linha de conta na criação e manutenção de uma parceria público-privada no sector do Ecoturismo. |
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