A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandie
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira da Vinha, Ana, Machado, Marisa, Santos, Maria Emília, Herdeiro, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9784
Resumo: A preocupação com o risco de doença cardiovascular, como o tromboembolismo venoso, acidente vascular cerebral e enfarte do miocárdio nas mulheres que usam contraceptivos orais combinados tem gerado muita discussão. Vários aspectos têm sido assinalados nos estudos realizados, como factores de risco, nomeadamente, a elevada dose do etinilestradiol contida nas diversas formulações, as propriedades androgénicas dos diferentes tipos de progesterona das várias gerações desenvolvidas ao longo destes anos, a hipertensão arterial, o tabagismo, a hipercolesterolémia, as diabetes mellitus, a enxaqueca, a existência de antecedentes e a idade, principalmente após os 35 anos. No presente estudo foram inquiridas 257 mulheres residentes no distrito de Viseu com o objectivo de determinar a prevalência dos factores de risco associados à doença cardiovascular e a sua possível relação com o uso de contraceptivos orais. Os resultados obtidos revelaram que as mulheres utilizadoras de anticoncepcionais orais tomam preferencialmente contraceptivos da terceira e da quarta geração. As mulheres fumadoras predominam nas baixas faixas etárias mais baixas, as mulheres portadoras de patologias já citadas anteriormente, excepto a hipertensão e a obesidade são verificadas principalmente nas inquiridas dos 16 aos 35 anos. Estes resultados permitem associar a prevalência de doença cardiovascular como consequência das más concepções das mulheres em relação aos vários factores causais e do não conhecimento do melhor método de contracepção.
id RCAP_6b9d145ba431990cbd7cdd0b0be466be
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/9784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascularContraceptivos orais combinadosDoença cardiovascularFactor de riscoTromboembolismo venosoAcidente vascular cerebralA preocupação com o risco de doença cardiovascular, como o tromboembolismo venoso, acidente vascular cerebral e enfarte do miocárdio nas mulheres que usam contraceptivos orais combinados tem gerado muita discussão. Vários aspectos têm sido assinalados nos estudos realizados, como factores de risco, nomeadamente, a elevada dose do etinilestradiol contida nas diversas formulações, as propriedades androgénicas dos diferentes tipos de progesterona das várias gerações desenvolvidas ao longo destes anos, a hipertensão arterial, o tabagismo, a hipercolesterolémia, as diabetes mellitus, a enxaqueca, a existência de antecedentes e a idade, principalmente após os 35 anos. No presente estudo foram inquiridas 257 mulheres residentes no distrito de Viseu com o objectivo de determinar a prevalência dos factores de risco associados à doença cardiovascular e a sua possível relação com o uso de contraceptivos orais. Os resultados obtidos revelaram que as mulheres utilizadoras de anticoncepcionais orais tomam preferencialmente contraceptivos da terceira e da quarta geração. As mulheres fumadoras predominam nas baixas faixas etárias mais baixas, as mulheres portadoras de patologias já citadas anteriormente, excepto a hipertensão e a obesidade são verificadas principalmente nas inquiridas dos 16 aos 35 anos. Estes resultados permitem associar a prevalência de doença cardiovascular como consequência das más concepções das mulheres em relação aos vários factores causais e do não conhecimento do melhor método de contracepção.Instituto Politécnico da GuardaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFigueiredo, SandieFerreira da Vinha, AnaMachado, MarisaSantos, Maria EmíliaHerdeiro, Maria Teresa2021-04-26T08:57:18Z2010-11-01T00:00:00Z2010-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9784porFigueiredo, S., Vinha, A.F., Machado, M., Santos, E., Herdeiro, T. 2010. A Pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular. Egitania Sciencia, 7, 195-209. ISSN: 1646-8848.1646-8848info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:03Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:33.346616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
title A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
spellingShingle A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
Figueiredo, Sandie
Contraceptivos orais combinados
Doença cardiovascular
Factor de risco
Tromboembolismo venoso
Acidente vascular cerebral
title_short A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
title_full A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
title_fullStr A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
title_full_unstemmed A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
title_sort A pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular
author Figueiredo, Sandie
author_facet Figueiredo, Sandie
Ferreira da Vinha, Ana
Machado, Marisa
Santos, Maria Emília
Herdeiro, Maria Teresa
author_role author
author2 Ferreira da Vinha, Ana
Machado, Marisa
Santos, Maria Emília
Herdeiro, Maria Teresa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sandie
Ferreira da Vinha, Ana
Machado, Marisa
Santos, Maria Emília
Herdeiro, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Contraceptivos orais combinados
Doença cardiovascular
Factor de risco
Tromboembolismo venoso
Acidente vascular cerebral
topic Contraceptivos orais combinados
Doença cardiovascular
Factor de risco
Tromboembolismo venoso
Acidente vascular cerebral
description A preocupação com o risco de doença cardiovascular, como o tromboembolismo venoso, acidente vascular cerebral e enfarte do miocárdio nas mulheres que usam contraceptivos orais combinados tem gerado muita discussão. Vários aspectos têm sido assinalados nos estudos realizados, como factores de risco, nomeadamente, a elevada dose do etinilestradiol contida nas diversas formulações, as propriedades androgénicas dos diferentes tipos de progesterona das várias gerações desenvolvidas ao longo destes anos, a hipertensão arterial, o tabagismo, a hipercolesterolémia, as diabetes mellitus, a enxaqueca, a existência de antecedentes e a idade, principalmente após os 35 anos. No presente estudo foram inquiridas 257 mulheres residentes no distrito de Viseu com o objectivo de determinar a prevalência dos factores de risco associados à doença cardiovascular e a sua possível relação com o uso de contraceptivos orais. Os resultados obtidos revelaram que as mulheres utilizadoras de anticoncepcionais orais tomam preferencialmente contraceptivos da terceira e da quarta geração. As mulheres fumadoras predominam nas baixas faixas etárias mais baixas, as mulheres portadoras de patologias já citadas anteriormente, excepto a hipertensão e a obesidade são verificadas principalmente nas inquiridas dos 16 aos 35 anos. Estes resultados permitem associar a prevalência de doença cardiovascular como consequência das más concepções das mulheres em relação aos vários factores causais e do não conhecimento do melhor método de contracepção.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-01T00:00:00Z
2010-11-01T00:00:00Z
2021-04-26T08:57:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/9784
url http://hdl.handle.net/10284/9784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, S., Vinha, A.F., Machado, M., Santos, E., Herdeiro, T. 2010. A Pílula anticoncepcional e o risco de doença cardiovascular. Egitania Sciencia, 7, 195-209. ISSN: 1646-8848.
1646-8848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130331350040576