Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ricardo João Pissarra Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5709
Resumo: Capítulo 1. - Estágio Pedagógico O Relatório de Estágio apresenta-se como o local de relato e análise de todo o trabalho desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo 2013/2014, que correspondeu ao Estágio Pedagógico, inserindo-se no segundo ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O meu estágio desenrolou-se na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso, na qual tive como orientadora a professora Ana Paula Pereira. Relativamente à Universidade da Beira Interior, mais concretamente ao Departamento de Ciências do Desporto, o Professor Doutor Júlio Manuel Cardoso Martins, tem o cargo de orientador dos alunos estagiários. O estágio pedagógico tem como objetivo principal a certificação de habilitações para o estagiário apreender o uso de vários instrumentos, através da vivência de experiências práticas, que lhe permitam exercer qualquer função na vastíssima área onde se insere o Professor de Educação Física. Neste ano letivo, eu enquanto estagiário, exerci a função de professor de Educação Física de uma turma do 2º ciclo do ensino básico (5ºA) e a outras duas turmas do 3º ciclo do ensino básico (8ºA e 8ºB). Tive também o desporto escolar de Boccia, a equitação terapêutica como apoio aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e colaborei com os diretores de turma das turmas. Em todas estas vertentes eu e o meu colega de estágio João Velho organizámos as atividades da forma que nos pareceu mais conveniente e pertinente para as faixas etárias e caraterísticas das turmas. Terminado o ano letivo e consequentemente o estágio pedagógico, tenho uma noção mais clara das funções de professor, pois esta excelente experiência possibilitou-me adquirir competências que me motivaram ainda mais para a profissão de docente de Educação Física. Capítulo 2. – O Efeito da Hipoterapia em crianças com NEE Entende-se por Hipoterapia a atividade que utiliza o cavalo para fins terapêuticos, beneficiando da sua forma de movimentos tridimensionais, os quais são semelhantes aos dos humanos. O facto de o cavalo proporcionar um ambiente socializador e afetivo influencia a terapia praticada com os alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar a Autoeficácia e a Evolução Psicomotora em praticantes de Hipoterapia. A amostra foi constituída por 7 crianças e adolescentes com NEE, sendo 5 rapazes e 2 raparigas, com idades entre os 9 e os 15 anos. Os alunos encontram-se inseridos no Projeto “Construir a igualdade respeitando a diferença” e na Unidade de Ensino Especial, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Teixoso, na Covilhã. As sessões decorreram uma vez por semana. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Avaliação da Autoeficácia, Questionário aos Encarregados de Educação, Bateria Psicomotora (BPM) e Plano de Observação de Competências. Verificou-se que, de uma forma geral, os alunos se tornaram mais auto eficazes na realização das tarefas, tiveram uma melhoria na concretização das tarefas do dia-a-dia, tiveram progressos a nível psicomotor e adquiriram novas competências a nível social, melhorando também a postura corporal.
id RCAP_6b9dc01ee7fb32743ea7e8b0e49258d5
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos do TeixosoDesporto EscolarEducação FísicaEstágioNecessidades Educativas EspeciaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1. - Estágio Pedagógico O Relatório de Estágio apresenta-se como o local de relato e análise de todo o trabalho desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo 2013/2014, que correspondeu ao Estágio Pedagógico, inserindo-se no segundo ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O meu estágio desenrolou-se na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso, na qual tive como orientadora a professora Ana Paula Pereira. Relativamente à Universidade da Beira Interior, mais concretamente ao Departamento de Ciências do Desporto, o Professor Doutor Júlio Manuel Cardoso Martins, tem o cargo de orientador dos alunos estagiários. O estágio pedagógico tem como objetivo principal a certificação de habilitações para o estagiário apreender o uso de vários instrumentos, através da vivência de experiências práticas, que lhe permitam exercer qualquer função na vastíssima área onde se insere o Professor de Educação Física. Neste ano letivo, eu enquanto estagiário, exerci a função de professor de Educação Física de uma turma do 2º ciclo do ensino básico (5ºA) e a outras duas turmas do 3º ciclo do ensino básico (8ºA e 8ºB). Tive também o desporto escolar de Boccia, a equitação terapêutica como apoio aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e colaborei com os diretores de turma das turmas. Em todas estas vertentes eu e o meu colega de estágio João Velho organizámos as atividades da forma que nos pareceu mais conveniente e pertinente para as faixas etárias e caraterísticas das turmas. Terminado o ano letivo e consequentemente o estágio pedagógico, tenho uma noção mais clara das funções de professor, pois esta excelente experiência possibilitou-me adquirir competências que me motivaram ainda mais para a profissão de docente de Educação Física. Capítulo 2. – O Efeito da Hipoterapia em crianças com NEE Entende-se por Hipoterapia a atividade que utiliza o cavalo para fins terapêuticos, beneficiando da sua forma de movimentos tridimensionais, os quais são semelhantes aos dos humanos. O facto de o cavalo proporcionar um ambiente socializador e afetivo influencia a terapia praticada com os alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar a Autoeficácia e a Evolução Psicomotora em praticantes de Hipoterapia. A amostra foi constituída por 7 crianças e adolescentes com NEE, sendo 5 rapazes e 2 raparigas, com idades entre os 9 e os 15 anos. Os alunos encontram-se inseridos no Projeto “Construir a igualdade respeitando a diferença” e na Unidade de Ensino Especial, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Teixoso, na Covilhã. As sessões decorreram uma vez por semana. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Avaliação da Autoeficácia, Questionário aos Encarregados de Educação, Bateria Psicomotora (BPM) e Plano de Observação de Competências. Verificou-se que, de uma forma geral, os alunos se tornaram mais auto eficazes na realização das tarefas, tiveram uma melhoria na concretização das tarefas do dia-a-dia, tiveram progressos a nível psicomotor e adquiriram novas competências a nível social, melhorando também a postura corporal.Chapter 1 The Internship Report presents itself as the place for reporting and analysis of all the work done at schools throughout the school year 2013/2014, which corresponded to the Teacher Training, by inserting in the second year of the course, leading to Master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. My internship took place at the School of the 2nd and 3rd cycles of Teixoso, which had as a guiding teacher Ana Paula Pereira. Regarding the University of Beira Interior, specifically the Department of Sport Sciences, Professor Júlio Manuel Cardoso Martins, has the position of supervisor of student interns. The practicum aims certification of qualifications for the trainee to grasp the use of various instruments through the experience of practical experiences that enable it to perform any function in the vast area where you insert the Physical Education Teacher. This school year, I had an intern out the function of a PE teacher in a class of 2nd cycle of basic education (5ºA) and two other classes of the 3rd cycle of basic education (8ºA and 8ºB). I also had school sport Boccia, therapeutic riding as support for students with special educational needs (SEN) and collaborated with the directors of the divisions of class. In all these strands I and my internship colleague João Velho organized activities in the way that seemed the most convenient and appropriate for the age and characteristics of the classes. Finished the school year and consequently the teaching practice, I have a clearer idea of the functions of a teacher, for this great experience has enabled me to acquire skills that motivated me even more to the profession of teaching Physical Education. Chapter 2 It is understood by the activity Hippotherapy uses the horse for therapeutic purposes, benefiting from its three-dimensional form of movements, which are similar to those of humans. The fact that the horse provides a socializing and caring environment influences the therapy practiced with students. The present study aims to analyze the Psychomotor Development and Self-efficacy in practicing Hippotherapy. The sample consisted of 7 children and adolescents with SEN, with 5 boys and 2 girls, aged between 9 and 15 years. Students are entered into the Project "Building equality respecting difference" and the Special Education Unit, the Primary School 2 . º and 3 . º Cycles Teixoso in Covilhã. The sessions took place once a week. The instruments used were: Assessment Questionnaire Self-Efficacy, Questionnaire for Carers, Psychomotor Battery (BPM) and Observation Skills Plan. We found that, in general, the students became more self-efficient in performing the tasks, had an improvement in implementing the day-to-day tasks, had progress in developmental level and acquired new skills socially, also improves body posture.Martins, Júlio Manuel CardosoPereira, Ana Paula CarvalhouBibliorumAntunes, Ricardo João Pissarra Dias2018-08-24T16:16:23Z2014-6-202014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5709TID:201636794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:34.980566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Antunes, Ricardo João Pissarra Dias
Desporto Escolar
Educação Física
Estágio
Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Antunes, Ricardo João Pissarra Dias
author_facet Antunes, Ricardo João Pissarra Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
Pereira, Ana Paula Carvalho
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ricardo João Pissarra Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto Escolar
Educação Física
Estágio
Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Desporto Escolar
Educação Física
Estágio
Necessidades Educativas Especiais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Capítulo 1. - Estágio Pedagógico O Relatório de Estágio apresenta-se como o local de relato e análise de todo o trabalho desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo 2013/2014, que correspondeu ao Estágio Pedagógico, inserindo-se no segundo ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O meu estágio desenrolou-se na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso, na qual tive como orientadora a professora Ana Paula Pereira. Relativamente à Universidade da Beira Interior, mais concretamente ao Departamento de Ciências do Desporto, o Professor Doutor Júlio Manuel Cardoso Martins, tem o cargo de orientador dos alunos estagiários. O estágio pedagógico tem como objetivo principal a certificação de habilitações para o estagiário apreender o uso de vários instrumentos, através da vivência de experiências práticas, que lhe permitam exercer qualquer função na vastíssima área onde se insere o Professor de Educação Física. Neste ano letivo, eu enquanto estagiário, exerci a função de professor de Educação Física de uma turma do 2º ciclo do ensino básico (5ºA) e a outras duas turmas do 3º ciclo do ensino básico (8ºA e 8ºB). Tive também o desporto escolar de Boccia, a equitação terapêutica como apoio aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e colaborei com os diretores de turma das turmas. Em todas estas vertentes eu e o meu colega de estágio João Velho organizámos as atividades da forma que nos pareceu mais conveniente e pertinente para as faixas etárias e caraterísticas das turmas. Terminado o ano letivo e consequentemente o estágio pedagógico, tenho uma noção mais clara das funções de professor, pois esta excelente experiência possibilitou-me adquirir competências que me motivaram ainda mais para a profissão de docente de Educação Física. Capítulo 2. – O Efeito da Hipoterapia em crianças com NEE Entende-se por Hipoterapia a atividade que utiliza o cavalo para fins terapêuticos, beneficiando da sua forma de movimentos tridimensionais, os quais são semelhantes aos dos humanos. O facto de o cavalo proporcionar um ambiente socializador e afetivo influencia a terapia praticada com os alunos. O presente estudo tem como objetivo analisar a Autoeficácia e a Evolução Psicomotora em praticantes de Hipoterapia. A amostra foi constituída por 7 crianças e adolescentes com NEE, sendo 5 rapazes e 2 raparigas, com idades entre os 9 e os 15 anos. Os alunos encontram-se inseridos no Projeto “Construir a igualdade respeitando a diferença” e na Unidade de Ensino Especial, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Teixoso, na Covilhã. As sessões decorreram uma vez por semana. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Avaliação da Autoeficácia, Questionário aos Encarregados de Educação, Bateria Psicomotora (BPM) e Plano de Observação de Competências. Verificou-se que, de uma forma geral, os alunos se tornaram mais auto eficazes na realização das tarefas, tiveram uma melhoria na concretização das tarefas do dia-a-dia, tiveram progressos a nível psicomotor e adquiriram novas competências a nível social, melhorando também a postura corporal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-20
2014-07-15
2014-07-15T00:00:00Z
2018-08-24T16:16:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5709
TID:201636794
url http://hdl.handle.net/10400.6/5709
identifier_str_mv TID:201636794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136361980100608