FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52343 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de formação de professores com foco na literacia digital. A Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital – FIPELD, foi elaborada a partir das reflexões e constatações da pesquisa de doutoramento na Universidade do Minho intitulada Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. O estudo teve como objetivo investigar os impactos dos cursos de formação a distância de professores sobre as suas habilidades e competências para o uso das tecnologias digitais no seu cotidiano e práticas pedagógicas. |
id |
RCAP_6ba90df8be1453862f159cac4c264c6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52343 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digitalFIPELD- Integrated, Permanent and Evolutionary Training for Digital Literacy: a proposal for teacher training focused on digital literacyFormação de professorLiteracia digitalFIPELDTeacher trainingDigital literacyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta uma proposta de formação de professores com foco na literacia digital. A Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital – FIPELD, foi elaborada a partir das reflexões e constatações da pesquisa de doutoramento na Universidade do Minho intitulada Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. O estudo teve como objetivo investigar os impactos dos cursos de formação a distância de professores sobre as suas habilidades e competências para o uso das tecnologias digitais no seu cotidiano e práticas pedagógicas.This article presents a proposal for teacher training focused on digital literacy. The Integrated, Permanent and Evolutionary Training for Digital Literacy - FIPELD, was elaborated from the reflections and findings of the doctoral research at the University of Minho entitled Teacher Training, Digital Literacy and Sociodigital Inclusion: A case study in progress at a distance from the University Federal do Tocantins. The objective of this study was to investigate the impact of distance learning courses on teachers' abilities and competences for the use of digital technologies in their everyday life and pedagogical practices.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSilva, Bento DuarteAlves, Elaine Jesus2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52343porSilva, Bento & Alves, Elaine (2017). FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 6, pp. 187-1912386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2446https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:42.677723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital FIPELD- Integrated, Permanent and Evolutionary Training for Digital Literacy: a proposal for teacher training focused on digital literacy |
title |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital |
spellingShingle |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital Silva, Bento Duarte Formação de professor Literacia digital FIPELD Teacher training Digital literacy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital |
title_full |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital |
title_fullStr |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital |
title_full_unstemmed |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital |
title_sort |
FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital |
author |
Silva, Bento Duarte |
author_facet |
Silva, Bento Duarte Alves, Elaine Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Elaine Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte Alves, Elaine Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professor Literacia digital FIPELD Teacher training Digital literacy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação de professor Literacia digital FIPELD Teacher training Digital literacy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de formação de professores com foco na literacia digital. A Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital – FIPELD, foi elaborada a partir das reflexões e constatações da pesquisa de doutoramento na Universidade do Minho intitulada Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. O estudo teve como objetivo investigar os impactos dos cursos de formação a distância de professores sobre as suas habilidades e competências para o uso das tecnologias digitais no seu cotidiano e práticas pedagógicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52343 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Bento & Alves, Elaine (2017). FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 6, pp. 187-191 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2446 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132563382468608 |