Influência da comunicação visual de marcas no ponto de venda nas perceções e comportamento do comprador : estudo empírico em farmácias
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/24460 |
Resumo: | Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM |
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Influência da comunicação visual de marcas no ponto de venda nas perceções e comportamento do comprador : estudo empírico em farmáciasComunicação Visual no PDVMarketing do CompradorPerceções do CompradorDecisão de CompraMarcaExperiência de CompraDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRMA presente tese tem como objetivo principal perceber em que medida a comunicação visual de marcas no PDV influencia as perceções e comportamento do comprador. Neste sentido, realizou-se um estudo empírico em farmácias de modo a dar resposta ao problema formulado. Este estudo consiste na replicação de um estudo anteriormente realizado por Silveira (2015). A metodologia aplicada no desenvolvimento da presente investigação segue maioritariamente os procedimentos e pressupostos do estudo realizado por Silveira (2015), com algumas modificações no sentido de adaptação ao contexto de uma farmácia. O estudo desenvolvido por Gavilan et al. (2014) serve também de base para a presente investigação no que se refere à inclusão da experiência de compra funcional e hedónica e a sua influência no comportamento do comprador. Assim, foi utilizada uma metodologia de cariz quantitativo, através de inquirições a compradores em contexto real de compra. Pretende-se assim perceber se o modelo proposto e testado por Silveira (2015) para o setor das lojas de conveniência é adequado ao contexto do setor farmacêutico em Portugal. Com este estudo conclui-se que, na generalidade, a comunicação visual de marcas no PDV tem efeitos sobre os compradores, pelo que é essencial que os destaques visuais sejam detetados pelos compradores. A experiência que o comprador tem em loja é também um fator que pode influenciar a sua frequência de visitas à farmácia, pelo que se deve apostar em melhorar esta experiência para que o comprador se sinta bem e retorne à loja. Em suma, pode dizer-se que os resultados do presente estudo assemelham-se aos do estudo de Silveira (2015), não em todas as dimensões, mas na sua maioria, tendo ainda produzido insights acerca da experiência do comprador na loja e a sua relação com a frequência de visitas à farmácia.Marreiros, Cristina Isabel Galamba de Oliveira de CostaSilveira, Paulo Duarte Valente Almeida daRUNBico, Rafaela Maria Sousa Oliveira Tiago2017-10-23T18:17:20Z2017-10-112017-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/24460TID:201738805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:12:41Zoai:run.unl.pt:10362/24460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:03.738533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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