O papel do sentimento de nojo na experiência de auto-objetificação feminina e impacto no bem-estar subjetivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39696 |
Resumo: | A objetificação e consequente auto-objetificação, são fenómenos promovidos culturalmente que geram um impacto negativo significativo na experiência de vida das mulheres. Recentemente, o sentimento de nojo perante caraterísticas específicas do corpo feminino tem sido explorado como promotor de perceções e sentimentos negativos associados ao próprio, considerando-se que este é estimulado pelo fenómeno de objetificação. Como tal, o presente estudo pretendeu analisar o papel do sentimento de nojo perante diferentes aspetos do corpo feminino (pêlos, menstruação, gordura), na relação entre a auto-objetificação e o bem-estar subjetivo de 356 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos (M = 27,95, DP = 10,63). As participantes responderem a questionários que avaliavam o grau de autoobjetificação, o sentimento de nojo perante cada uma das caraterísticas estudadas e o bemestar subjetivo. Respondendo por fim a uma questão aberta relativa aos aspetos positivos da experiência feminina. Os resultados mostraram uma correlação negativa entre a autoobjetificação e o bem-estar subjetivo, tendo-se verificado o papel mediador do sentimento de nojo nesta relação. Sendo que, as respostas à questão aberta corroboraram com a perspetiva de que existe um elevado grau de objetificação do corpo feminino na nossa sociedade. Como tal, salienta-se a importância de se continuar a explorar os impactos negativos associados ao fenómeno da objetificação para a população feminina, de modo a ser possível o desenvolvimento de medidas de prevenção dos mesmos. |
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O papel do sentimento de nojo na experiência de auto-objetificação feminina e impacto no bem-estar subjetivoObjetificaçãoAuto-objetificaçãoAuto-monitorizaçãoVergonha corporalSentimento de nojo (pêlos, menstruação e gordura)Bem-estar subjetivoObjectificationSelf-objectificationSelf-monitoringBody shameFeeling of disgust (body hair, menstruation and fat)Subjective well-beingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA objetificação e consequente auto-objetificação, são fenómenos promovidos culturalmente que geram um impacto negativo significativo na experiência de vida das mulheres. Recentemente, o sentimento de nojo perante caraterísticas específicas do corpo feminino tem sido explorado como promotor de perceções e sentimentos negativos associados ao próprio, considerando-se que este é estimulado pelo fenómeno de objetificação. Como tal, o presente estudo pretendeu analisar o papel do sentimento de nojo perante diferentes aspetos do corpo feminino (pêlos, menstruação, gordura), na relação entre a auto-objetificação e o bem-estar subjetivo de 356 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos (M = 27,95, DP = 10,63). As participantes responderem a questionários que avaliavam o grau de autoobjetificação, o sentimento de nojo perante cada uma das caraterísticas estudadas e o bemestar subjetivo. Respondendo por fim a uma questão aberta relativa aos aspetos positivos da experiência feminina. Os resultados mostraram uma correlação negativa entre a autoobjetificação e o bem-estar subjetivo, tendo-se verificado o papel mediador do sentimento de nojo nesta relação. Sendo que, as respostas à questão aberta corroboraram com a perspetiva de que existe um elevado grau de objetificação do corpo feminino na nossa sociedade. Como tal, salienta-se a importância de se continuar a explorar os impactos negativos associados ao fenómeno da objetificação para a população feminina, de modo a ser possível o desenvolvimento de medidas de prevenção dos mesmos.Objectification and consequent self-objectification are culturally promoted phenomena that generate a significant negative impact on women's life experience. Recently, the feeling of disgust towards specific characteristics of the female body has been explored as a promoter of negative perceptions and feelings associated with the self, considering that it is stimulated by the phenomenon of objectification. As such, this study aimed to analyze the role of disgust with different aspects of the female body (body hair, menstruation, fat) in the relationship between self-objectification and subjective well-being of 356 women, aged between 18 and 75 years (M = 27.95, SD = 10.63). The participants answered questionnaires that assessed the degree of self-objectification, feelings of disgust towards each of the characteristics studied, and subjective well-being. Finally, they answered an open-ended question regarding the positive aspects of the female experience. The results showed a negative correlation between self-objectification and subjective well-being, having verified the mediating role of the feeling of disgust in this relationship. The answers to the open-ended question supported the view that there is a high degree of objectification of the female body in our society. As such, it is important to continue to explore the negative impacts associated with the phenomenon of objectification for the female population, so that it is possible to develop measures to prevent them.Francisco, Rita Mafalda CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCorreia, Inês Dray2022-12-30T10:36:44Z2022-11-242022-092022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39696TID:203130677porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:29.566109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A objetificação e consequente auto-objetificação, são fenómenos promovidos culturalmente que geram um impacto negativo significativo na experiência de vida das mulheres. Recentemente, o sentimento de nojo perante caraterísticas específicas do corpo feminino tem sido explorado como promotor de perceções e sentimentos negativos associados ao próprio, considerando-se que este é estimulado pelo fenómeno de objetificação. Como tal, o presente estudo pretendeu analisar o papel do sentimento de nojo perante diferentes aspetos do corpo feminino (pêlos, menstruação, gordura), na relação entre a auto-objetificação e o bem-estar subjetivo de 356 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos (M = 27,95, DP = 10,63). As participantes responderem a questionários que avaliavam o grau de autoobjetificação, o sentimento de nojo perante cada uma das caraterísticas estudadas e o bemestar subjetivo. Respondendo por fim a uma questão aberta relativa aos aspetos positivos da experiência feminina. Os resultados mostraram uma correlação negativa entre a autoobjetificação e o bem-estar subjetivo, tendo-se verificado o papel mediador do sentimento de nojo nesta relação. Sendo que, as respostas à questão aberta corroboraram com a perspetiva de que existe um elevado grau de objetificação do corpo feminino na nossa sociedade. Como tal, salienta-se a importância de se continuar a explorar os impactos negativos associados ao fenómeno da objetificação para a população feminina, de modo a ser possível o desenvolvimento de medidas de prevenção dos mesmos. |
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