O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giroto, António Jorge Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23305
Resumo: Este relatório é resultado da prática de ensino supervisionada referente à unidade letiva “Ecologia e Valores”. Procuramos refletir sobre a temática da ecologia, buscando as suas raízes e principais desenvolvimentos, bem como a sua inserção no ensino e pronunciamentos da Igreja católica e os dados preocupantes que fazem desta questão um imperativo moral. À luz da Laudato Si’, refletimos sobre o diálogo e a conversão como caminho de uma ecologia integral, baseada numa “cultura do cuidado” para com toda a criação, valorizando a natureza e todos os seres vivos que a constituem e sobrevalorizando o homem, centro e cume da atividade criadora de Deus. Está incluída também uma análise crítica da prática letiva bem como os documentos didáticos/curriculares que estiveram na sua génese.
id RCAP_6bc94d81dea9910ea61c92bdc283bc66
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”EcologiaQuestões ambientaisDignidade humanaDiálogoConversãoEcologia integralCurrículoDidáticaEcologyEnvironmental issuesHuman dignityDialogueConversionIntegral ecologyCurriculumDidacticsDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEste relatório é resultado da prática de ensino supervisionada referente à unidade letiva “Ecologia e Valores”. Procuramos refletir sobre a temática da ecologia, buscando as suas raízes e principais desenvolvimentos, bem como a sua inserção no ensino e pronunciamentos da Igreja católica e os dados preocupantes que fazem desta questão um imperativo moral. À luz da Laudato Si’, refletimos sobre o diálogo e a conversão como caminho de uma ecologia integral, baseada numa “cultura do cuidado” para com toda a criação, valorizando a natureza e todos os seres vivos que a constituem e sobrevalorizando o homem, centro e cume da atividade criadora de Deus. Está incluída também uma análise crítica da prática letiva bem como os documentos didáticos/curriculares que estiveram na sua génese.This report is the result of the supervised teaching practice regarding the “Ecology and Values” school unit. We have tried to reflect on the issue of Ecology, searching for its roots and chief developments, the educational framing and the Roman Catholic Church teachings, as well as for the worrying data which make this issue a moral imperative. In the light of the Laudato Si’, we have reflected on the dialogue and conversion understood as a path to an integral ecology, based on a “culture of care” towards the whole Creation, which values nature and all the living beings, and overvalues the human being as the axis and apex of all God’s creative activity. It is also included a critical analysis of the teaching practice as well as the didactical/curricular documents that were derived.Angélico, José Pedro LopesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGiroto, António Jorge Gomes2017-11-08T11:53:11Z2017-09-2920172017-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23305TID:202253236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:13.687834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
title O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
spellingShingle O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
Giroto, António Jorge Gomes
Ecologia
Questões ambientais
Dignidade humana
Diálogo
Conversão
Ecologia integral
Currículo
Didática
Ecology
Environmental issues
Human dignity
Dialogue
Conversion
Integral ecology
Curriculum
Didactics
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
title_full O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
title_fullStr O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
title_full_unstemmed O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
title_sort O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”
author Giroto, António Jorge Gomes
author_facet Giroto, António Jorge Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angélico, José Pedro Lopes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Giroto, António Jorge Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia
Questões ambientais
Dignidade humana
Diálogo
Conversão
Ecologia integral
Currículo
Didática
Ecology
Environmental issues
Human dignity
Dialogue
Conversion
Integral ecology
Curriculum
Didactics
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Ecologia
Questões ambientais
Dignidade humana
Diálogo
Conversão
Ecologia integral
Currículo
Didática
Ecology
Environmental issues
Human dignity
Dialogue
Conversion
Integral ecology
Curriculum
Didactics
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Este relatório é resultado da prática de ensino supervisionada referente à unidade letiva “Ecologia e Valores”. Procuramos refletir sobre a temática da ecologia, buscando as suas raízes e principais desenvolvimentos, bem como a sua inserção no ensino e pronunciamentos da Igreja católica e os dados preocupantes que fazem desta questão um imperativo moral. À luz da Laudato Si’, refletimos sobre o diálogo e a conversão como caminho de uma ecologia integral, baseada numa “cultura do cuidado” para com toda a criação, valorizando a natureza e todos os seres vivos que a constituem e sobrevalorizando o homem, centro e cume da atividade criadora de Deus. Está incluída também uma análise crítica da prática letiva bem como os documentos didáticos/curriculares que estiveram na sua génese.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08T11:53:11Z
2017-09-29
2017
2017-09-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23305
TID:202253236
url http://hdl.handle.net/10400.14/23305
identifier_str_mv TID:202253236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131886498349056