Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cinara de Windsor de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3850
Resumo: O presente estudo aborda a questão da governabilidade do presidencialismo de coalizão e apresenta, inicialmente, a questão a representação política e a democracia. Em um segundo momento, a formação o presidencialismo de coalizão com a separação de poderes que é determinante para a relação entre os poderes judiciário, executivo e legislativo. A seguir, pontuam-se os sistemas de governo parlamentar, presidencialista, o presidencialismo de coalizão com sua definição e o sistema simipresidencialista. Para a existência da governabilidade, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef e Michel Temer, foram analisados alguns poderes do presidente a serviço da coalizão: o poder de agenda, a medida provisória e o poder do veto. E, por fim, os conceitos de governabilidade e governança como medida de eficiência das coalizões, análise estatística das taxas de sucesso, dominância e preponderância de estudos realizados nos quatro governos citados traçando eficiência, ineficiência e equilíbrio das coalizões com respectiva conclusão quanto à governabilidade do presidencialismo de coalizão.
id RCAP_6be030acf36a6fa77d22cf9c5d8b0616
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileirosRepresentaçãoCrisePresidencialismoCoalizãoGovernabilidadeO presente estudo aborda a questão da governabilidade do presidencialismo de coalizão e apresenta, inicialmente, a questão a representação política e a democracia. Em um segundo momento, a formação o presidencialismo de coalizão com a separação de poderes que é determinante para a relação entre os poderes judiciário, executivo e legislativo. A seguir, pontuam-se os sistemas de governo parlamentar, presidencialista, o presidencialismo de coalizão com sua definição e o sistema simipresidencialista. Para a existência da governabilidade, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef e Michel Temer, foram analisados alguns poderes do presidente a serviço da coalizão: o poder de agenda, a medida provisória e o poder do veto. E, por fim, os conceitos de governabilidade e governança como medida de eficiência das coalizões, análise estatística das taxas de sucesso, dominância e preponderância de estudos realizados nos quatro governos citados traçando eficiência, ineficiência e equilíbrio das coalizões com respectiva conclusão quanto à governabilidade do presidencialismo de coalizão.This study addresses the issue of governability in coalition presidentialism and initially presents the issue of political representation and democracy. In a second moment, the formation of a coalition presidentialism with the separation of powers that is decisive for the relationship between the judiciary, executive and legislative powers. Next, the parliamentary and presidential systems of government, the coalition presidentialism with its definition and the simi-presidential system are punctuated. For the existence of governability, during the governments of Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef and Michel Temer, some powers of the president at the service of the coalition were analyzed: the power of agenda, the provisional measure and the power of the veto . And, finally, the concepts of governability and governance as a measure of the efficiency of coalitions, statistical analysis of the success rates, dominance and preponderance of studies carried out in the four mentioned governments, tracing the efficiency, inefficiency and balance of coalitions with their respective conclusion regarding the governability of the coalition presidentialism.2021-12-13T09:32:16Z2021-12-03T00:00:00Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3850TID:202926877porOliveira, Cinara de Windsor deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
title Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
spellingShingle Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
Oliveira, Cinara de Windsor de
Representação
Crise
Presidencialismo
Coalizão
Governabilidade
title_short Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
title_full Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
title_fullStr Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
title_full_unstemmed Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
title_sort Presidencialismo de coalizão: Crise nos partidos políticos brasileiros
author Oliveira, Cinara de Windsor de
author_facet Oliveira, Cinara de Windsor de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cinara de Windsor de
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
Crise
Presidencialismo
Coalizão
Governabilidade
topic Representação
Crise
Presidencialismo
Coalizão
Governabilidade
description O presente estudo aborda a questão da governabilidade do presidencialismo de coalizão e apresenta, inicialmente, a questão a representação política e a democracia. Em um segundo momento, a formação o presidencialismo de coalizão com a separação de poderes que é determinante para a relação entre os poderes judiciário, executivo e legislativo. A seguir, pontuam-se os sistemas de governo parlamentar, presidencialista, o presidencialismo de coalizão com sua definição e o sistema simipresidencialista. Para a existência da governabilidade, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef e Michel Temer, foram analisados alguns poderes do presidente a serviço da coalizão: o poder de agenda, a medida provisória e o poder do veto. E, por fim, os conceitos de governabilidade e governança como medida de eficiência das coalizões, análise estatística das taxas de sucesso, dominância e preponderância de estudos realizados nos quatro governos citados traçando eficiência, ineficiência e equilíbrio das coalizões com respectiva conclusão quanto à governabilidade do presidencialismo de coalizão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T09:32:16Z
2021-12-03T00:00:00Z
2021-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3850
TID:202926877
url http://hdl.handle.net/11328/3850
identifier_str_mv TID:202926877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302556614066176