Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, João Pedro Ramalho Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23136
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_6be5afc5e4ef670228ece2ed2d5aaed8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium ServicesFreemiumMotivationsUses and Gratifications TheoryMusicStreamingMestrado Bolonha em MarketingCom o recente avanço tecnológico, é possível ouvir música de novas maneiras. Isto resultou no aumento do valor de mercado da música e no surgimento de diversos serviços de streaming on-demand com o modelo de negócio freemium. Estes serviços têm sucesso, especialmente, quando os seus utilizadores convertem a sua subscrição de free para premium. O presente trabalho propõe-se a estudar quais as motivações que levam os consumidores a adotar uma plataforma de streaming de música, e quais as motivações e características de utilizador que levam à conversão para o serviço premium. Alguns estudos dedicaram-se a explicar o porquê desta conversão, mas pouco foi pesquisado no que toca às motivações dos consumidores para distinguir entre diferentes plataformas. Para aprofundar estas questões, este estudo analisa um conjunto de motivações e caraterísticas de utilizador como variáveis explicativas em conjunto, de forma original, não encontrada na literatura. Deste modo, os dados foram obtidos através de um inquérito online, com uma amostra de 231 utilizadores portugueses de plataformas de streaming. Os resultados principais apontam que a satisfação, valor percebido e ubiquidade são motivações estatisticamente significativas que influenciam positivamente a escolha de diferentes plataformas. Para além disto, as mesmas motivações, bem como a idade e ocupação (características de utilizador) mostraram-se impactantes no que diz respeito à conversão, sendo relevante do ponto de vista teórico e do ponto de vista prático. No entanto, os resultados destacam a influência negativa da satisfação e idade nesta compra. Isto significa que um utilizador altamente satisfeito não se converte e de modo semelhante, quanto mais velho for o utilizador, menos provável é que a compra ocorra. Não há evidência estatística que as motivações de descoberta, exclusividade, social e personalização e as restantes características de utilizador influenciem a conversão de utilizadores free em utilizadores premium.With the recent technological advancement, music is being experienced in new ways. This resulted in the rising value of the music market and the surge of diverse on-demand streaming services with the freemium business model. These services thrive especially when its users convert their subscription from free to premium. The current dissertation aims to study what motivations drive consumers to adopt different music streaming platforms and what motivations and user characteristics leads them to convert to the premium service. Several studies endeavoured on explaining this phenomenon, but little research was dedicated on what are the motivations for consumers to distinguish between different platforms. To enhance comprehension in this matter, this study analysis a group of motivations and user characteristics as explanatory variables together as a set, in a original way, not found on the literature. Thus, data was obtained via an online questionnaire, with a sample of 231 Portuguese users of streaming platforms. The main results suggest that satisfaction, perceived value and ubiquity are statistically significant motivations that positively influence choosing a different platform. Regarding subscribing to the premium service, the same motivations, as well as age and occupation (user characteristics) present influential results, which poses relevancy from a theorical point of view and managerial point of view. However, the findings highlight satisfaction and age as negative influences for this purchase. This means that highly satisfied free users don’t convert and similarly, the older the consumer, the less likely the conversion happens. No statistical evidence was found in discovery, exclusivity, social and personalization motivations alongside the remaining user characteristics for the conversion of free users into premium users.Instituto Superior de Economia e GestãoRodrigues, RicardoRepositório da Universidade de LisboaPacheco, João Pedro Ramalho Martins2022-01-18T19:28:27Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23136engPacheco João Pedro Ramalho Martins (2021). “Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:25.828676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
title Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
spellingShingle Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
Pacheco, João Pedro Ramalho Martins
Freemium
Motivations
Uses and Gratifications Theory
Music
Streaming
title_short Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
title_full Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
title_fullStr Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
title_full_unstemmed Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
title_sort Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services
author Pacheco, João Pedro Ramalho Martins
author_facet Pacheco, João Pedro Ramalho Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ricardo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, João Pedro Ramalho Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Freemium
Motivations
Uses and Gratifications Theory
Music
Streaming
topic Freemium
Motivations
Uses and Gratifications Theory
Music
Streaming
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-01-18T19:28:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23136
url http://hdl.handle.net/10400.5/23136
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Pacheco João Pedro Ramalho Martins (2021). “Motivations in the adoption and conversion of Music Freemium Services”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131168069648384