Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, José Manuel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira, Carlos Cardoso
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62029
Resumo: Os turismos de nicho têm emergido como contraponto ou alternativa ao turismo massificado e estandardizado que, nas últimas décadas, povoou as costas balneares, as cidades e as montanhas nevadas de muitos países, da Europa ao continente americano ou ao extremo oriente, criando novos esteios e factores de competitividade às economias locais, mas também, simultânea e aceleradamente, transformando e adulterando paisagens, congestionando e insustentabilizando lugares de destino, aculturando e alterando modos de vida de populações receptoras.Contrariamente, aos turismos de nicho – cuja designação corresponde à adaptação de um conceito vulgarizado no seio da Ecologia – está associada uma lógica de sustentabilidade territorial, de motivações e escolhas turísticas alternativas, mais intimistas e genuínas, mas também a novos modismos. Os turismos de nicho agregam uma miríade de produtos turísticos onde a escala limitada da sua procura tende a ser um dos principais critérios – ainda que sub-jectivo – de identificação. Em muitos contextos sócio-territoriais, configuram uma nova oportunidade de inovação e de alavancagem do processo de desenvolvimento, não apenas turístico, mas também territorial. Aos drivers da procura e da oferta na crescente afirmação dos turismos de nicho, junta-se o contributo do território, através da mercantilização de recursos específicos. Não constituindo um tema verdadeiramente inovador, no sentido em que existe já assinalável produção científica, ainda que dispersa, sobre turismos ditos de nicho, alternativos, de interesse específico, excêntricos (não só no sentido mais directo da palavra mas também, e sobretudo, face ao mainstream do merca-do e da política de turismo em muitos países/regiões), a ambição de reflectir de forma integrada/panorâmica sobre esta temática representava um desafio que poucos tentaram a nível internacional e para o qual não existia precedente em Portugal. A edição deste livro – intitulado Turismos de Nicho: motivações, produtos, territó-rios – consubstancia e materializa, não ‘a’ resposta mas ‘uma’ resposta a esse desafio, pois é nosso entendimento que este, como todo o trabalho científico, será sempre um acto de incessante aperfeiçoamento, de inquietude permanente, gerador por isso de novos e acrescidos desafios, que assim completam e reno-vam o ciclo virtuoso da produção de conhecimento.
id RCAP_6bebfa890e86718c81d70a28edd84c9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismos de nicho: motivações, produtos, territóriosTurismo de nichoTurismo massificadoTeritórioEcologiaSustentabilidade territorial,Os turismos de nicho têm emergido como contraponto ou alternativa ao turismo massificado e estandardizado que, nas últimas décadas, povoou as costas balneares, as cidades e as montanhas nevadas de muitos países, da Europa ao continente americano ou ao extremo oriente, criando novos esteios e factores de competitividade às economias locais, mas também, simultânea e aceleradamente, transformando e adulterando paisagens, congestionando e insustentabilizando lugares de destino, aculturando e alterando modos de vida de populações receptoras.Contrariamente, aos turismos de nicho – cuja designação corresponde à adaptação de um conceito vulgarizado no seio da Ecologia – está associada uma lógica de sustentabilidade territorial, de motivações e escolhas turísticas alternativas, mais intimistas e genuínas, mas também a novos modismos. Os turismos de nicho agregam uma miríade de produtos turísticos onde a escala limitada da sua procura tende a ser um dos principais critérios – ainda que sub-jectivo – de identificação. Em muitos contextos sócio-territoriais, configuram uma nova oportunidade de inovação e de alavancagem do processo de desenvolvimento, não apenas turístico, mas também territorial. Aos drivers da procura e da oferta na crescente afirmação dos turismos de nicho, junta-se o contributo do território, através da mercantilização de recursos específicos. Não constituindo um tema verdadeiramente inovador, no sentido em que existe já assinalável produção científica, ainda que dispersa, sobre turismos ditos de nicho, alternativos, de interesse específico, excêntricos (não só no sentido mais directo da palavra mas também, e sobretudo, face ao mainstream do merca-do e da política de turismo em muitos países/regiões), a ambição de reflectir de forma integrada/panorâmica sobre esta temática representava um desafio que poucos tentaram a nível internacional e para o qual não existia precedente em Portugal. A edição deste livro – intitulado Turismos de Nicho: motivações, produtos, territó-rios – consubstancia e materializa, não ‘a’ resposta mas ‘uma’ resposta a esse desafio, pois é nosso entendimento que este, como todo o trabalho científico, será sempre um acto de incessante aperfeiçoamento, de inquietude permanente, gerador por isso de novos e acrescidos desafios, que assim completam e reno-vam o ciclo virtuoso da produção de conhecimento.Centro de Estudos Geográficos, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaSimões, José ManuelFerreira, Carlos Cardoso2024-01-23T11:03:39Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62029por978-972-636-192-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-29T01:20:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:37.599826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
title Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
spellingShingle Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
Simões, José Manuel
Turismo de nicho
Turismo massificado
Teritório
Ecologia
Sustentabilidade territorial,
title_short Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
title_full Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
title_fullStr Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
title_full_unstemmed Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
title_sort Turismos de nicho: motivações, produtos, territórios
author Simões, José Manuel
author_facet Simões, José Manuel
Ferreira, Carlos Cardoso
author_role author
author2 Ferreira, Carlos Cardoso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, José Manuel
Ferreira, Carlos Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de nicho
Turismo massificado
Teritório
Ecologia
Sustentabilidade territorial,
topic Turismo de nicho
Turismo massificado
Teritório
Ecologia
Sustentabilidade territorial,
description Os turismos de nicho têm emergido como contraponto ou alternativa ao turismo massificado e estandardizado que, nas últimas décadas, povoou as costas balneares, as cidades e as montanhas nevadas de muitos países, da Europa ao continente americano ou ao extremo oriente, criando novos esteios e factores de competitividade às economias locais, mas também, simultânea e aceleradamente, transformando e adulterando paisagens, congestionando e insustentabilizando lugares de destino, aculturando e alterando modos de vida de populações receptoras.Contrariamente, aos turismos de nicho – cuja designação corresponde à adaptação de um conceito vulgarizado no seio da Ecologia – está associada uma lógica de sustentabilidade territorial, de motivações e escolhas turísticas alternativas, mais intimistas e genuínas, mas também a novos modismos. Os turismos de nicho agregam uma miríade de produtos turísticos onde a escala limitada da sua procura tende a ser um dos principais critérios – ainda que sub-jectivo – de identificação. Em muitos contextos sócio-territoriais, configuram uma nova oportunidade de inovação e de alavancagem do processo de desenvolvimento, não apenas turístico, mas também territorial. Aos drivers da procura e da oferta na crescente afirmação dos turismos de nicho, junta-se o contributo do território, através da mercantilização de recursos específicos. Não constituindo um tema verdadeiramente inovador, no sentido em que existe já assinalável produção científica, ainda que dispersa, sobre turismos ditos de nicho, alternativos, de interesse específico, excêntricos (não só no sentido mais directo da palavra mas também, e sobretudo, face ao mainstream do merca-do e da política de turismo em muitos países/regiões), a ambição de reflectir de forma integrada/panorâmica sobre esta temática representava um desafio que poucos tentaram a nível internacional e para o qual não existia precedente em Portugal. A edição deste livro – intitulado Turismos de Nicho: motivações, produtos, territó-rios – consubstancia e materializa, não ‘a’ resposta mas ‘uma’ resposta a esse desafio, pois é nosso entendimento que este, como todo o trabalho científico, será sempre um acto de incessante aperfeiçoamento, de inquietude permanente, gerador por isso de novos e acrescidos desafios, que assim completam e reno-vam o ciclo virtuoso da produção de conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2024-01-23T11:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62029
url http://hdl.handle.net/10451/62029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-636-192-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137070663335936