Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Janete Magalhães
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Sandra Kretli, Delboni, Tânia Mara Z. G. F., Pais, José Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11321
Resumo: Aborda a sociologia da vida cotidiana, nas dimensões epistemológica e metodológica, como abordagem para a compreensão das atividades das culturas juvenis, das práticas curriculares escolares e dos processos de aprendizagem e criatividade no ensino e na pesquisa. Pontua como princípio orientador para o currículo escolar, a aprendizagem e o desenvolvimento da interconectividade entre escola e sociedade e, nesse sentido, argumenta sobre a abundância de informação e o caráter fragmentário do conhecimento no mundo contemporâneo. Afirma consoante a perspectiva da sociologia da vida cotidiana, a necessidade de verter conhecimentos cotidianos em processos de observação, experimentação e criatividade e focar, como meta educativa, o desenvolvimento de um saber que faça desse caráter fragmentário um princípio e um método, reunindo condições para que estudantes conectem o desconectado, potencializando experiências afetivas e político-sociais.
id RCAP_6bf539ff6783cbf9b91ba376529302cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado PaisCurrículoCulturas juvenisAborda a sociologia da vida cotidiana, nas dimensões epistemológica e metodológica, como abordagem para a compreensão das atividades das culturas juvenis, das práticas curriculares escolares e dos processos de aprendizagem e criatividade no ensino e na pesquisa. Pontua como princípio orientador para o currículo escolar, a aprendizagem e o desenvolvimento da interconectividade entre escola e sociedade e, nesse sentido, argumenta sobre a abundância de informação e o caráter fragmentário do conhecimento no mundo contemporâneo. Afirma consoante a perspectiva da sociologia da vida cotidiana, a necessidade de verter conhecimentos cotidianos em processos de observação, experimentação e criatividade e focar, como meta educativa, o desenvolvimento de um saber que faça desse caráter fragmentário um princípio e um método, reunindo condições para que estudantes conectem o desconectado, potencializando experiências afetivas e político-sociais.Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Janete MagalhãesSilva, Sandra KretliDelboni, Tânia Mara Z. G. F.Pais, José Machado2014-06-24T12:32:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11321porCarvalho, J. M., Silva, S. K. da, Delboni, T. M. Z. G. F. e Pais, J. M. (2013). Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais. Currículo sem Fronteiras, Vol. 13 (3), pp. 361-374info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:57:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:01.520270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
title Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
spellingShingle Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
Carvalho, Janete Magalhães
Currículo
Culturas juvenis
title_short Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
title_full Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
title_fullStr Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
title_full_unstemmed Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
title_sort Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais
author Carvalho, Janete Magalhães
author_facet Carvalho, Janete Magalhães
Silva, Sandra Kretli
Delboni, Tânia Mara Z. G. F.
Pais, José Machado
author_role author
author2 Silva, Sandra Kretli
Delboni, Tânia Mara Z. G. F.
Pais, José Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Janete Magalhães
Silva, Sandra Kretli
Delboni, Tânia Mara Z. G. F.
Pais, José Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Culturas juvenis
topic Currículo
Culturas juvenis
description Aborda a sociologia da vida cotidiana, nas dimensões epistemológica e metodológica, como abordagem para a compreensão das atividades das culturas juvenis, das práticas curriculares escolares e dos processos de aprendizagem e criatividade no ensino e na pesquisa. Pontua como princípio orientador para o currículo escolar, a aprendizagem e o desenvolvimento da interconectividade entre escola e sociedade e, nesse sentido, argumenta sobre a abundância de informação e o caráter fragmentário do conhecimento no mundo contemporâneo. Afirma consoante a perspectiva da sociologia da vida cotidiana, a necessidade de verter conhecimentos cotidianos em processos de observação, experimentação e criatividade e focar, como meta educativa, o desenvolvimento de um saber que faça desse caráter fragmentário um princípio e um método, reunindo condições para que estudantes conectem o desconectado, potencializando experiências afetivas e político-sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-06-24T12:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11321
url http://hdl.handle.net/10451/11321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, J. M., Silva, S. K. da, Delboni, T. M. Z. G. F. e Pais, J. M. (2013). Entre Culturas, Pesquisas, Currículos e Cotidianos: uma conversa com José Machado Pais. Currículo sem Fronteiras, Vol. 13 (3), pp. 361-374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134246704513024