Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Cláudia Espiguinha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23106
Resumo: O clima de escola tem vindo a beneficiar de um crescente interesse da comunidade científica e dos educadores. Baseia-se na experiência que alunos/as e restantes elementos da comunidade escolar têm na vida escolar, reflete as normas, objetivos, valores, relações interpessoais, práticas de ensino e aprendizagem e estruturas organizacionais da escola. O presente estudo teve como objetivos: 1. a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey–Student - DSCS-S); 2. compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Para tal, foi utilizada uma amostra de 442 estudantes de escolas básicas de Évora em que para além da aplicação do DSCS se utilizou também a Escala Quadridimensional de envolvimento dos estudantes - EAE-E4D. Os principais resultados demonstram a importância das relações professor/a – aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem-sucedidos. No que se refere ao envolvimento, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. A análise correlacional permitiu demonstrar que existe uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento dos/as alunos/as na escola e correlações significativas entre diferentes dimensões de clima de escola e de envolvimento dos/as estudantes na escola; School climate and student’s engagement in school: A study with 7th, 8th and 9th grade students Abstract: The school climate has been growing in the interest of the scientific community and educators. It is based on the experience that students and other elements of school’s community have in school’s life. It refers to norms, goals, values, interpersonal relationships, teaching and learning practices and organizational structures. The present study aimed to 1. carry out the translation and adaptation of a school climate questionnaire for portuguese students (Delaware School Climate Survey-Student - DSCS-S); 2. understand the relations between school climate and students' engagement in school, and their previous school success. understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. For this purpose, a sample of 442 students from basic schools in Évora was used. In addition to the application of the DSCS, the Quadri-Dimensional Student Engagement Scale (EAE-E4D) was also used. using Quadri- dimension of student involvement - EAE-E4D. The main results demonstrate the importance of teacher - student relationships in the way school climate is related to successful school pathways. Regarding the engagement, significant differences were found in affective and behavioral engagement among students with and without school success. Correlational analysis showed that there is a positive and moderate correlation between the school climate and the students' engagement in school and significant correlations between different dimensions of school climate and the school engagement.
id RCAP_6bf66fce9691dbaf97e596efe382c116
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básicoClima de escolaEnvolvimento dos/as estudantes na escolaRepetênciaSchool climateSchool engagementSchool failureO clima de escola tem vindo a beneficiar de um crescente interesse da comunidade científica e dos educadores. Baseia-se na experiência que alunos/as e restantes elementos da comunidade escolar têm na vida escolar, reflete as normas, objetivos, valores, relações interpessoais, práticas de ensino e aprendizagem e estruturas organizacionais da escola. O presente estudo teve como objetivos: 1. a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey–Student - DSCS-S); 2. compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Para tal, foi utilizada uma amostra de 442 estudantes de escolas básicas de Évora em que para além da aplicação do DSCS se utilizou também a Escala Quadridimensional de envolvimento dos estudantes - EAE-E4D. Os principais resultados demonstram a importância das relações professor/a – aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem-sucedidos. No que se refere ao envolvimento, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. A análise correlacional permitiu demonstrar que existe uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento dos/as alunos/as na escola e correlações significativas entre diferentes dimensões de clima de escola e de envolvimento dos/as estudantes na escola; School climate and student’s engagement in school: A study with 7th, 8th and 9th grade students Abstract: The school climate has been growing in the interest of the scientific community and educators. It is based on the experience that students and other elements of school’s community have in school’s life. It refers to norms, goals, values, interpersonal relationships, teaching and learning practices and organizational structures. The present study aimed to 1. carry out the translation and adaptation of a school climate questionnaire for portuguese students (Delaware School Climate Survey-Student - DSCS-S); 2. understand the relations between school climate and students' engagement in school, and their previous school success. understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. For this purpose, a sample of 442 students from basic schools in Évora was used. In addition to the application of the DSCS, the Quadri-Dimensional Student Engagement Scale (EAE-E4D) was also used. using Quadri- dimension of student involvement - EAE-E4D. The main results demonstrate the importance of teacher - student relationships in the way school climate is related to successful school pathways. Regarding the engagement, significant differences were found in affective and behavioral engagement among students with and without school success. Correlational analysis showed that there is a positive and moderate correlation between the school climate and the students' engagement in school and significant correlations between different dimensions of school climate and the school engagement.Universidade de Évora2018-04-18T17:56:13Z2018-04-182018-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23106http://hdl.handle.net/10174/23106TID:201896354porDepartamento de Psicologiaclaudia.espiguinha@gmail.com681Guerra, Cláudia Espiguinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:59.198125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
title Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
Guerra, Cláudia Espiguinha
Clima de escola
Envolvimento dos/as estudantes na escola
Repetência
School climate
School engagement
School failure
title_short Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
title_full Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
title_sort Clima de escola e envolvimento dos/as estudantes: um estudo com alunos/as do 3º ciclo do ensino básico
author Guerra, Cláudia Espiguinha
author_facet Guerra, Cláudia Espiguinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Cláudia Espiguinha
dc.subject.por.fl_str_mv Clima de escola
Envolvimento dos/as estudantes na escola
Repetência
School climate
School engagement
School failure
topic Clima de escola
Envolvimento dos/as estudantes na escola
Repetência
School climate
School engagement
School failure
description O clima de escola tem vindo a beneficiar de um crescente interesse da comunidade científica e dos educadores. Baseia-se na experiência que alunos/as e restantes elementos da comunidade escolar têm na vida escolar, reflete as normas, objetivos, valores, relações interpessoais, práticas de ensino e aprendizagem e estruturas organizacionais da escola. O presente estudo teve como objetivos: 1. a tradução e adaptação de um questionário de clima de escola para estudantes portugueses (Delaware School Climate Survey–Student - DSCS-S); 2. compreender as relações entre clima de escola e envolvimento dos alunos na escola e o seu sucesso escolar anterior. Para tal, foi utilizada uma amostra de 442 estudantes de escolas básicas de Évora em que para além da aplicação do DSCS se utilizou também a Escala Quadridimensional de envolvimento dos estudantes - EAE-E4D. Os principais resultados demonstram a importância das relações professor/a – aluno/a na forma como o clima de escola se relaciona com percursos escolares bem-sucedidos. No que se refere ao envolvimento, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento afetivo e comportamental entre alunos com e sem sucesso escolar. A análise correlacional permitiu demonstrar que existe uma correlação positiva e moderada entre o clima de escola e o envolvimento dos/as alunos/as na escola e correlações significativas entre diferentes dimensões de clima de escola e de envolvimento dos/as estudantes na escola; School climate and student’s engagement in school: A study with 7th, 8th and 9th grade students Abstract: The school climate has been growing in the interest of the scientific community and educators. It is based on the experience that students and other elements of school’s community have in school’s life. It refers to norms, goals, values, interpersonal relationships, teaching and learning practices and organizational structures. The present study aimed to 1. carry out the translation and adaptation of a school climate questionnaire for portuguese students (Delaware School Climate Survey-Student - DSCS-S); 2. understand the relations between school climate and students' engagement in school, and their previous school success. understand the relationships between school climate and student involvement in school and their previous school success. For this purpose, a sample of 442 students from basic schools in Évora was used. In addition to the application of the DSCS, the Quadri-Dimensional Student Engagement Scale (EAE-E4D) was also used. using Quadri- dimension of student involvement - EAE-E4D. The main results demonstrate the importance of teacher - student relationships in the way school climate is related to successful school pathways. Regarding the engagement, significant differences were found in affective and behavioral engagement among students with and without school success. Correlational analysis showed that there is a positive and moderate correlation between the school climate and the students' engagement in school and significant correlations between different dimensions of school climate and the school engagement.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18T17:56:13Z
2018-04-18
2018-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23106
http://hdl.handle.net/10174/23106
TID:201896354
url http://hdl.handle.net/10174/23106
identifier_str_mv TID:201896354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
claudia.espiguinha@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552258575892480