Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Filipa Isabel Cristovão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14734
Resumo: O envolvimento dos estudantes na escola é um constructo multidimensional que integra dimensões afetivas, comportamentais e cognitivas de ligação à escola. A investigação tem demonstrado que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por fatores contextuais e pessoais (Lam & Jimerson, 2008). Neste estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o envolvimento do estudante na escola e perceber qual a sua relação entre a autoestima e o autoconceito. O estudo de cariz quantitativo incide sobre uma amostra de 174 estudantes do 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Utilizaram-se dois instrumentos de avaliação de autorrelato: o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) e a versão Portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). Os resultados do presente estudo revelam correlações estatisticamente significativas entre as dimensões do envolvimento do estudante na escola, o autoconceito e a autoestima; ABSTRACT: The engagement with school is a multidimensional construt that includes affective, behavioral and cognitive dimensions linked to school. This investigation has shown that the three dimensions of engagement are strongly influenced by contextual and personal factors (Lam & Jimerson, 2008). In this review deepen the knowledge about the students engagement with school and realize what their relation between self-esteem and self-concept. Quantitative nature of this review concerns on a sample 174 students from 2nd and 3th cycles of middle school in Évora. We used two tools for evaluation the self report: Inquiry of students engagement with school (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) and the Portuguese version from Self-Perception Profile for Children (Harter,1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). The results of the present review reveal statistically significant correlations between the dimensions of student engagement in school, and self-esteem.
id RCAP_602bc968d9d7bde7a691c8069d32184e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14734
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclosEnvolvimento do estudante na escolaAutoestima e autoconceitoEngagement with schoolSelf-esteemSelf-conceptO envolvimento dos estudantes na escola é um constructo multidimensional que integra dimensões afetivas, comportamentais e cognitivas de ligação à escola. A investigação tem demonstrado que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por fatores contextuais e pessoais (Lam & Jimerson, 2008). Neste estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o envolvimento do estudante na escola e perceber qual a sua relação entre a autoestima e o autoconceito. O estudo de cariz quantitativo incide sobre uma amostra de 174 estudantes do 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Utilizaram-se dois instrumentos de avaliação de autorrelato: o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) e a versão Portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). Os resultados do presente estudo revelam correlações estatisticamente significativas entre as dimensões do envolvimento do estudante na escola, o autoconceito e a autoestima; ABSTRACT: The engagement with school is a multidimensional construt that includes affective, behavioral and cognitive dimensions linked to school. This investigation has shown that the three dimensions of engagement are strongly influenced by contextual and personal factors (Lam & Jimerson, 2008). In this review deepen the knowledge about the students engagement with school and realize what their relation between self-esteem and self-concept. Quantitative nature of this review concerns on a sample 174 students from 2nd and 3th cycles of middle school in Évora. We used two tools for evaluation the self report: Inquiry of students engagement with school (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) and the Portuguese version from Self-Perception Profile for Children (Harter,1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). The results of the present review reveal statistically significant correlations between the dimensions of student engagement in school, and self-esteem.Universidade de Évora2015-06-03T16:15:37Z2015-06-032012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14734http://hdl.handle.net/10174/14734porDepartamento de Psicologiammm@uevora.pt679Quaresma, Filipa Isabel Cristovãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:12.118051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
title Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
spellingShingle Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
Quaresma, Filipa Isabel Cristovão
Envolvimento do estudante na escola
Autoestima e autoconceito
Engagement with school
Self-esteem
Self-concept
title_short Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
title_full Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
title_fullStr Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
title_full_unstemmed Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
title_sort Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
author Quaresma, Filipa Isabel Cristovão
author_facet Quaresma, Filipa Isabel Cristovão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Filipa Isabel Cristovão
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do estudante na escola
Autoestima e autoconceito
Engagement with school
Self-esteem
Self-concept
topic Envolvimento do estudante na escola
Autoestima e autoconceito
Engagement with school
Self-esteem
Self-concept
description O envolvimento dos estudantes na escola é um constructo multidimensional que integra dimensões afetivas, comportamentais e cognitivas de ligação à escola. A investigação tem demonstrado que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por fatores contextuais e pessoais (Lam & Jimerson, 2008). Neste estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o envolvimento do estudante na escola e perceber qual a sua relação entre a autoestima e o autoconceito. O estudo de cariz quantitativo incide sobre uma amostra de 174 estudantes do 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Utilizaram-se dois instrumentos de avaliação de autorrelato: o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) e a versão Portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). Os resultados do presente estudo revelam correlações estatisticamente significativas entre as dimensões do envolvimento do estudante na escola, o autoconceito e a autoestima; ABSTRACT: The engagement with school is a multidimensional construt that includes affective, behavioral and cognitive dimensions linked to school. This investigation has shown that the three dimensions of engagement are strongly influenced by contextual and personal factors (Lam & Jimerson, 2008). In this review deepen the knowledge about the students engagement with school and realize what their relation between self-esteem and self-concept. Quantitative nature of this review concerns on a sample 174 students from 2nd and 3th cycles of middle school in Évora. We used two tools for evaluation the self report: Inquiry of students engagement with school (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) and the Portuguese version from Self-Perception Profile for Children (Harter,1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). The results of the present review reveal statistically significant correlations between the dimensions of student engagement in school, and self-esteem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-03T16:15:37Z
2015-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14734
http://hdl.handle.net/10174/14734
url http://hdl.handle.net/10174/14734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
mmm@uevora.pt
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552844771819520