Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14734 |
Resumo: | O envolvimento dos estudantes na escola é um constructo multidimensional que integra dimensões afetivas, comportamentais e cognitivas de ligação à escola. A investigação tem demonstrado que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por fatores contextuais e pessoais (Lam & Jimerson, 2008). Neste estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o envolvimento do estudante na escola e perceber qual a sua relação entre a autoestima e o autoconceito. O estudo de cariz quantitativo incide sobre uma amostra de 174 estudantes do 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Utilizaram-se dois instrumentos de avaliação de autorrelato: o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) e a versão Portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). Os resultados do presente estudo revelam correlações estatisticamente significativas entre as dimensões do envolvimento do estudante na escola, o autoconceito e a autoestima; ABSTRACT: The engagement with school is a multidimensional construt that includes affective, behavioral and cognitive dimensions linked to school. This investigation has shown that the three dimensions of engagement are strongly influenced by contextual and personal factors (Lam & Jimerson, 2008). In this review deepen the knowledge about the students engagement with school and realize what their relation between self-esteem and self-concept. Quantitative nature of this review concerns on a sample 174 students from 2nd and 3th cycles of middle school in Évora. We used two tools for evaluation the self report: Inquiry of students engagement with school (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) and the Portuguese version from Self-Perception Profile for Children (Harter,1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). The results of the present review reveal statistically significant correlations between the dimensions of student engagement in school, and self-esteem. |
id |
RCAP_602bc968d9d7bde7a691c8069d32184e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclosEnvolvimento do estudante na escolaAutoestima e autoconceitoEngagement with schoolSelf-esteemSelf-conceptO envolvimento dos estudantes na escola é um constructo multidimensional que integra dimensões afetivas, comportamentais e cognitivas de ligação à escola. A investigação tem demonstrado que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por fatores contextuais e pessoais (Lam & Jimerson, 2008). Neste estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o envolvimento do estudante na escola e perceber qual a sua relação entre a autoestima e o autoconceito. O estudo de cariz quantitativo incide sobre uma amostra de 174 estudantes do 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Utilizaram-se dois instrumentos de avaliação de autorrelato: o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) e a versão Portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). Os resultados do presente estudo revelam correlações estatisticamente significativas entre as dimensões do envolvimento do estudante na escola, o autoconceito e a autoestima; ABSTRACT: The engagement with school is a multidimensional construt that includes affective, behavioral and cognitive dimensions linked to school. This investigation has shown that the three dimensions of engagement are strongly influenced by contextual and personal factors (Lam & Jimerson, 2008). In this review deepen the knowledge about the students engagement with school and realize what their relation between self-esteem and self-concept. Quantitative nature of this review concerns on a sample 174 students from 2nd and 3th cycles of middle school in Évora. We used two tools for evaluation the self report: Inquiry of students engagement with school (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) and the Portuguese version from Self-Perception Profile for Children (Harter,1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). The results of the present review reveal statistically significant correlations between the dimensions of student engagement in school, and self-esteem.Universidade de Évora2015-06-03T16:15:37Z2015-06-032012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14734http://hdl.handle.net/10174/14734porDepartamento de Psicologiammm@uevora.pt679Quaresma, Filipa Isabel Cristovãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:12.118051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos |
title |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos |
spellingShingle |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos Quaresma, Filipa Isabel Cristovão Envolvimento do estudante na escola Autoestima e autoconceito Engagement with school Self-esteem Self-concept |
title_short |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos |
title_full |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos |
title_fullStr |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos |
title_full_unstemmed |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos |
title_sort |
Envolvimento do estudante na escola e autoestima: um estudo com alunos dos 2º e 3º ciclos |
author |
Quaresma, Filipa Isabel Cristovão |
author_facet |
Quaresma, Filipa Isabel Cristovão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Filipa Isabel Cristovão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento do estudante na escola Autoestima e autoconceito Engagement with school Self-esteem Self-concept |
topic |
Envolvimento do estudante na escola Autoestima e autoconceito Engagement with school Self-esteem Self-concept |
description |
O envolvimento dos estudantes na escola é um constructo multidimensional que integra dimensões afetivas, comportamentais e cognitivas de ligação à escola. A investigação tem demonstrado que as três dimensões do envolvimento são fortemente influenciadas por fatores contextuais e pessoais (Lam & Jimerson, 2008). Neste estudo pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o envolvimento do estudante na escola e perceber qual a sua relação entre a autoestima e o autoconceito. O estudo de cariz quantitativo incide sobre uma amostra de 174 estudantes do 2º e 3º ciclos de uma escola de Évora. Utilizaram-se dois instrumentos de avaliação de autorrelato: o Inquérito acerca do Envolvimento dos Estudantes na Escola (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) e a versão Portuguesa do Self-Perception Profile for Children (Harter, 1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). Os resultados do presente estudo revelam correlações estatisticamente significativas entre as dimensões do envolvimento do estudante na escola, o autoconceito e a autoestima; ABSTRACT: The engagement with school is a multidimensional construt that includes affective, behavioral and cognitive dimensions linked to school. This investigation has shown that the three dimensions of engagement are strongly influenced by contextual and personal factors (Lam & Jimerson, 2008). In this review deepen the knowledge about the students engagement with school and realize what their relation between self-esteem and self-concept. Quantitative nature of this review concerns on a sample 174 students from 2nd and 3th cycles of middle school in Évora. We used two tools for evaluation the self report: Inquiry of students engagement with school (Veiga, Pavlovic, García, & Ochoa, 2010) and the Portuguese version from Self-Perception Profile for Children (Harter,1999; Peixoto, Martins, Mata, & Monteiro, 1999). The results of the present review reveal statistically significant correlations between the dimensions of student engagement in school, and self-esteem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-03T16:15:37Z 2015-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14734 http://hdl.handle.net/10174/14734 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia mmm@uevora.pt 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552844771819520 |