Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4536 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_6bfd7fa53c2d765785941a833f2c59a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4536 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliárioInternetWebsiteSector ImobiliárioReal EstateMestrado em Ciências EmpresariaisNas últimas décadas assistiu-se a uma massificação do uso da Internet tanto na óptica dos utilizadores como das empresas, sendo este um fenómeno transversal às mais diversas áreas de negócio, incluindo o sector imobiliário. Desta forma, actualmente a maioria das empresas no sector imobiliário têm uma presença online através de um website, com o principal objectivo de proporcionar diversas vantagens e benefícios para os seus clientes, satisfazendo, nomeadamente, as suas necessidades de informação. Este artigo procura responder à seguinte questão de investigação: Quais as vantagens dos websites nas empresas do sector imobiliário percebidas pelas empresas e pelos clientes? Assim, o principal objectivo da investigação foi o de analisar se as vantagens percebidas pelos clientes são as mesmas que as propostas pelas empresas do sector imobiliário. Para este propósito foi efectuado um estudo exploratório, no qual foram utilizadas duas formas de recolha de dados, entrevistas e questionários. As entrevistas foram realizadas a gestores e consultores de três agências localizadas em Lisboa e o questionário respondido por 102 clientes. O principal contributo desta investigação relaciona-se com uma maior percepção dos benefícios dos websites no sector imobiliário, como a possibilidade de aceder a uma elevada quantidade de informação, de visualizar os imóveis em carteira de cada agência e a possibilidade de definir diversos critérios de pesquisa na procura de imóveis, facilitando o processo de triagem dos imóveis com interesse para o cliente. Para além disso, através deste artigo contribui-se para o acesso a mais informação relativa ao tema, dado a reduzida literatura existente, sobretudo, e mais especificamente, quanto ao caso português.In the last decades there has been a mass of the Internet use from the perspective of both users and companies, becoming a phenomenon across the most diverse areas of business, including real estate. Nowadays most companies in the real estate sector have an online presence through a website, with the main objective of providing several advantages and benefits for their costumers, satisfying, in particular, their information needs. This article attempts to answer the research question: what are the advantages of the websites in real estate companies perceived by companies and costumers? Therefore, the main aim of this research was to examine if the advantages perceived by the costumers are the same as those proposed by real estate companies. For this purpose it was made an explanatory study, using two forms of data collection, interviews and questionnaires. The interviews were conducted with managers and consultants of three franchises located in Lisbon and the questionnaires were answered by 120 costumers. The main contribution of this research relates to a greater awareness of the benefits of the real estate websites, such as the ability to access a large amount of information, the possibility to view the portfolio of each agency and the ability to define multiple search criteria in the search of real estate, facilitating the screening process of the properties of interest to the costumer. In addition, this article contributes to access to more information on the subject, given the limited existing literature, more specifically, in the Portuguese case.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeRepositório da Universidade de LisboaMosso, Inês Pisabarro Ribeiro2012-07-18T09:02:27Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4536porMosso, Inês Pisabarro Ribeiro. 2011. "Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:10.692992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário |
title |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário |
spellingShingle |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário Mosso, Inês Pisabarro Ribeiro Internet Website Sector Imobiliário Real Estate |
title_short |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário |
title_full |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário |
title_fullStr |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário |
title_full_unstemmed |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário |
title_sort |
Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário |
author |
Mosso, Inês Pisabarro Ribeiro |
author_facet |
Mosso, Inês Pisabarro Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedron, Cristiane Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mosso, Inês Pisabarro Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Website Sector Imobiliário Real Estate |
topic |
Internet Website Sector Imobiliário Real Estate |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2012-07-18T09:02:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/4536 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/4536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mosso, Inês Pisabarro Ribeiro. 2011. "Vantagens dos websites para actividades no sector imobiliário". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130998061924352 |