Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Catarina Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7587
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve a duração de seis meses e foi realizado no departamento de marketing da Enbiente - Energia e Ambiente Lda., empresa que atua no setor das energias renováveis em Portugal. Os principais objetivos do estágio passaram por obter experiência no mundo do trabalho, conseguir aplicar, sempre que possível, os conhecimentos teóricos adquiridos no mestrado e consolidá-los, mas também adquirir novas competências, tanto a nível técnico como pessoal, bem como novos conhecimentos na área do Marketing Digital. Dado que atualmente vivemos num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo que as empresas se adaptem e adotem novas tendências e respetivos mecanismos, para irem de encontro às necessidades e expectativas dos clientes, mas também para se destacaram face à concorrência. Seguindo esta linha de pensamento, o propósito do estágio curricular foi desenvolver estratégias de marketing e dinamizar o marketing digital da empresa para melhorar o seu posicionamento no mundo digital. O relatório teve como base as tarefas que me foram propostas, entre elas a gestão das redes sociais da empresa, o desenvolvimento de artigos para o blog e respetiva otimização, bem outras atividades inseridas nesta área do marketing. Estas atividades foram suscetíveis de um enquadramento teórico, onde se procedeu à análise de vários temas e conceitos referentes ao Marketing Digital. O presente relatório é composto por seis capítulos, sendo estes: introdução, enquadramento teórico, apresentação da entidade acolhedora, atividades realizadas; reflexão crítica e conclusão.
id RCAP_6c092600671a6888306008294c9e403c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing DigitalComunicação DigitalMarketing DigitalEstratégias de Marketing DigitalFerramentas de Marketing DigitalRedes SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMarketingO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve a duração de seis meses e foi realizado no departamento de marketing da Enbiente - Energia e Ambiente Lda., empresa que atua no setor das energias renováveis em Portugal. Os principais objetivos do estágio passaram por obter experiência no mundo do trabalho, conseguir aplicar, sempre que possível, os conhecimentos teóricos adquiridos no mestrado e consolidá-los, mas também adquirir novas competências, tanto a nível técnico como pessoal, bem como novos conhecimentos na área do Marketing Digital. Dado que atualmente vivemos num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo que as empresas se adaptem e adotem novas tendências e respetivos mecanismos, para irem de encontro às necessidades e expectativas dos clientes, mas também para se destacaram face à concorrência. Seguindo esta linha de pensamento, o propósito do estágio curricular foi desenvolver estratégias de marketing e dinamizar o marketing digital da empresa para melhorar o seu posicionamento no mundo digital. O relatório teve como base as tarefas que me foram propostas, entre elas a gestão das redes sociais da empresa, o desenvolvimento de artigos para o blog e respetiva otimização, bem outras atividades inseridas nesta área do marketing. Estas atividades foram suscetíveis de um enquadramento teórico, onde se procedeu à análise de vários temas e conceitos referentes ao Marketing Digital. O presente relatório é composto por seis capítulos, sendo estes: introdução, enquadramento teórico, apresentação da entidade acolhedora, atividades realizadas; reflexão crítica e conclusão.ABSTRACT: This internship report was prepared within the scope of the Master in Marketing, by Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. The curricular internship lasted six months and took place in the marketing department of Enbiente - Energia e Ambiente Lda., a company that operates in the renewable energy sector in Portugal. The main objectives of the internship where to gain experience in the professional world, to be able to apply the theoretical knowledge acquired during the master's degree and to consolidate them, as well as to adcquire new skills, both at a professional and personal level, and knowledge in the area of Digital Marketing. Since we are currently living in a technological era, increasingly digital, it is imperative that all companies develop strategies and adopt mechanisms to meet the needs and expectations of customers, but also to stand out from the competition. According to this reality, the activities developed during the internship were essentially focused on the growth of the company's digital presence. The report was based on the tasks that were proposed to me, including the management of the company's social networks, the development of articles for the blog and respective optimization, as well as other activities incorporated in this area of marketing. This report is composed of six chapters, these being the introduction, the theoretical framework, presentation of the welcoming entity, activities carried out, critical reflection and conclusion.Pinheiro, Paula Sofia N. V.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Ana Catarina Rodrigues2023-01-24T13:44:03Z2022-11-082022-10-102022-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7587TID:203185897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-28T02:30:43Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:50.065805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
title Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
spellingShingle Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
Costa, Ana Catarina Rodrigues
Comunicação Digital
Marketing Digital
Estratégias de Marketing Digital
Ferramentas de Marketing Digital
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Marketing
title_short Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
title_full Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
title_fullStr Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
title_full_unstemmed Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
title_sort Enbiente: Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Dinamização do Marketing Digital
author Costa, Ana Catarina Rodrigues
author_facet Costa, Ana Catarina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Paula Sofia N. V.
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Catarina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Digital
Marketing Digital
Estratégias de Marketing Digital
Ferramentas de Marketing Digital
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Marketing
topic Comunicação Digital
Marketing Digital
Estratégias de Marketing Digital
Ferramentas de Marketing Digital
Redes Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Marketing
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu. O estágio teve a duração de seis meses e foi realizado no departamento de marketing da Enbiente - Energia e Ambiente Lda., empresa que atua no setor das energias renováveis em Portugal. Os principais objetivos do estágio passaram por obter experiência no mundo do trabalho, conseguir aplicar, sempre que possível, os conhecimentos teóricos adquiridos no mestrado e consolidá-los, mas também adquirir novas competências, tanto a nível técnico como pessoal, bem como novos conhecimentos na área do Marketing Digital. Dado que atualmente vivemos num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo que as empresas se adaptem e adotem novas tendências e respetivos mecanismos, para irem de encontro às necessidades e expectativas dos clientes, mas também para se destacaram face à concorrência. Seguindo esta linha de pensamento, o propósito do estágio curricular foi desenvolver estratégias de marketing e dinamizar o marketing digital da empresa para melhorar o seu posicionamento no mundo digital. O relatório teve como base as tarefas que me foram propostas, entre elas a gestão das redes sociais da empresa, o desenvolvimento de artigos para o blog e respetiva otimização, bem outras atividades inseridas nesta área do marketing. Estas atividades foram suscetíveis de um enquadramento teórico, onde se procedeu à análise de vários temas e conceitos referentes ao Marketing Digital. O presente relatório é composto por seis capítulos, sendo estes: introdução, enquadramento teórico, apresentação da entidade acolhedora, atividades realizadas; reflexão crítica e conclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
2022-10-10
2022-11-08T00:00:00Z
2023-01-24T13:44:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7587
TID:203185897
url http://hdl.handle.net/10400.19/7587
identifier_str_mv TID:203185897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130929910775808