O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora Lia de Andrade, 1989-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/16064
Resumo: Relatório de Estágio de Mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_6c1101237091449dbf5ba55c983854e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/16064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIPAgrupamento de escolasAdministração escolarTerritórios Educativos de Intervenção PrioritáriaGestores académicosRelatórios de estágio de mestrado - 2014Relatório de Estágio de Mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Este relatório de estágio documenta o estágio curricular desenvolvido no Agrupamento de Escolas (AE) Pintor Almada Negreiros, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional. O relatório contém três grandes componentes de descrição e análise: a) caracterização da organização em que se desenvolveu o estágio e do trabalho do seu gestor; b) descrição e discussão das actividades desenvolvidas pela estagiária, à luz dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do seu percurso académico e dos referenciais da Administração Educacional; c) estudo de pequena escala sobre os processos de tomada de decisão e as estratégias aí adoptadas, pela Directora do AE. A organização na qual se concretizou o estágio é caracterizada por uma comunidade educativa proveniente de meios socioeconomicamente desfavorecidos e com elevadas taxas de absentismo e abandono escolares. A população escolar do AE define-se como uma população com diferentes hábitos socioculturais, derivados da proveniência de diferentes nacionalidades, destacando-se a sua diversidade linguística, cultural e étnica As principais actividades descritas e analisadas neste relatório envolvem o desempenho de papéis variados por parte da estagiária na Direcção do AE, nomeadamente: selecção de candidatos às vagas de Mediador Escolar e de Psicólogo Escolar, elaboração de Despachos para procedimentos disciplinares, mediação de conflitos, relações com entidades externas e verificação dos relatórios de avaliação do desempenho docente. A investigação aqui documentada pretende dar a conhecer a importância do trabalho do gestor de um AE situado num meio socioeconómico vulnerável, que se distingue pela urgência dos processos de tomada de decisão em prol do sucesso educativo da comunidade escolar e da sua integração na sociedade. Assim, o estudo aborda o trabalho do gestor escolar num território educativo de intervenção prioritária, nomeadamente a construção dos seus processos de tomada de decisão, tendo em conta a singularidade cultural da organização. Mais concretamente, o estudo apresenta as representações e estratégias de acção existentes nos processos decisionais, como contributos para o funcionamento desejado da instituição escolar.This report reflects my training period in School Cluster “Pintor Almada Negreiros”, in the context of the Master in Education Sciences – Educational Administration specialization field. The report contains three major descriptive and analytical components: a) organizational characterization of the school cluster and the work of its principal; b) description and discussion of the activities developed during the training, and reflection on these considering of knowledge and skills acquired throughout my previous academic experiences; c) small scale study on the decision-making processes and the strategies adopted by principal of the School Cluster. The school cluster here described serves an educational community comprising socioeconomically disadvantaged students with high rates of absenteeism and early school leaving. The school population may be defined as a population with different socio-cultural habits, derived from the provenance of different nationalities, and with high linguistic, cultural and ethnic diversity. The main activities I describe and analyze in this report involve the performance of varied managerial functions and at the Directorate of SC, including: selection of candidates for vacancies; preparation of dispatches to disciplinary procedures; conflict mediation; relationships with external entities; and verification of reports of teacher assessments. The small-scale research shows the importance of the work of the School Cluster principal in such a vulnerable socio-economic environment. Her work is distinguished by the urgency of the decision-making processes in favor of the educational success and social integration of the school community. Thus, the study discusses the enactment of leadership and management roles in an educational priority area of intervention, particularly the construction of decision-making processes, taking into account the cultural uniqueness of the organization. More specifically, the study describes and analyses the representations and strategies that guide her action in decision-making processes in order to the betterment of school processes.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Débora Lia de Andrade, 1989-2015-02-17T16:57:23Z20142014-10-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16064TID:201236621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:21.737657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
title O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
spellingShingle O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
Silva, Débora Lia de Andrade, 1989-
Agrupamento de escolas
Administração escolar
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Gestores académicos
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
title_short O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
title_full O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
title_fullStr O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
title_full_unstemmed O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
title_sort O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
author Silva, Débora Lia de Andrade, 1989-
author_facet Silva, Débora Lia de Andrade, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora Lia de Andrade, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Agrupamento de escolas
Administração escolar
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Gestores académicos
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
topic Agrupamento de escolas
Administração escolar
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Gestores académicos
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
description Relatório de Estágio de Mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-08
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-17T16:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/16064
TID:201236621
url http://hdl.handle.net/10451/16064
identifier_str_mv TID:201236621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134271216025600