O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/16064 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
id |
RCAP_6c1101237091449dbf5ba55c983854e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/16064 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIPAgrupamento de escolasAdministração escolarTerritórios Educativos de Intervenção PrioritáriaGestores académicosRelatórios de estágio de mestrado - 2014Relatório de Estágio de Mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Este relatório de estágio documenta o estágio curricular desenvolvido no Agrupamento de Escolas (AE) Pintor Almada Negreiros, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional. O relatório contém três grandes componentes de descrição e análise: a) caracterização da organização em que se desenvolveu o estágio e do trabalho do seu gestor; b) descrição e discussão das actividades desenvolvidas pela estagiária, à luz dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do seu percurso académico e dos referenciais da Administração Educacional; c) estudo de pequena escala sobre os processos de tomada de decisão e as estratégias aí adoptadas, pela Directora do AE. A organização na qual se concretizou o estágio é caracterizada por uma comunidade educativa proveniente de meios socioeconomicamente desfavorecidos e com elevadas taxas de absentismo e abandono escolares. A população escolar do AE define-se como uma população com diferentes hábitos socioculturais, derivados da proveniência de diferentes nacionalidades, destacando-se a sua diversidade linguística, cultural e étnica As principais actividades descritas e analisadas neste relatório envolvem o desempenho de papéis variados por parte da estagiária na Direcção do AE, nomeadamente: selecção de candidatos às vagas de Mediador Escolar e de Psicólogo Escolar, elaboração de Despachos para procedimentos disciplinares, mediação de conflitos, relações com entidades externas e verificação dos relatórios de avaliação do desempenho docente. A investigação aqui documentada pretende dar a conhecer a importância do trabalho do gestor de um AE situado num meio socioeconómico vulnerável, que se distingue pela urgência dos processos de tomada de decisão em prol do sucesso educativo da comunidade escolar e da sua integração na sociedade. Assim, o estudo aborda o trabalho do gestor escolar num território educativo de intervenção prioritária, nomeadamente a construção dos seus processos de tomada de decisão, tendo em conta a singularidade cultural da organização. Mais concretamente, o estudo apresenta as representações e estratégias de acção existentes nos processos decisionais, como contributos para o funcionamento desejado da instituição escolar.This report reflects my training period in School Cluster “Pintor Almada Negreiros”, in the context of the Master in Education Sciences – Educational Administration specialization field. The report contains three major descriptive and analytical components: a) organizational characterization of the school cluster and the work of its principal; b) description and discussion of the activities developed during the training, and reflection on these considering of knowledge and skills acquired throughout my previous academic experiences; c) small scale study on the decision-making processes and the strategies adopted by principal of the School Cluster. The school cluster here described serves an educational community comprising socioeconomically disadvantaged students with high rates of absenteeism and early school leaving. The school population may be defined as a population with different socio-cultural habits, derived from the provenance of different nationalities, and with high linguistic, cultural and ethnic diversity. The main activities I describe and analyze in this report involve the performance of varied managerial functions and at the Directorate of SC, including: selection of candidates for vacancies; preparation of dispatches to disciplinary procedures; conflict mediation; relationships with external entities; and verification of reports of teacher assessments. The small-scale research shows the importance of the work of the School Cluster principal in such a vulnerable socio-economic environment. Her work is distinguished by the urgency of the decision-making processes in favor of the educational success and social integration of the school community. Thus, the study discusses the enactment of leadership and management roles in an educational priority area of intervention, particularly the construction of decision-making processes, taking into account the cultural uniqueness of the organization. More specifically, the study describes and analyses the representations and strategies that guide her action in decision-making processes in order to the betterment of school processes.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Débora Lia de Andrade, 1989-2015-02-17T16:57:23Z20142014-10-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16064TID:201236621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:21.737657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP |
title |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP |
spellingShingle |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP Silva, Débora Lia de Andrade, 1989- Agrupamento de escolas Administração escolar Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Gestores académicos Relatórios de estágio de mestrado - 2014 |
title_short |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP |
title_full |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP |
title_fullStr |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP |
title_full_unstemmed |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP |
title_sort |
O trabalho do gestor escolar e a tomada de decisão : percepções e estratégias de uma directora de AE TEIP |
author |
Silva, Débora Lia de Andrade, 1989- |
author_facet |
Silva, Débora Lia de Andrade, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Luís Miguel, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Débora Lia de Andrade, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agrupamento de escolas Administração escolar Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Gestores académicos Relatórios de estágio de mestrado - 2014 |
topic |
Agrupamento de escolas Administração escolar Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Gestores académicos Relatórios de estágio de mestrado - 2014 |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-10-08 2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-17T16:57:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/16064 TID:201236621 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/16064 |
identifier_str_mv |
TID:201236621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134271216025600 |