O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7902
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre no Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário
id RCAP_6c292bc3204a58f07e9ab471eb48a9a1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemáticaExperimentação cruzadaRepresentaçõesFuncionalidade didáticaDistânciasAmbientes de aprendizagem interativaTecnologia reforçada de aprendizagem da matemáticaDissertação para obtenção do Grau de Mestre no Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do SecundárioEste trabalho centra-se nas pesquisas realizadas por seis equipas do TELMA (Technology Enhanced Learning in Mathematics) para, através das tecnologias digitais, melhorar a aprendizagem da matemática no espaço europeu. Com este propósito, as equipas, constituídas por elementos multidisciplinares e provenientes de diversas culturas, procuraram desenvolver formas de acção conjunta capazes de produzir conceitos e métodos tendentes a estabelecer aproximações entre si e entre estes e as diversas molduras teóricas emergentes dos contextos em que as acções se desenvolviam. Pela adopção da experimentação cruzada, continuamente aperfeiçoada, procura-se atenuar progressivamente a fragmentação teórica existente, chegando-se às noções de funcionalidade didática e de significado chave, de representações e de distâncias, como resultantes holísticas dos contextos e, de cujo o estudo emerge a noção de objetos de fronteira. Para se chegar a uma conclusão acerca da validade da experimentação cruzada, para superar as dificuldades que a fragmentação teórica coloca à aprendizagem da matemática com tecnologias digitais, torna-se conveniente ponderar sobre os seguintes aspetos: A forma como tem evoluído o software educativo; os principais resultados até agora obtidos; a utilização que dele se tem vindo a fazer; quais as ferramentas mais utilizadas e como têm vindo a ser utilizadas. Faz-se ainda uma análise documental relativo a atividades desenvolvidas na sala de aula com um software de geometria dinâmica, o Geometer's Sketchpad procurando evidenciar as noções acima referidas. Termina-se o trabalho com algumas referências sobre as possibilidades abertas pelo projeto TELMA, à sua continuidade no projeto ReMath e a notoriedade que a experimentação cruzada está a ter a nível de algumas instâncias científicas.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNDias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário2012-09-26T10:57:03Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/7902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:48.800455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
title O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
spellingShingle O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
Dias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário
Experimentação cruzada
Representações
Funcionalidade didática
Distâncias
Ambientes de aprendizagem interativa
Tecnologia reforçada de aprendizagem da matemática
title_short O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
title_full O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
title_fullStr O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
title_full_unstemmed O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
title_sort O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
author Dias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário
author_facet Dias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, António
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação cruzada
Representações
Funcionalidade didática
Distâncias
Ambientes de aprendizagem interativa
Tecnologia reforçada de aprendizagem da matemática
topic Experimentação cruzada
Representações
Funcionalidade didática
Distâncias
Ambientes de aprendizagem interativa
Tecnologia reforçada de aprendizagem da matemática
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre no Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-26T10:57:03Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7902
url http://hdl.handle.net/10362/7902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137825494401024