O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7902 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre no Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário |
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O estado da arte na investigação sobre a utilização de software educativo para o ensino da matemáticaExperimentação cruzadaRepresentaçõesFuncionalidade didáticaDistânciasAmbientes de aprendizagem interativaTecnologia reforçada de aprendizagem da matemáticaDissertação para obtenção do Grau de Mestre no Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do SecundárioEste trabalho centra-se nas pesquisas realizadas por seis equipas do TELMA (Technology Enhanced Learning in Mathematics) para, através das tecnologias digitais, melhorar a aprendizagem da matemática no espaço europeu. Com este propósito, as equipas, constituídas por elementos multidisciplinares e provenientes de diversas culturas, procuraram desenvolver formas de acção conjunta capazes de produzir conceitos e métodos tendentes a estabelecer aproximações entre si e entre estes e as diversas molduras teóricas emergentes dos contextos em que as acções se desenvolviam. Pela adopção da experimentação cruzada, continuamente aperfeiçoada, procura-se atenuar progressivamente a fragmentação teórica existente, chegando-se às noções de funcionalidade didática e de significado chave, de representações e de distâncias, como resultantes holísticas dos contextos e, de cujo o estudo emerge a noção de objetos de fronteira. Para se chegar a uma conclusão acerca da validade da experimentação cruzada, para superar as dificuldades que a fragmentação teórica coloca à aprendizagem da matemática com tecnologias digitais, torna-se conveniente ponderar sobre os seguintes aspetos: A forma como tem evoluído o software educativo; os principais resultados até agora obtidos; a utilização que dele se tem vindo a fazer; quais as ferramentas mais utilizadas e como têm vindo a ser utilizadas. Faz-se ainda uma análise documental relativo a atividades desenvolvidas na sala de aula com um software de geometria dinâmica, o Geometer's Sketchpad procurando evidenciar as noções acima referidas. Termina-se o trabalho com algumas referências sobre as possibilidades abertas pelo projeto TELMA, à sua continuidade no projeto ReMath e a notoriedade que a experimentação cruzada está a ter a nível de algumas instâncias científicas.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNDias, Ana Cláudia Jerónimo do Rosário2012-09-26T10:57:03Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/7902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:48.800455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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