O ensino do Português, representações de África e dos africanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/44234 |
Resumo: | Os novos Programas de Português do Ensino Básico, que entraram em vigor no ano lectivo 2011-2012, propõem como referencial de textos «narrativas de literaturas de países de língua oficial portuguesa». Apesar de as sugestões indicadas, quer para o 1º e 2º CEB (através do Plano Nacional de Leitura), quer para o 3º CEB, através de indicações concretas nos Programas, serem bastante lacunares, não deixa de ser um passo a assinalar para a visibilidade destas literaturas. Propomos, pois, através das obras de literaturas africanas de língua portuguesa sugeridas, quer nos novos Programas de Português do Ensino Básico, quer no Plano Nacional de Leitura, analisar o lugar de África e dos africanos no curriculum em Portugal. As repercussões que a inclusão de tais autores possa ter está muito ligada com a interdisciplinaridade que se possa fazer. Para aferirmos isso, analisaremos os Programas de História, de modo a perceber a informação que é veiculada nos Programas sobre o contacto com outras realidades que se cruzam com a História de Portugal e com a identidade portuguesa. Por outro lado, será curioso comparar como outros países europeus, como a França e a Inglaterra, percepcionam e executam nos curriculae a introdução de autores africanos. |
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O ensino do Português, representações de África e dos africanosProgramas de Português do Ensino Básico e literaturas africanas de língua portuguesaOs novos Programas de Português do Ensino Básico, que entraram em vigor no ano lectivo 2011-2012, propõem como referencial de textos «narrativas de literaturas de países de língua oficial portuguesa». Apesar de as sugestões indicadas, quer para o 1º e 2º CEB (através do Plano Nacional de Leitura), quer para o 3º CEB, através de indicações concretas nos Programas, serem bastante lacunares, não deixa de ser um passo a assinalar para a visibilidade destas literaturas. Propomos, pois, através das obras de literaturas africanas de língua portuguesa sugeridas, quer nos novos Programas de Português do Ensino Básico, quer no Plano Nacional de Leitura, analisar o lugar de África e dos africanos no curriculum em Portugal. As repercussões que a inclusão de tais autores possa ter está muito ligada com a interdisciplinaridade que se possa fazer. Para aferirmos isso, analisaremos os Programas de História, de modo a perceber a informação que é veiculada nos Programas sobre o contacto com outras realidades que se cruzam com a História de Portugal e com a identidade portuguesa. Por outro lado, será curioso comparar como outros países europeus, como a França e a Inglaterra, percepcionam e executam nos curriculae a introdução de autores africanos.Peter Lang2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/44234http://hdl.handle.net/10316/44234porISBN 978-2-87574-218-6Xavier, Lolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T12:07:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:53:18.912508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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