O ensino do Português, representações de África e dos africanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Lola
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44234
Resumo: Os novos Programas de Português do Ensino Básico, que entraram em vigor no ano lectivo 2011-2012, propõem como referencial de textos «narrativas de literaturas de países de língua oficial portuguesa». Apesar de as sugestões indicadas, quer para o 1º e 2º CEB (através do Plano Nacional de Leitura), quer para o 3º CEB, através de indicações concretas nos Programas, serem bastante lacunares, não deixa de ser um passo a assinalar para a visibilidade destas literaturas. Propomos, pois, através das obras de literaturas africanas de língua portuguesa sugeridas, quer nos novos Programas de Português do Ensino Básico, quer no Plano Nacional de Leitura, analisar o lugar de África e dos africanos no curriculum em Portugal. As repercussões que a inclusão de tais autores possa ter está muito ligada com a interdisciplinaridade que se possa fazer. Para aferirmos isso, analisaremos os Programas de História, de modo a perceber a informação que é veiculada nos Programas sobre o contacto com outras realidades que se cruzam com a História de Portugal e com a identidade portuguesa. Por outro lado, será curioso comparar como outros países europeus, como a França e a Inglaterra, percepcionam e executam nos curriculae a introdução de autores africanos.
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