Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8027 |
Resumo: | Nesta dissertação de Mestrado, pretende-se contribuir para o conhecimento no âmbito das patologias da ferrovia, nomeadamente no que se refere a patologias em carril, balastro, travessas e elementos de fixação, tendo sido coletado neste trabalho as mais variadas patologias da ferrovia balastrada bem como a sua catalogação socioeconómica, permitindo com essa enumeração tomadas de decisão coerentes e assertivas no que respeita a recomendações a efetuar tanto como diagnostico como para manutenção. O trabalho inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento da ferrovia num contexto internacional, particularizando posteriormente o caso de Portugal até ao estado da arte atual, com um pequeno desenvolvimento a nível socie-económico com as grandes obras e projetos para os próximos anos. Para além da síntese de conhecimentos referida, apresentou-se um pouco da atualidade ferroviária de alguns países com relevância, quer por associação fronteiriça quer por desenvolvimento tecnológico. Apresenta-se brevemente os componentes mais importantes da ferrovia balastrada com especial destaque para os elementos da superestrutura de via, nos quais se engloba o carril, as travessas, os elementos de fixação e o balastro. Por fim esta dissertação apresenta um trabalho exaustivo na recolha e investigação das várias patologias associadas ao carril, as travessas, aos elementos de fixação e ao balastro, bem como o sistema de código, recomendações e correções associadas, fornecendo assim uma fácil interpretação do tipo de patologia e defeitos associados ao desenvolvimento desses fenómenos. |
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Patologias na Superestrutura da Ferrovia BalastradaInfraestruturasNesta dissertação de Mestrado, pretende-se contribuir para o conhecimento no âmbito das patologias da ferrovia, nomeadamente no que se refere a patologias em carril, balastro, travessas e elementos de fixação, tendo sido coletado neste trabalho as mais variadas patologias da ferrovia balastrada bem como a sua catalogação socioeconómica, permitindo com essa enumeração tomadas de decisão coerentes e assertivas no que respeita a recomendações a efetuar tanto como diagnostico como para manutenção. O trabalho inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento da ferrovia num contexto internacional, particularizando posteriormente o caso de Portugal até ao estado da arte atual, com um pequeno desenvolvimento a nível socie-económico com as grandes obras e projetos para os próximos anos. Para além da síntese de conhecimentos referida, apresentou-se um pouco da atualidade ferroviária de alguns países com relevância, quer por associação fronteiriça quer por desenvolvimento tecnológico. Apresenta-se brevemente os componentes mais importantes da ferrovia balastrada com especial destaque para os elementos da superestrutura de via, nos quais se engloba o carril, as travessas, os elementos de fixação e o balastro. Por fim esta dissertação apresenta um trabalho exaustivo na recolha e investigação das várias patologias associadas ao carril, as travessas, aos elementos de fixação e ao balastro, bem como o sistema de código, recomendações e correções associadas, fornecendo assim uma fácil interpretação do tipo de patologia e defeitos associados ao desenvolvimento desses fenómenos.This Master's thesis, intend to contribute to the knowledge within the railway pathologies, in particular as regards the conditions in rail, ballast, sleepers and fasteners, having been collected in this study the most varied railway pathologies ballasted well as its cataloging, allowing with this cataloging taken coherent decision and assertions relatively to recommendations to perform diagnosis as well as for maintenance. The work starts by an introduction related to the appearance of the railroad in an international context, then particularizing the case of Portugal to the current state of the art, with a small development social-economic level with the great works and projects for the coming years. In addition to the synthesis of such knowledge, presented a bit from the train today in some countries of relevance, either by border association or by technological development. It presents briefly the most important components of the railway ballasted with special emphasis on the track superstructure elements, in which it encompasses the rail, sleepers, fasteners and ballast. Finally this thesis presents a thorough job in collecting and research of the various pathologies associated with rail, sleepers, the fasteners and ballast, as well as the code system, recommendations and associated patches, thus providing an easy interpretation of the type of pathology and defects associated with the development of these phenomena.Cette thèse de master prétend contribuer pour la connaissance des pathologie du chemin de fer, notamment en ce qui concerne la pathologie de rail,ballast,les traverses et les éléments de fixation,ayant été collecté dans se travail plusieurs pathologies de la voie ferrée ballastée ainsi que sa catalogation,permettent, avec celle-ci, la prise de décision cohérente et juste, aussi bien pour les diagnostiques que pour la maintenance. L'ouvrage démarre avec une introduction concernent la naissance de la voie ferrée dans le contexte international,particulièrement dans le cas du Portugal jusqu'à a l'état de l'art actuel, avec un petit développement socio-économique, des chantiers et des projets pour les années a venir. Au de là de la synthèse des connaissance référencée on a présenté des connaissance de la actualité des voie ferrée de certains pays avec des références, soit en association frontalière, soit par développement technologique. On présente brièvement les composants les plus importants de la voie ferrée ballastée,donnent spécial importance aux éléments de la super structure de la voie,dans les quelles on englobe les rails, les traverses, les éléments de fixation et les ballasts. En conclusion,cette dissertation présente un travail approfondi dans la collecte et investigation de plusieurs pathologies associes aux rails,les traverses,les éléments de fixations et aux ballasts ainsi qu'au système de code,recommandations et corrections associes ,donnent ainsi une facile interprétation du type de pathologie et ses défauts associes au développement de ses phénomènesMoreira, Maria de Fátima Guimarães Faria PortelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, César Augusto Inocêncio2016-04-12T09:34:39Z2015-102015-102015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8027TID:201754150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:27.878822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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