Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32812 |
Resumo: | A questão que deu origem à realização deste estudo foi: De que modo foram criados e funcionam os gabinetes de mediação/GAAF o caso de um agrupamento com objetivo de analisar o processo de criação e funcionamento de gabinetes nas escolas como forma de prevenir e resolver os conflitos numa escola em Lisboa. A metodologia de investigação utilizada para o alcance dos objetivos preconizados, é de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada a direção de escola e ao Gabinete de Apoio ao aluno e à Família (GAAF), como instrumento de recolha de dados. Em função dos resultados que obtivemos na presente investigação, pode-se dizer que o gabinete de mediação de conflitos em contexto escolar tem ajudado bastante na resolução de certos conflitos tais como: agressividade entre aluno com aluno, desmotivação com as aprendizagens, conflito professor-aluno baseado no comportamento de um aluno que acaba por incomodar toda a sala de aula, o “diz que disse”, os jogos da bola, os conflitos no pátio e em sala de aula existentes na escola. A mediação na escola não se centra somente na relação professor aluno, mas abrange os demais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, entre eles os alunos, a família, a comunidade, os professores, educadores assistentes operacionais, animadores, coordenadores, parceiros, que trabalham juntos e contribuem para o desenvolvimentos e cuidado de todos; ABSTRACT: OPERATION OF MEDIATION OFFICES IN THE PORTUGUESE EDUCATIONAL CONTEXT: THE CASE OF A SCHOOL GROUP IN LISBON. The question that gave rise to this study was: How were the mediation offices/GAAF created and how the case of a grouping with the objective of analyzing the processo f creation and operation of offices in schools as a way of preventing and solving problems conflicts in a school in Lisbon. The research methodology used to achieve the recommended objectives is qualitative in nature, using semi-structured interviews with the school administration and the Student and Family Support Office (GAAF) as a data collection instrument. Based on the results obtained in the present investigation, it can be said that the conflict mediation office in the school context has helped a lot in the resolution of certain conflicts such as: aggressiveness between student and student, demotivation with learning, teacher-student conflict based on the behavior of a student who ends up bothering the entire classroom, the “says what I said”, ball games, conflicts in the schoolyard and in the classroom. Mediation at school is not just centered on the teacher-student relationship, but encompasses other stakeholders in the teaching-learning process, including students, family, community, teachers, operational assistant educators, animators, coordinators, partners, who work together and contribute to everyone's development and care. |
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