Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Ana Isabel Cambissa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32812
Resumo: A questão que deu origem à realização deste estudo foi: De que modo foram criados e funcionam os gabinetes de mediação/GAAF o caso de um agrupamento com objetivo de analisar o processo de criação e funcionamento de gabinetes nas escolas como forma de prevenir e resolver os conflitos numa escola em Lisboa. A metodologia de investigação utilizada para o alcance dos objetivos preconizados, é de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada a direção de escola e ao Gabinete de Apoio ao aluno e à Família (GAAF), como instrumento de recolha de dados. Em função dos resultados que obtivemos na presente investigação, pode-se dizer que o gabinete de mediação de conflitos em contexto escolar tem ajudado bastante na resolução de certos conflitos tais como: agressividade entre aluno com aluno, desmotivação com as aprendizagens, conflito professor-aluno baseado no comportamento de um aluno que acaba por incomodar toda a sala de aula, o “diz que disse”, os jogos da bola, os conflitos no pátio e em sala de aula existentes na escola. A mediação na escola não se centra somente na relação professor aluno, mas abrange os demais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, entre eles os alunos, a família, a comunidade, os professores, educadores assistentes operacionais, animadores, coordenadores, parceiros, que trabalham juntos e contribuem para o desenvolvimentos e cuidado de todos; ABSTRACT: OPERATION OF MEDIATION OFFICES IN THE PORTUGUESE EDUCATIONAL CONTEXT: THE CASE OF A SCHOOL GROUP IN LISBON. The question that gave rise to this study was: How were the mediation offices/GAAF created and how the case of a grouping with the objective of analyzing the processo f creation and operation of offices in schools as a way of preventing and solving problems conflicts in a school in Lisbon. The research methodology used to achieve the recommended objectives is qualitative in nature, using semi-structured interviews with the school administration and the Student and Family Support Office (GAAF) as a data collection instrument. Based on the results obtained in the present investigation, it can be said that the conflict mediation office in the school context has helped a lot in the resolution of certain conflicts such as: aggressiveness between student and student, demotivation with learning, teacher-student conflict based on the behavior of a student who ends up bothering the entire classroom, the “says what I said”, ball games, conflicts in the schoolyard and in the classroom. Mediation at school is not just centered on the teacher-student relationship, but encompasses other stakeholders in the teaching-learning process, including students, family, community, teachers, operational assistant educators, animators, coordinators, partners, who work together and contribute to everyone's development and care.
id RCAP_6c540a64109d912ec6e531146de5f533
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em LisboaMediação em contexto escolarGestão de conflitosGabinete de mediaçãoMediation in a school contextConflict managementMediation officeA questão que deu origem à realização deste estudo foi: De que modo foram criados e funcionam os gabinetes de mediação/GAAF o caso de um agrupamento com objetivo de analisar o processo de criação e funcionamento de gabinetes nas escolas como forma de prevenir e resolver os conflitos numa escola em Lisboa. A metodologia de investigação utilizada para o alcance dos objetivos preconizados, é de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada a direção de escola e ao Gabinete de Apoio ao aluno e à Família (GAAF), como instrumento de recolha de dados. Em função dos resultados que obtivemos na presente investigação, pode-se dizer que o gabinete de mediação de conflitos em contexto escolar tem ajudado bastante na resolução de certos conflitos tais como: agressividade entre aluno com aluno, desmotivação com as aprendizagens, conflito professor-aluno baseado no comportamento de um aluno que acaba por incomodar toda a sala de aula, o “diz que disse”, os jogos da bola, os conflitos no pátio e em sala de aula existentes na escola. A mediação na escola não se centra somente na relação professor aluno, mas abrange os demais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, entre eles os alunos, a família, a comunidade, os professores, educadores assistentes operacionais, animadores, coordenadores, parceiros, que trabalham juntos e contribuem para o desenvolvimentos e cuidado de todos; ABSTRACT: OPERATION OF MEDIATION OFFICES IN THE PORTUGUESE EDUCATIONAL CONTEXT: THE CASE OF A SCHOOL GROUP IN LISBON. The question that gave rise to this study was: How were the mediation offices/GAAF created and how the case of a grouping with the objective of analyzing the processo f creation and operation of offices in schools as a way of preventing and solving problems conflicts in a school in Lisbon. The research methodology used to achieve the recommended objectives is qualitative in nature, using semi-structured interviews with the school administration and the Student and Family Support Office (GAAF) as a data collection instrument. Based on the results obtained in the present investigation, it can be said that the conflict mediation office in the school context has helped a lot in the resolution of certain conflicts such as: aggressiveness between student and student, demotivation with learning, teacher-student conflict based on the behavior of a student who ends up bothering the entire classroom, the “says what I said”, ball games, conflicts in the schoolyard and in the classroom. Mediation at school is not just centered on the teacher-student relationship, but encompasses other stakeholders in the teaching-learning process, including students, family, community, teachers, operational assistant educators, animators, coordinators, partners, who work together and contribute to everyone's development and care.Universidade de Évora2022-11-22T17:30:39Z2022-11-222022-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32812http://hdl.handle.net/10174/32812TID:203076311porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoanacambissa94@gmail.com229Francisco, Ana Isabel Cambissainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:46.179762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
title Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
spellingShingle Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
Francisco, Ana Isabel Cambissa
Mediação em contexto escolar
Gestão de conflitos
Gabinete de mediação
Mediation in a school context
Conflict management
Mediation office
title_short Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
title_full Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
title_fullStr Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
title_full_unstemmed Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
title_sort Funcionamento de gabinetes de mediação no contexto educativo português: o caso de um agrupamento de escolas em Lisboa
author Francisco, Ana Isabel Cambissa
author_facet Francisco, Ana Isabel Cambissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Ana Isabel Cambissa
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação em contexto escolar
Gestão de conflitos
Gabinete de mediação
Mediation in a school context
Conflict management
Mediation office
topic Mediação em contexto escolar
Gestão de conflitos
Gabinete de mediação
Mediation in a school context
Conflict management
Mediation office
description A questão que deu origem à realização deste estudo foi: De que modo foram criados e funcionam os gabinetes de mediação/GAAF o caso de um agrupamento com objetivo de analisar o processo de criação e funcionamento de gabinetes nas escolas como forma de prevenir e resolver os conflitos numa escola em Lisboa. A metodologia de investigação utilizada para o alcance dos objetivos preconizados, é de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada a direção de escola e ao Gabinete de Apoio ao aluno e à Família (GAAF), como instrumento de recolha de dados. Em função dos resultados que obtivemos na presente investigação, pode-se dizer que o gabinete de mediação de conflitos em contexto escolar tem ajudado bastante na resolução de certos conflitos tais como: agressividade entre aluno com aluno, desmotivação com as aprendizagens, conflito professor-aluno baseado no comportamento de um aluno que acaba por incomodar toda a sala de aula, o “diz que disse”, os jogos da bola, os conflitos no pátio e em sala de aula existentes na escola. A mediação na escola não se centra somente na relação professor aluno, mas abrange os demais intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, entre eles os alunos, a família, a comunidade, os professores, educadores assistentes operacionais, animadores, coordenadores, parceiros, que trabalham juntos e contribuem para o desenvolvimentos e cuidado de todos; ABSTRACT: OPERATION OF MEDIATION OFFICES IN THE PORTUGUESE EDUCATIONAL CONTEXT: THE CASE OF A SCHOOL GROUP IN LISBON. The question that gave rise to this study was: How were the mediation offices/GAAF created and how the case of a grouping with the objective of analyzing the processo f creation and operation of offices in schools as a way of preventing and solving problems conflicts in a school in Lisbon. The research methodology used to achieve the recommended objectives is qualitative in nature, using semi-structured interviews with the school administration and the Student and Family Support Office (GAAF) as a data collection instrument. Based on the results obtained in the present investigation, it can be said that the conflict mediation office in the school context has helped a lot in the resolution of certain conflicts such as: aggressiveness between student and student, demotivation with learning, teacher-student conflict based on the behavior of a student who ends up bothering the entire classroom, the “says what I said”, ball games, conflicts in the schoolyard and in the classroom. Mediation at school is not just centered on the teacher-student relationship, but encompasses other stakeholders in the teaching-learning process, including students, family, community, teachers, operational assistant educators, animators, coordinators, partners, who work together and contribute to everyone's development and care.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22T17:30:39Z
2022-11-22
2022-09-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32812
http://hdl.handle.net/10174/32812
TID:203076311
url http://hdl.handle.net/10174/32812
identifier_str_mv TID:203076311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
anacambissa94@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136699049050112