Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26794 https://doi.org/VALENTE, Mariana. Experiência da Natureza e Educação Científica com Oersted. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [S.l.], v. 20, p. 395-407, dez. 2019. ISSN 2178-2911. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44820>. Acesso em: 05 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407 |
Resumo: | A educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza. |
id |
RCAP_6c5a1b47d6b56476740215c9288aa95d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26794 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oerstededucação científicaemoção estéticaexperiment with OerstedA educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza.História da Ciência e Ensino - revista2020-02-05T16:29:29Z2020-02-052019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26794https://doi.org/VALENTE, Mariana. Experiência da Natureza e Educação Científica com Oersted. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [S.l.], v. 20, p. 395-407, dez. 2019. ISSN 2178-2911. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44820>. Acesso em: 05 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407.http://hdl.handle.net/10174/26794https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407por2178-2911https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44820mjv@uevora.pt734Valente, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:03.801963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted |
title |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted |
spellingShingle |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted Valente, Mariana educação científica emoção estética experiment with Oersted |
title_short |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted |
title_full |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted |
title_fullStr |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted |
title_full_unstemmed |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted |
title_sort |
Experiência da Natureza e eDucação Científica com Oersted |
author |
Valente, Mariana |
author_facet |
Valente, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação científica emoção estética experiment with Oersted |
topic |
educação científica emoção estética experiment with Oersted |
description |
A educação em ciências também pode contribuir para a fruição do belo natural e desenvolver uma consciência de pertença a um todo. Hans Christian Oersted, admirador de Goethe, de Fichte e de Kant, desenvolveu uma mundividência muito singular onde a Física está no cerne de emoções estéticas na experiência do mundo. O sentido da importância de experimentar no pensamento de Oersted, sendo para ele experimentar “a verdadeira arte do físico”, a sua procura de sintonia com a natureza, o seu sentido do belo natural, são dimensões que merecem que se lhes preste atenção. Este trabalho, de natureza reflexiva, em torno destas dimensões, tem como instrumentos de pensamento uma breve incursão a uma experiência educativa, textos de Oersted, um conto de Hans Christian Andersen, textos de historiadores e filósofos da ciência e de investigadores em educação, de entre os quais destaco; Roberto Martins, Robert Brain, Hans Christensen, Yannis Hadzigeorgiou e Roland Schulz, Alfred Whitehead, Isabelle Stengers. As experiências estéticas intensas em Oersted têm subjacente uma ideia, do Romantismo, de coincidência entre as leis da natureza e as leis do pensamento, tornando-nos natureza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-05T16:29:29Z 2020-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26794 https://doi.org/VALENTE, Mariana. Experiência da Natureza e Educação Científica com Oersted. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [S.l.], v. 20, p. 395-407, dez. 2019. ISSN 2178-2911. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44820>. Acesso em: 05 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407. http://hdl.handle.net/10174/26794 https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26794 https://doi.org/VALENTE, Mariana. Experiência da Natureza e Educação Científica com Oersted. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [S.l.], v. 20, p. 395-407, dez. 2019. ISSN 2178-2911. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44820>. Acesso em: 05 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp395-407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2178-2911 https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44820 mjv@uevora.pt 734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Ciência e Ensino - revista |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Ciência e Ensino - revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136652925337600 |