O poder do marketing interno para a retenção de colaboradores numa organização pertencente ao setor bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quelhas, Daniela Montarroyos Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18716
Resumo: Este estudo examina a relação entre o marketing interno e a retenção de colaboradores de uma organização pertencente ao setor bancário. Foi objetivo investigar o efeito direto entre estas duas variáveis, bem como o efeito indireto quando se fazia intervir como mediadoras a satisfação e a motivação dos colaboradores. A investigação contou com a participação de 113 colaboradores de um banco português, que se disponibilizaram a responder a um inquérito por questionário via online. Foi privilegiado o método de bootstrap para testar o efeito indireto. Os resultados obtidos revelaram que o marketing interno está positivamente associado à retenção de colaboradores, ao mesmo tempo que sugeriram a existência de uma mediação parcial da satisfação e da motivação. Os resultados sustentam também que o efeito do marketing interno na retenção dos trabalhadores resultam de um aumento dos níveis de satisfação e de motivação dos colaboradores. É esperado que os resultados desta investigação possam contribuir para o desenvolvimento e aplicação de práticas de marketing interno no seio das organizações, tendo em vista o aumento da satisfação e motivação dos colaboradores e, consequentemente, a sua retenção.
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