O poder do marketing interno para a retenção de colaboradores numa organização pertencente ao setor bancário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/18716 |
Resumo: | Este estudo examina a relação entre o marketing interno e a retenção de colaboradores de uma organização pertencente ao setor bancário. Foi objetivo investigar o efeito direto entre estas duas variáveis, bem como o efeito indireto quando se fazia intervir como mediadoras a satisfação e a motivação dos colaboradores. A investigação contou com a participação de 113 colaboradores de um banco português, que se disponibilizaram a responder a um inquérito por questionário via online. Foi privilegiado o método de bootstrap para testar o efeito indireto. Os resultados obtidos revelaram que o marketing interno está positivamente associado à retenção de colaboradores, ao mesmo tempo que sugeriram a existência de uma mediação parcial da satisfação e da motivação. Os resultados sustentam também que o efeito do marketing interno na retenção dos trabalhadores resultam de um aumento dos níveis de satisfação e de motivação dos colaboradores. É esperado que os resultados desta investigação possam contribuir para o desenvolvimento e aplicação de práticas de marketing interno no seio das organizações, tendo em vista o aumento da satisfação e motivação dos colaboradores e, consequentemente, a sua retenção. |
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O poder do marketing interno para a retenção de colaboradores numa organização pertencente ao setor bancárioGestão de recursos humanosMarketing internoSetor bancárioSatisfação no trabalhoMotivaçãoInternal marketingSatisfactionMotivationEmployee retentionHuman resources managementEste estudo examina a relação entre o marketing interno e a retenção de colaboradores de uma organização pertencente ao setor bancário. Foi objetivo investigar o efeito direto entre estas duas variáveis, bem como o efeito indireto quando se fazia intervir como mediadoras a satisfação e a motivação dos colaboradores. A investigação contou com a participação de 113 colaboradores de um banco português, que se disponibilizaram a responder a um inquérito por questionário via online. Foi privilegiado o método de bootstrap para testar o efeito indireto. Os resultados obtidos revelaram que o marketing interno está positivamente associado à retenção de colaboradores, ao mesmo tempo que sugeriram a existência de uma mediação parcial da satisfação e da motivação. Os resultados sustentam também que o efeito do marketing interno na retenção dos trabalhadores resultam de um aumento dos níveis de satisfação e de motivação dos colaboradores. É esperado que os resultados desta investigação possam contribuir para o desenvolvimento e aplicação de práticas de marketing interno no seio das organizações, tendo em vista o aumento da satisfação e motivação dos colaboradores e, consequentemente, a sua retenção.This study examines the relationship between internal marketing and the retention of employees of an organization that belongs to the Banking sector. The purpose of the study was to investigate the direct effect between these variables, as well as the indirect effect when satisfaction or motivation was intervened. This research had the participation of 113 employees of a Portuguese bank who responded to an online survey. The bootstrap method was used to test the indirect effect. The results suggest that internal marketing is positively associated with employee retention, while demonstrating the existence of a significant mediation of satisfaction and motivation. The results also sustained that the effect of internal marketing on employee retention is due to satisfaction and motivation. We hope that the results of this study can contribute to the development and application of internal marketing practices within organizations, in order to increase employees’ satisfaction and motivation and, consequently, their retention.2019-11-09T00:00:00Z2018-11-09T00:00:00Z2018-11-092018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18716TID:202128130porQuelhas, Daniela Montarroyos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:41.048870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo examina a relação entre o marketing interno e a retenção de colaboradores de uma organização pertencente ao setor bancário. Foi objetivo investigar o efeito direto entre estas duas variáveis, bem como o efeito indireto quando se fazia intervir como mediadoras a satisfação e a motivação dos colaboradores. A investigação contou com a participação de 113 colaboradores de um banco português, que se disponibilizaram a responder a um inquérito por questionário via online. Foi privilegiado o método de bootstrap para testar o efeito indireto. Os resultados obtidos revelaram que o marketing interno está positivamente associado à retenção de colaboradores, ao mesmo tempo que sugeriram a existência de uma mediação parcial da satisfação e da motivação. Os resultados sustentam também que o efeito do marketing interno na retenção dos trabalhadores resultam de um aumento dos níveis de satisfação e de motivação dos colaboradores. É esperado que os resultados desta investigação possam contribuir para o desenvolvimento e aplicação de práticas de marketing interno no seio das organizações, tendo em vista o aumento da satisfação e motivação dos colaboradores e, consequentemente, a sua retenção. |
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