Marketing relacional : uso de social media, um estudo das PME’s portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17007 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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Marketing relacional : uso de social media, um estudo das PME’s portuguesasSocial MediaMarketing RelacionalMarketing DigitalPME?sRelational MarketingDigital MarketingSME?sMestrado em Ciências EmpresariaisAs PME's representam em Portugal, uma parte significativa do volume de negócios desenvolvidos, bem como da percentagem de emprego, no entanto as mesmas, possuem recursos limitados, pelo que se torna importante identificar de que formas as mesmas podem angariar e reter clientes, a custos reduzidos. Numa era, em que noventa e seis porcentos dos portugueses utilizam redes sociais, é importante para as empresas identificarem de que formas podem utilizar estes recursos para desenvolver ações de marketing, no decurso deste trabalho foram identificados vários fatores que levam à adoção de social media, bem como de que formas podem as empresas desenvolver a sua estratégia, que métodos podem ser utilizados para o desenvolvimento da suas carteiras de clientes. Foi aplicado um questionário, para identificar como as empresas portuguesas desenvolvem as suas estratégias de SM e que métodos usam, e pode-se concluir que as mesmas estão cientes da importância destes recursos para o desenvolvimento dos seus negócios, no entanto verificou-se que a maioria das empresas estão conscientes da sua presença nos SM, utilizando-os para angariar novos clientes e gerir a sua reputação.In Portugal SME's represent, a significant part of the total business volume, and many work posts, however, they have limited resources, what makes it important to identify new ways to acquire and maintain clients, at low costs. In an age, where ninety six percent of the Portuguese use some social network, it is important for companies to identify how they can use this type of resources to develop marketing actions. In this paper were identified, several factors that lead to the adoption of social media, several forms companies may adopt to develop their online strategies and methods to be used to enhance client base. An online survey was applied, to understand how Portuguese companies put forth their SM strategies, which methods they use. From the responses were deducted that they understand the importance of this type of resources to their business prosecution, it was also verified Portuguese companies are aware of their presence is social media, using them mainly, to acquire new customers and manage reputation.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaJesus, Diana Carina de2019-01-22T13:43:13Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17007porJesus, Diana Carina de (2018). "Marketing relacional : uso de social media, um estudo das PME’s portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:18.850777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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