O papel do networking no Marketing das PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Liliana Girão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7739
Resumo: O marketing é considerado uma das áreas mais importantes para o crescimento e sobrevivência das pequenas e médias empresas (PME), todavia, tem sido demonstrado que as teorias de marketing tradicional nem sempre conseguem ser potenciadas neste segmento de empresas, devido às características específicas que estas pequenas empresas apresentam. Neste sentido, o presente estudo, que incidiu sobre cinco PME - investigação qualitativa - visa dar a conhecer a importância e o papel do marketing nas PME e estudar o papel que o networking assume nas atividades de marketing neste segmento de empresas. Os resultados obtidos, através da análise dos casos estudados, evidenciam que a importância do marketing é reconhecida pelas PME, mas que ainda é implementado de uma forma não estruturada. Nestas PME, o marketing é informal e reativo às oportunidades do mercado. Relativamente ao networking, conclui-se que este fenómeno é maioritariamente focado nos contactos pessoais do proprietário/gestor das PME, assumindo-se como informal e pouco estruturado. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas.
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