O papel do networking no Marketing das PME
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7739 |
Resumo: | O marketing é considerado uma das áreas mais importantes para o crescimento e sobrevivência das pequenas e médias empresas (PME), todavia, tem sido demonstrado que as teorias de marketing tradicional nem sempre conseguem ser potenciadas neste segmento de empresas, devido às características específicas que estas pequenas empresas apresentam. Neste sentido, o presente estudo, que incidiu sobre cinco PME - investigação qualitativa - visa dar a conhecer a importância e o papel do marketing nas PME e estudar o papel que o networking assume nas atividades de marketing neste segmento de empresas. Os resultados obtidos, através da análise dos casos estudados, evidenciam que a importância do marketing é reconhecida pelas PME, mas que ainda é implementado de uma forma não estruturada. Nestas PME, o marketing é informal e reativo às oportunidades do mercado. Relativamente ao networking, conclui-se que este fenómeno é maioritariamente focado nos contactos pessoais do proprietário/gestor das PME, assumindo-se como informal e pouco estruturado. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas. |
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O papel do networking no Marketing das PMEMarketingNetworkingPmeProprietário/GestorRede de ContactosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingO marketing é considerado uma das áreas mais importantes para o crescimento e sobrevivência das pequenas e médias empresas (PME), todavia, tem sido demonstrado que as teorias de marketing tradicional nem sempre conseguem ser potenciadas neste segmento de empresas, devido às características específicas que estas pequenas empresas apresentam. Neste sentido, o presente estudo, que incidiu sobre cinco PME - investigação qualitativa - visa dar a conhecer a importância e o papel do marketing nas PME e estudar o papel que o networking assume nas atividades de marketing neste segmento de empresas. Os resultados obtidos, através da análise dos casos estudados, evidenciam que a importância do marketing é reconhecida pelas PME, mas que ainda é implementado de uma forma não estruturada. Nestas PME, o marketing é informal e reativo às oportunidades do mercado. Relativamente ao networking, conclui-se que este fenómeno é maioritariamente focado nos contactos pessoais do proprietário/gestor das PME, assumindo-se como informal e pouco estruturado. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas.Marketing is considered one of the most important areas for the growth and survival of small and medium-sized enterprises (SME). However, it has been demonstrated that traditional marketing theories cannot always be potentiated in this firm segment, due to the specific characteristics presented by these small firms. Therefore, this study focusing on five SMEs - qualitative research - aims to reveal the importance and the role of marketing in SMEs and study the role played by networking in marketing activities in this firm segment. The results obtained, through analysis of the case studies, show that the importance of marketing is recognized by SMEs, but it is still implemented in an unstructured way. In these SMEs, marketing is informal and reactive to market opportunities. With regard to networking, it is concluded that this phenomenon is above all focused on the personal contacts of the SME owner/manaager, being informal and little structured. Some implications for theory and practice in this area of research are also presented.Franco, Mário José BaptistauBibliorumCabral, Liliana Girão2019-12-11T17:02:45Z2016-10-72016-11-072016-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7739TID:202330982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:11.638707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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