A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2003
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação Física).
id RCAP_6c61624d9f3ce1a1a081a4cc0f66fce2
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos AçoresDesenvolvimento ProfissionalEducação FísicaFormação de ProfessoresProfessor de Educação FísicaProfessional DevelopmentProfessional KnowledgePhysical EducationDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação Física).O perfil do professor de educação física compreende uma diversidade de experiências e vivências em atividades físicas e desportivas, adquiridas antes da sua formação inicial e ao longo do desenvolvimento profissional, contribuindo para uma melhor prática de ensino. A presente dissertação pretendeu conhecer a influência da preparação no âmbito da formação específica, realizada ao longo da vida na construção do desenvolvimento profissional de alguns professores de educação física da Região Autónoma dos Açores. Deste modo, no ano letivo de 2011/2012 selecionámos uma amostra de 64 professores de educação física, que lecionavam nas escolas pertencentes ao concelho de Ponta Delgada a quem foi solicitado o preenchimento de um inquérito por questionário. Este instrumento, construído para o estudo, abarcou uma análise retrospetiva das experiências em atividades físicas e desportivas e das suas conceções sobre a sua importância no seu desenvolvimento profissional como docentes. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos professores de educação física inquiridos, naturais da região autónoma dos Açores e de outras regiões, independentemente da sua naturalidade ou escola de formação fruiu de uma vida repleta de experiências em práticas físicas e desportivas, quer como atletas quer como treinadores. Segundo as conceções destes professores de educação física, o seu passado em práticas físicas e desportivas exerceu uma grande influência no seu desempenho profissional, nos domínios da formação pessoal e profissional e do conhecimento pedagógico-didáctico. O gosto pela prática desportiva e o modelo de antigos professores, foram ainda dois fatores que também influenciaram, a opção de seguir a carreira educativa como professores de educação física. As estratégias mais comuns para desenvolver o seu saber profissional como professores de educação física, consistem nas ações de formação e nas tarefas realizadas entre pares, enquanto como treinadores são indicadas, igualmente, as ações de formação.ABSTRACT: The profile of physical education teacher understands a variety of experiments and experiences in physical activities and sports, acquired before their initial training and throughout the professional development, contributing to improved teaching practice. This dissertation sought to determine the influence of the preparation within the specific training held lifelong professional development in the construction of some physical education teachers in the Autonomous Region of the Azores. Thus, in academic year 2011/2012 we selected a sample of 64 physical education teachers, who taught in schools belonging to the municipality of Ponta Delgada who were asked to fill out a questionnaire. This instrument, built for the study encompassed an analysis of retrospective experiences in physical activities and sports and its conceptions about its importance in their professional development as teachers. The results showed that most physical education teachers surveyed, natural autonomous region of the Azores and elsewhere, regardless of their nationality or training school enjoy a life full of experiences in physical and sporting practices, either as athletes or as coaches. According to these conceptions physical education teachers, their past practices in physical and sporting exercised a great influence on their professional performance in the fields of personal and professional knowledge and pedagogical-didactic. The taste for sport model and former teachers were still two factors that also influence the choice of a career education as physical education teachers. The most common strategies to develop their professional knowledge as physical education teacher’s, consist in training activities and tasks performed between pairs, while coaches are indicated as also the training activities.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresAugusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis2013-05-29T14:57:21Z2013-02-222013-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2003porAugusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis – "A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 138, [9] p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:46Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:46.862523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
title A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
spellingShingle A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis
Desenvolvimento Profissional
Educação Física
Formação de Professores
Professor de Educação Física
Professional Development
Professional Knowledge
Physical Education
title_short A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
title_full A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
title_fullStr A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
title_full_unstemmed A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
title_sort A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores
author Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis
author_facet Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional
Educação Física
Formação de Professores
Professor de Educação Física
Professional Development
Professional Knowledge
Physical Education
topic Desenvolvimento Profissional
Educação Física
Formação de Professores
Professor de Educação Física
Professional Development
Professional Knowledge
Physical Education
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação Física).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-29T14:57:21Z
2013-02-22
2013-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2003
url http://hdl.handle.net/10400.3/2003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis – "A importância das vivências, em práticas físicas e desportivas, do professor de educação física na construção do seu saber profissional : um estudo de caso na região autónoma dos Açores". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 138, [9] p.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130694445694976