Impacto do mestrado profissional em ensino de física da UFRGS na prática docente : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schäfer, Eliane Dias Alvarez
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78481
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal analisar o impacto de um Mestrado Profissional de Ensino de Física na vida profissional de seus alunos. Apresenta-se uma análise sobre os saberes profissionais, cunhados por Tardif (2007), e sobre a autonomia profissional, cunhada por Contreras (2002), dos alunos desse curso que também são professores de física, que são denominados de alunos-professores nesse trabalho. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa constituída das seguintes etapas: entrevista semiestruturada (com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso), estudo de caso (com dois alunos-professores oriundos do Mestrado Profissional) e coleta de dados não presencial (investigação documental). A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos do arcabouço teórico de Bakhtin. Os achados evidenciam que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico. Nesse sentido, apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados. Por outro lado, encontra-se presente nos enunciados uma voz autoritária oriunda da escola, que detém o poder para determinar como e de que forma o aluno-professor pode atuar.
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spelling Schäfer, Eliane Dias AlvarezOstermann, Fernanda2013-10-01T01:46:52Z2013http://hdl.handle.net/10183/78481000899819Este trabalho tem por objetivo principal analisar o impacto de um Mestrado Profissional de Ensino de Física na vida profissional de seus alunos. Apresenta-se uma análise sobre os saberes profissionais, cunhados por Tardif (2007), e sobre a autonomia profissional, cunhada por Contreras (2002), dos alunos desse curso que também são professores de física, que são denominados de alunos-professores nesse trabalho. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa constituída das seguintes etapas: entrevista semiestruturada (com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso), estudo de caso (com dois alunos-professores oriundos do Mestrado Profissional) e coleta de dados não presencial (investigação documental). A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos do arcabouço teórico de Bakhtin. Os achados evidenciam que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico. Nesse sentido, apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados. Por outro lado, encontra-se presente nos enunciados uma voz autoritária oriunda da escola, que detém o poder para determinar como e de que forma o aluno-professor pode atuar.In this thesis we analyze the impact of a Professional Master of Physic Education in the life of their students. Thus, we present an analysis on professional knowledge, coined by Tardif (2007), and on professional autonomy, coined by Contreras (2002). This is a qualitative study consisting of the following steps: semistructured interview (with twenty students in different situations with regard to the course), case study (a study with two student teachers from the Professional Master) and data collection without attending (documentary research). The analysis of the statements was conducted under the framework of Bakhtin. The findings show that the actions involved in the teaching practice of students from the curricular issue, through the planning, beliefs and conceptions are imbued with elements of technical rationalism. Accordingly, only one student-teacher plays professional autonomy in all aspects investigated, approaching the model called critical intellectual. Thus, it is understood that the training received does not seem to affect the technical rationality model, which is still present in the teaching practice of most teachers investigated. Moreover, there is an authoritative voice coming from the school, that is presented on the statements of the student-teacher and that holds the power to determine how and in what way he can act.application/pdfporEnsino de físicaPós-GraduaçãoFormação de professoresTeacher´s knowledgeProfessional autonomyBakhtinian analysisProfessional master of physics educationImpacto do mestrado profissional em ensino de física da UFRGS na prática docente : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899819.pdf000899819.pdfTexto completoapplication/pdf3118024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78481/1/000899819.pdf603d09c7418104273b3ebcb7a24b0532MD51TEXT000899819.pdf.txt000899819.pdf.txtExtracted Texttext/plain900135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78481/2/000899819.pdf.txt96e42dfb18e6b1eb5fe4b3989db5ba2cMD52THUMBNAIL000899819.pdf.jpg000899819.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78481/3/000899819.pdf.jpg5101a23186f1e31342142ccca9c8209bMD5310183/784812018-10-16 08:53:24.974oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:53:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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