Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/12934 |
Resumo: | This paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation. |
id |
RCAP_6c69a35253479d19f9210e711073ebf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12934 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternânciaThis paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation.Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTrigo, Luísa RibeiroMenezes, Isabel2013-10-11T09:38:31Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12934porTRIGO, Luísa Ribeiro; MENEZES, Isabel - Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância. In Revista Portuguesa de Investigação Educacional, ISSN 0873-6561. n.º 6 (2007), p 85-110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:15:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:57.668840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância |
title |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância |
spellingShingle |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância Trigo, Luísa Ribeiro |
title_short |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância |
title_full |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância |
title_fullStr |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância |
title_full_unstemmed |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância |
title_sort |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância |
author |
Trigo, Luísa Ribeiro |
author_facet |
Trigo, Luísa Ribeiro Menezes, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trigo, Luísa Ribeiro Menezes, Isabel |
description |
This paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2013-10-11T09:38:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/12934 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/12934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
TRIGO, Luísa Ribeiro; MENEZES, Isabel - Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens – Comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagem em alternância. In Revista Portuguesa de Investigação Educacional, ISSN 0873-6561. n.º 6 (2007), p 85-110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Católica Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Católica Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131760202612736 |