Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292 |
Resumo: | This paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation. |
id |
RCAP_c4e1f55a630625041f745633916a7e5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternânciaThis paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation.Este artigo apresenta os resultados de um estudo levado a cabo junto de 349 jovens provenientes de dois contextos educativos distintos: o ensino secundário regular e a formação profissional de aprendizagem em alternância. São analisadas as diferenças ao nível das concepções de cidadania, interesse político, eficácia política, actividade política futura e experiências políticas. Os resultados indicam que os formandos da aprendizagem em alternância apresentam níveis superiores de eficácia política e utilizam mais a Internet enquanto meio de participação política, em comparação com os estudantes do ensino secundário. Por outro lado, estes apresentam níveis superiores de participação política em geral.Universidade Católica Portuguesa2007-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 85-1102182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2007.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292/3193Direitos de Autor (c) 2007 Luísa Ribeiro Trigo, Isabel Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrigo, Luísa RibeiroMenezes, Isabel2022-05-24T16:54:43Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.612164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância |
title |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância |
spellingShingle |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância Trigo, Luísa Ribeiro |
title_short |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância |
title_full |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância |
title_fullStr |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância |
title_full_unstemmed |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância |
title_sort |
Efeitos do contexto educativo nas concepções, atitudes e comportamentos políticos dos jovens - comparando o ensino secundário regular com o ensino profissional de aprendizagens em alternância |
author |
Trigo, Luísa Ribeiro |
author_facet |
Trigo, Luísa Ribeiro Menezes, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trigo, Luísa Ribeiro Menezes, Isabel |
description |
This paper presents the results of a study conducted with 349 students from two distinct educational contexts: academic and vocational schools. Differences are analysed in terms of citizenship conceptions, political interest, political efficacy, future political activity, and political experiences. Results indicate that students from vocational schools present higher levels of political efficacy and Internet use as a way of political participation, comparing with students from academic schools. On the other hand, the latter present higher levels of general political participation. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3292 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3292/3193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2007 Luísa Ribeiro Trigo, Isabel Menezes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2007 Luísa Ribeiro Trigo, Isabel Menezes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 6 (2007); 85-110 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2007.n6 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850800242688 |