Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Lara Catarina Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31116
Resumo: O Relatório Final de Mestrado, denominado “As mãos como ferramentas de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas… valor de posição”, pretende descrever e refletir de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também descreve uma investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquisa são: Quais as oportunidades de aprendizagem de alunos(as) do 1.º ano do 1.º CEB numa abordagem semiótica, usando os dedos das mãos?; e Qual o papel do(a) professor(a) ao orquestrar as atividades dos(as) alunos(as)? Os resultados deste estudo apontam que: os dedos das mãos foram fundamentais para as aprendizagens e parecem ser mais significativos e complementares do manipulativo “mãos de areia”, no apoio à contagem (ou ao subitizing concetual), ideia que carece de investigação; os dedos das mãos foram um meio de desenvolvimento do raciocínio visual e construção de imagens mentais pelas crianças. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante esta investigação, as suas experiências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final.
id RCAP_6c6d9493e09007b08ff4ff0e7278a447
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posiçãoEstágio em 1º Ciclo do Ensino BásicoMeditaçãoAprendizagem da Primeira MatemáticaDezenaDedos das MãosOrquestraçãoO Relatório Final de Mestrado, denominado “As mãos como ferramentas de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas… valor de posição”, pretende descrever e refletir de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também descreve uma investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquisa são: Quais as oportunidades de aprendizagem de alunos(as) do 1.º ano do 1.º CEB numa abordagem semiótica, usando os dedos das mãos?; e Qual o papel do(a) professor(a) ao orquestrar as atividades dos(as) alunos(as)? Os resultados deste estudo apontam que: os dedos das mãos foram fundamentais para as aprendizagens e parecem ser mais significativos e complementares do manipulativo “mãos de areia”, no apoio à contagem (ou ao subitizing concetual), ideia que carece de investigação; os dedos das mãos foram um meio de desenvolvimento do raciocínio visual e construção de imagens mentais pelas crianças. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante esta investigação, as suas experiências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final.Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumMoreira, Lara Catarina Antunes2020-01-28T14:32:53Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31116202381730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.169143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
title Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
spellingShingle Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
Moreira, Lara Catarina Antunes
Estágio em 1º Ciclo do Ensino Básico
Meditação
Aprendizagem da Primeira Matemática
Dezena
Dedos das Mãos
Orquestração
title_short Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
title_full Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
title_fullStr Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
title_full_unstemmed Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
title_sort Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
author Moreira, Lara Catarina Antunes
author_facet Moreira, Lara Catarina Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Lara Catarina Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio em 1º Ciclo do Ensino Básico
Meditação
Aprendizagem da Primeira Matemática
Dezena
Dedos das Mãos
Orquestração
topic Estágio em 1º Ciclo do Ensino Básico
Meditação
Aprendizagem da Primeira Matemática
Dezena
Dedos das Mãos
Orquestração
description O Relatório Final de Mestrado, denominado “As mãos como ferramentas de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas… valor de posição”, pretende descrever e refletir de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também descreve uma investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquisa são: Quais as oportunidades de aprendizagem de alunos(as) do 1.º ano do 1.º CEB numa abordagem semiótica, usando os dedos das mãos?; e Qual o papel do(a) professor(a) ao orquestrar as atividades dos(as) alunos(as)? Os resultados deste estudo apontam que: os dedos das mãos foram fundamentais para as aprendizagens e parecem ser mais significativos e complementares do manipulativo “mãos de areia”, no apoio à contagem (ou ao subitizing concetual), ideia que carece de investigação; os dedos das mãos foram um meio de desenvolvimento do raciocínio visual e construção de imagens mentais pelas crianças. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante esta investigação, as suas experiências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-28T14:32:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31116
202381730
url http://hdl.handle.net/10400.26/31116
identifier_str_mv 202381730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030181187584