Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31116 |
Resumo: | O Relatório Final de Mestrado, denominado “As mãos como ferramentas de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas… valor de posição”, pretende descrever e refletir de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também descreve uma investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquisa são: Quais as oportunidades de aprendizagem de alunos(as) do 1.º ano do 1.º CEB numa abordagem semiótica, usando os dedos das mãos?; e Qual o papel do(a) professor(a) ao orquestrar as atividades dos(as) alunos(as)? Os resultados deste estudo apontam que: os dedos das mãos foram fundamentais para as aprendizagens e parecem ser mais significativos e complementares do manipulativo “mãos de areia”, no apoio à contagem (ou ao subitizing concetual), ideia que carece de investigação; os dedos das mãos foram um meio de desenvolvimento do raciocínio visual e construção de imagens mentais pelas crianças. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante esta investigação, as suas experiências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final. |
id |
RCAP_6c6d9493e09007b08ff4ff0e7278a447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posiçãoEstágio em 1º Ciclo do Ensino BásicoMeditaçãoAprendizagem da Primeira MatemáticaDezenaDedos das MãosOrquestraçãoO Relatório Final de Mestrado, denominado “As mãos como ferramentas de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas… valor de posição”, pretende descrever e refletir de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também descreve uma investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquisa são: Quais as oportunidades de aprendizagem de alunos(as) do 1.º ano do 1.º CEB numa abordagem semiótica, usando os dedos das mãos?; e Qual o papel do(a) professor(a) ao orquestrar as atividades dos(as) alunos(as)? Os resultados deste estudo apontam que: os dedos das mãos foram fundamentais para as aprendizagens e parecem ser mais significativos e complementares do manipulativo “mãos de areia”, no apoio à contagem (ou ao subitizing concetual), ideia que carece de investigação; os dedos das mãos foram um meio de desenvolvimento do raciocínio visual e construção de imagens mentais pelas crianças. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante esta investigação, as suas experiências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final.Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumMoreira, Lara Catarina Antunes2020-01-28T14:32:53Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31116202381730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.169143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição |
title |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição |
spellingShingle |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição Moreira, Lara Catarina Antunes Estágio em 1º Ciclo do Ensino Básico Meditação Aprendizagem da Primeira Matemática Dezena Dedos das Mãos Orquestração |
title_short |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição |
title_full |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição |
title_fullStr |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição |
title_full_unstemmed |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição |
title_sort |
Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: números escritos, números falados, unidades numéricas...valor de posição |
author |
Moreira, Lara Catarina Antunes |
author_facet |
Moreira, Lara Catarina Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Lara Catarina Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio em 1º Ciclo do Ensino Básico Meditação Aprendizagem da Primeira Matemática Dezena Dedos das Mãos Orquestração |
topic |
Estágio em 1º Ciclo do Ensino Básico Meditação Aprendizagem da Primeira Matemática Dezena Dedos das Mãos Orquestração |
description |
O Relatório Final de Mestrado, denominado “As mãos como ferramentas de aprendizagem para alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas… valor de posição”, pretende descrever e refletir de forma sucinta o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também descreve uma investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquisa são: Quais as oportunidades de aprendizagem de alunos(as) do 1.º ano do 1.º CEB numa abordagem semiótica, usando os dedos das mãos?; e Qual o papel do(a) professor(a) ao orquestrar as atividades dos(as) alunos(as)? Os resultados deste estudo apontam que: os dedos das mãos foram fundamentais para as aprendizagens e parecem ser mais significativos e complementares do manipulativo “mãos de areia”, no apoio à contagem (ou ao subitizing concetual), ideia que carece de investigação; os dedos das mãos foram um meio de desenvolvimento do raciocínio visual e construção de imagens mentais pelas crianças. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante esta investigação, as suas experiências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-28T14:32:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31116 202381730 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31116 |
identifier_str_mv |
202381730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030181187584 |