CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Thiago Beirigo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leivas, José Carlos Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição.
id FAMA-0_5f5c5dd6424cb2f907bf7537ef23010b
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/263
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃOConceito de número. Adição. Contagem nos dedos.O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALopes, Thiago BeirigoLeivas, José Carlos Pinto2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 157-1742178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263/214Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/263Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.462Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
title CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
spellingShingle CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
Lopes, Thiago Beirigo
Conceito de número. Adição. Contagem nos dedos.
title_short CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
title_full CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
title_fullStr CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
title_full_unstemmed CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
title_sort CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
author Lopes, Thiago Beirigo
author_facet Lopes, Thiago Beirigo
Leivas, José Carlos Pinto
author_role author
author2 Leivas, José Carlos Pinto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Thiago Beirigo
Leivas, José Carlos Pinto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de número. Adição. Contagem nos dedos.
topic Conceito de número. Adição. Contagem nos dedos.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição.
description O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263/214
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 157-174
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926008320000