CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição. |
id |
FAMA-0_5f5c5dd6424cb2f907bf7537ef23010b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/263 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃOConceito de número. Adição. Contagem nos dedos.O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALopes, Thiago BeirigoLeivas, José Carlos Pinto2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 157-1742178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263/214Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/263Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.462Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO |
title |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO |
spellingShingle |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO Lopes, Thiago Beirigo Conceito de número. Adição. Contagem nos dedos. |
title_short |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO |
title_full |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO |
title_fullStr |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO |
title_sort |
CONTAR NOS DEDOS: A CONCEITUALIZAÇÃO DE NÚMERO E A OPERAÇÃO DA ADIÇÃO |
author |
Lopes, Thiago Beirigo |
author_facet |
Lopes, Thiago Beirigo Leivas, José Carlos Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Leivas, José Carlos Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Thiago Beirigo Leivas, José Carlos Pinto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito de número. Adição. Contagem nos dedos. |
topic |
Conceito de número. Adição. Contagem nos dedos. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição. |
description |
O presente trabalho consiste em um estudo sobre a construção do número pela criança, tendo como pilar o construtivismo abordado sob a perspectiva infantil nesse processo. Abordou, também, a relação entre a operação de adição e os procedimentos realizados por ela. Teve como objetivo analisar a importância da contagem nos dedos desenvolvida pelos pequenos na resolução de adição de modo puramente aritmético ou por meio de situações problemas. A pesquisa envolveu desde a construção do número, que é um fundamento necessário para que se possa estudar como ela faz a adição, e a importância da contagem nos dedos como ferramenta concreta para a efetuação dos cálculos. Também verificou se os pequenos conseguem estabelecer alguma relação entre o modelo aritmético e a situação-problema, ou alguma relação com a comutatividade na adição. Os agentes pesquisados foram duas crianças, uma de 5,5 e outra de 8 anos de idade, que se encaixam nos parâmetros que se pretendeu estudar e analisar. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação foi a exploratória ou diagnóstica, sendo utilizadas sentenças ou problemas aritméticos, em um primeiro momento com a permissão de uso dos dedos para calcular e em um segundo momento sem tal permissão, tendo um interstício de uma semana entre esses dois momentos. Ao final da execução desse estudo, foi possível constatar a importância da contagem nos dedos como processo cognitivo para o aprendizado da operação de adição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/263/214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 157-174 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926008320000 |