Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/902 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_6c6da1d6125de46240edd40ef19ff569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superiorApoio socialEnsino superiorAuto-eficáciaTransição escola/trabalhoTeses de mestradoTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoCom base na teoria sócio-cognitiva de Bandura (1995), a presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e o apoio social percebido em estudantes finalistas do ensino superior. A amostra utilizada foi constituída por 221 estudantes finalistas de várias instituições de ensino superior da zona da Grande Lisboa. As crenças de auto-eficácia foram medidas através da Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (AETT; Vieira & Coimbra, 2005) e o apoio social foi avaliado através da Escala de Apoio Social (SSA; Social Support Appraisals de Vaux et al., 1986; versão adaptada por Antunes & Fontaine, 1994/5). Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as variáveis estudadas, sendo esta relação mais evidente no que diz respeito ao apoio social percebido por parte de amigos e de outros em geral. A análise dos resultados permitiu, também, tirar conclusões acerca das diferenças nas crenças de auto-eficácia e no apoio social percebido entre grupos definidos pelo género, pelo estatuto sócio-económico dos pais, pelas experiências de trabalho, pela média das notas e pela intenção de ingressar no mercado de trabalho no próximo ano lectivo. Em termos gerais, os resultados obtidos indicam que o apoio social da família, dos amigos e dos professores podem ser elementos-chave no desenvolvimento das crenças de auto-eficácia nesta transição.Based on the socio-cognitive theory of Bandura (1995), this research was aimed to study the relationship between self-efficacy beliefs in the transition to work and perceived social support of students finalists in higher education. Two hundred and twenty one students finalists, from various institutions of higher education in the area of Lisbon City, participated in the study. Beliefs of self-efficacy were measured by the Scale of Self-efficacy in the Transition to Work (AETT; Vieira & Coimbra, 2005) and social support was assessed through the Social Support Scale (SSA; Social Support Appraisals of Vaux et al., 1986; adapted version by Antunes & Fontaine, 1994/5). Results indicated a positive and significant relationship between the studied variables; this relationship is most evident regarding to perceived social support from friends and others in general. The results analysis allowed also draw conclusions about the differences in beliefs of self-efficacy and perceived social support among groups defined by gender, socio-economic status of parents, experience of work, average of the academic results and the intention to enter the labor market in the next academic year. Overall, the results indicate that social support from family, friends and teachers can be key elements in the development of self-efficacy beliefs in this transition.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSamssudin, Sara2010-07-21T10:53:14Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/902porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559770info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:38.097767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior |
title |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior |
spellingShingle |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior Samssudin, Sara Apoio social Ensino superior Auto-eficácia Transição escola/trabalho Teses de mestrado |
title_short |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior |
title_full |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior |
title_fullStr |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior |
title_sort |
Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior |
author |
Samssudin, Sara |
author_facet |
Samssudin, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Samssudin, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apoio social Ensino superior Auto-eficácia Transição escola/trabalho Teses de mestrado |
topic |
Apoio social Ensino superior Auto-eficácia Transição escola/trabalho Teses de mestrado |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-07-21T10:53:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/902 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134158368276480 |