Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samssudin, Sara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/902
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_6c6da1d6125de46240edd40ef19ff569
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superiorApoio socialEnsino superiorAuto-eficáciaTransição escola/trabalhoTeses de mestradoTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoCom base na teoria sócio-cognitiva de Bandura (1995), a presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e o apoio social percebido em estudantes finalistas do ensino superior. A amostra utilizada foi constituída por 221 estudantes finalistas de várias instituições de ensino superior da zona da Grande Lisboa. As crenças de auto-eficácia foram medidas através da Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (AETT; Vieira & Coimbra, 2005) e o apoio social foi avaliado através da Escala de Apoio Social (SSA; Social Support Appraisals de Vaux et al., 1986; versão adaptada por Antunes & Fontaine, 1994/5). Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as variáveis estudadas, sendo esta relação mais evidente no que diz respeito ao apoio social percebido por parte de amigos e de outros em geral. A análise dos resultados permitiu, também, tirar conclusões acerca das diferenças nas crenças de auto-eficácia e no apoio social percebido entre grupos definidos pelo género, pelo estatuto sócio-económico dos pais, pelas experiências de trabalho, pela média das notas e pela intenção de ingressar no mercado de trabalho no próximo ano lectivo. Em termos gerais, os resultados obtidos indicam que o apoio social da família, dos amigos e dos professores podem ser elementos-chave no desenvolvimento das crenças de auto-eficácia nesta transição.Based on the socio-cognitive theory of Bandura (1995), this research was aimed to study the relationship between self-efficacy beliefs in the transition to work and perceived social support of students finalists in higher education. Two hundred and twenty one students finalists, from various institutions of higher education in the area of Lisbon City, participated in the study. Beliefs of self-efficacy were measured by the Scale of Self-efficacy in the Transition to Work (AETT; Vieira & Coimbra, 2005) and social support was assessed through the Social Support Scale (SSA; Social Support Appraisals of Vaux et al., 1986; adapted version by Antunes & Fontaine, 1994/5). Results indicated a positive and significant relationship between the studied variables; this relationship is most evident regarding to perceived social support from friends and others in general. The results analysis allowed also draw conclusions about the differences in beliefs of self-efficacy and perceived social support among groups defined by gender, socio-economic status of parents, experience of work, average of the academic results and the intention to enter the labor market in the next academic year. Overall, the results indicate that social support from family, friends and teachers can be key elements in the development of self-efficacy beliefs in this transition.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSamssudin, Sara2010-07-21T10:53:14Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/902porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559770info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:38.097767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
title Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
spellingShingle Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
Samssudin, Sara
Apoio social
Ensino superior
Auto-eficácia
Transição escola/trabalho
Teses de mestrado
title_short Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
title_full Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
title_fullStr Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
title_full_unstemmed Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
title_sort Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior
author Samssudin, Sara
author_facet Samssudin, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Samssudin, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio social
Ensino superior
Auto-eficácia
Transição escola/trabalho
Teses de mestrado
topic Apoio social
Ensino superior
Auto-eficácia
Transição escola/trabalho
Teses de mestrado
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:53:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/902
url http://hdl.handle.net/10451/902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134158368276480