Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Carolina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29641
Resumo: O presente relatório final de Mestrado intitula-se “Estratégias para Promover a Área da Formação Pessoal e Social no Desenvolvimento Global e Integral da Criança”. Pretende-se realçar a importância desta área no contexto educativo e encontrar estratégias, ferramentas e recursos, que o educador de infância possa utilizar para desenvolver e promover esta área no contexto educativo, contribuindo para que as crianças se tornem adultos equilibrados e cidadãos capazes de viver consigo e com os outros e de participar ativamente na sociedade. A educação pré-escolar é considerada como a primeira etapa de formação ao longo da vida; por isso, enquanto educadores, agentes dessa formação, torna-se relevante não só planear aprendizagens relacionadas com as diversas áreas do saber, como focar-nos numa educação holística, valorizando a componente afetiva, num ambiente adequado às necessidades e interesses das crianças, desenvolvendo atitudes, comportamentos e competências sociais. No atual documento, é apresentada uma reflexão sobre evidências de práticas relacionadas com a área da formação pessoal e social recolhidas na sala de jardim de infância, em contexto de estágio. Optou-se por utilizar uma abordagem de investigação qualitativa, operacionalizada através da recolha documental, dos registos de observação e da aplicação de uma entrevista, seguidos da análise e discussão dos dados assim recolhidos.
id RCAP_6c6e766c44a721de20f47205046fbcf4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criançaFormação pessoal e socialEstratégiasValoresCompetênciasCidadaniaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final de Mestrado intitula-se “Estratégias para Promover a Área da Formação Pessoal e Social no Desenvolvimento Global e Integral da Criança”. Pretende-se realçar a importância desta área no contexto educativo e encontrar estratégias, ferramentas e recursos, que o educador de infância possa utilizar para desenvolver e promover esta área no contexto educativo, contribuindo para que as crianças se tornem adultos equilibrados e cidadãos capazes de viver consigo e com os outros e de participar ativamente na sociedade. A educação pré-escolar é considerada como a primeira etapa de formação ao longo da vida; por isso, enquanto educadores, agentes dessa formação, torna-se relevante não só planear aprendizagens relacionadas com as diversas áreas do saber, como focar-nos numa educação holística, valorizando a componente afetiva, num ambiente adequado às necessidades e interesses das crianças, desenvolvendo atitudes, comportamentos e competências sociais. No atual documento, é apresentada uma reflexão sobre evidências de práticas relacionadas com a área da formação pessoal e social recolhidas na sala de jardim de infância, em contexto de estágio. Optou-se por utilizar uma abordagem de investigação qualitativa, operacionalizada através da recolha documental, dos registos de observação e da aplicação de uma entrevista, seguidos da análise e discussão dos dados assim recolhidos.Castro, HelenaRepositório ComumGuerreiro, Carolina2019-09-04T16:31:44Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29641TID:202279499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:16.694477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
title Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
spellingShingle Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
Guerreiro, Carolina
Formação pessoal e social
Estratégias
Valores
Competências
Cidadania
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
title_full Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
title_fullStr Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
title_full_unstemmed Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
title_sort Estratégias para promover a área da formação pessoal e social no desenvolvimento global e integral da criança
author Guerreiro, Carolina
author_facet Guerreiro, Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Helena
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação pessoal e social
Estratégias
Valores
Competências
Cidadania
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação pessoal e social
Estratégias
Valores
Competências
Cidadania
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório final de Mestrado intitula-se “Estratégias para Promover a Área da Formação Pessoal e Social no Desenvolvimento Global e Integral da Criança”. Pretende-se realçar a importância desta área no contexto educativo e encontrar estratégias, ferramentas e recursos, que o educador de infância possa utilizar para desenvolver e promover esta área no contexto educativo, contribuindo para que as crianças se tornem adultos equilibrados e cidadãos capazes de viver consigo e com os outros e de participar ativamente na sociedade. A educação pré-escolar é considerada como a primeira etapa de formação ao longo da vida; por isso, enquanto educadores, agentes dessa formação, torna-se relevante não só planear aprendizagens relacionadas com as diversas áreas do saber, como focar-nos numa educação holística, valorizando a componente afetiva, num ambiente adequado às necessidades e interesses das crianças, desenvolvendo atitudes, comportamentos e competências sociais. No atual documento, é apresentada uma reflexão sobre evidências de práticas relacionadas com a área da formação pessoal e social recolhidas na sala de jardim de infância, em contexto de estágio. Optou-se por utilizar uma abordagem de investigação qualitativa, operacionalizada através da recolha documental, dos registos de observação e da aplicação de uma entrevista, seguidos da análise e discussão dos dados assim recolhidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-04T16:31:44Z
2019-07-25
2019-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29641
TID:202279499
url http://hdl.handle.net/10400.26/29641
identifier_str_mv TID:202279499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917284593664