Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Cátia Patrícia Gama
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8012
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_3c538bd6b80dfd696b17a1a078757ff3
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolarEducação pré-escolarCriançasDesenvolvimento pessoalFormação socialEstratégiasCompetênciasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório intitula-se «Estratégias para desenvolver a Formação Pessoal e Social de crianças em idade pré-escolar» e pretende fazer uma apreciação do trabalho que foi desenvolvido com o grupo de crianças de quatro a seis anos de idade, da Sala das Borboletas do Jardim de Infância O Arco-Íris, de Faro, em torno da Formação Pessoal e Social, mais precisamente das relações interpessoais e da educação para os valores. Este relatório surge para dar resposta a um dos critérios de avaliação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que consiste na construção de um relatório de investigação que, neste caso, incide na problemática da Formação Pessoal e Social. As situações de aprendizagem implementadas tiveram como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças nos âmbitos considerados prioritários detetados na fase de diagnóstico. No projeto intitulado «As Boas Maneiras», optou-se por uma estratégia de investigação-ação que teve como principais participantes dezasseis crianças, a educadora cooperante, a assistente operacional e as duas estagiárias. O primeiro passo da investigação foi reunir informação sobre a situação real do grupo de crianças, tendo sido utilizada para este efeito a observação direta e a observação indireta. Os dados obtidos ao longo de seis semanas foram registados sistematicamente e comparados com as linhas orientadoras da educação pré-escolar, do projeto educativo e do projeto curricular de grupo. Uma vez desenhado o projeto de investigação-ação no âmbito da PES, tendo em vista o desenvolvimento dos valores, atitudes e competências pessoais e sociais identificadas como prioritárias, desenrolou-se a fase de implementação e avaliação do projeto durante quatro meses. Os resultados obtidos evidenciam que o projeto implementado contribuiu para desenvolver a formação pessoal e social, no grupo de crianças envolvido, nos âmbitos considerados prioritários na fase de diagnóstico.Anica, AuríziaSapientiaBatista, Cátia Patrícia Gama2016-04-15T14:00:25Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8012TID:202258092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:13Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:14.967292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
title Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
Batista, Cátia Patrícia Gama
Educação pré-escolar
Crianças
Desenvolvimento pessoal
Formação social
Estratégias
Competências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
title_full Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
title_sort Estratégias para desenvolver a formação pessoal e social em crianças de idade pré-escolar
author Batista, Cátia Patrícia Gama
author_facet Batista, Cátia Patrícia Gama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anica, Aurízia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Cátia Patrícia Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Crianças
Desenvolvimento pessoal
Formação social
Estratégias
Competências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Crianças
Desenvolvimento pessoal
Formação social
Estratégias
Competências
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-15T14:00:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8012
TID:202258092
url http://hdl.handle.net/10400.1/8012
identifier_str_mv TID:202258092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133226890952704