Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, David José Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86788
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_6c716b49c367d762c59ba8118bd48dcd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018Report of the Pedagogical stage developed in the Secondary school of Francisco Rodrigues Lobo together with the class I OF THE 10TH grade in the leading year 2017/2018EducaçãoEstágio PedagógicoEducação FísicaFeedback PedagógicoDesempenho MotorEducationTeacher TrainingPhysical EducationPedagogical FeedbackMotor PerformanceRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaEm todas as áreas de formação na Educação é necessário recorrer a um ano de Estágio Pedagógico para exercer esta função. Todo este percurso é entendido como o grande momento de formação que todo o aluno de Educação Física aguarda com enorme entusiasmo. É como parte final do Estágio Pedagógico que surge este relatório, representando todos os conhecimentos adquiridos neste último ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Com este documento é pretendido refletir sobre todas as experiências, dificuldades e sucessos presenciados durante este longo período. Aqui, procuramos contextualizar a prática pedagógica levada a cabo no Estágio Pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo de Leiria, no ano letivo 2017/2018. Uma vez que o feedback pedagógico se torna essencial no desenvolvimento de aprendizagens, de forma a entender melhor esta área e desenvolver ferramentas que contribuam para melhores intervenções, será abordado o estudo efetuado com a turma I do 10º ano de escolaridade sobre esta temática. Objetivou-se compreender qual o feedback que facilita a perceção da informação por parte dos alunos da turma, bem como o efeito que este apresenta no desempenho motor da ação de serviço por baixo no Voleibol. Os dados mostram que o feedback prescritivo contribui para a melhoria no desempenho motor dos alunos na ação em causa. Este estudo possibilitou melhorias na intervenção de aula, contribuindo para uma melhor formação.In all areas of training in Education it’s necessary to have a year of Teacher Training to perform this function. All this course is understood as the great moment of formation that every student of Physical Education waits for with great enthusiasm.It’s as a final part of the Teacher Training that this report appears, representing all the knowledge acquired in this last year of the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education. With this document it’s intended to reflect on all the experiences, difficulties and successes witnessed during this long period. Here, we seek to contextualize the pedagogical practice carried out in the Teacher Training in Physical Education at the Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo in Leiria, in the school year of 2017/2018.Once the Pedagogical Feedback becomes essential in the development of learning, in order to better understanding in this area and develop tools that contribute to better interventions, the study will be approached with the class I of the 10th grade on this matter. The objective was to understand wich feedback that facilitates the perception of the information by the students of the class, as well as the effect that this presents in the motor performance of the underhand service action in Volleyball. The data show that the prescriptive feedback contributes to the improvement in the motor performance of the students in the action in question. This study allowed for improvements in classroom intervention, contributing to a better training.2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86788http://hdl.handle.net/10316/86788TID:202219348porBarreiros, David José Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:24:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:53.747384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
Report of the Pedagogical stage developed in the Secondary school of Francisco Rodrigues Lobo together with the class I OF THE 10TH grade in the leading year 2017/2018
title Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
spellingShingle Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
Barreiros, David José Gonçalves
Educação
Estágio Pedagógico
Educação Física
Feedback Pedagógico
Desempenho Motor
Education
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Feedback
Motor Performance
title_short Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
title_full Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
title_fullStr Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
title_full_unstemmed Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
title_sort Relatório do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo junto da turma I do 10º ano no ano letivo 2017/2018
author Barreiros, David José Gonçalves
author_facet Barreiros, David José Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, David José Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estágio Pedagógico
Educação Física
Feedback Pedagógico
Desempenho Motor
Education
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Feedback
Motor Performance
topic Educação
Estágio Pedagógico
Educação Física
Feedback Pedagógico
Desempenho Motor
Education
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Feedback
Motor Performance
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86788
http://hdl.handle.net/10316/86788
TID:202219348
url http://hdl.handle.net/10316/86788
identifier_str_mv TID:202219348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133969247109120