Relação entre reserva cognitiva e funções executivas: estudo piloto numa amostra de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Sofia Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2618
Resumo: O estudo da reserva cognitiva e das funções executivas é uma temática que pode ser bastante benéfica na intervenção precoce dos idosos. Uma vez que a pirâmide etária se está a inverter, torna-se ainda mais pertinente este estudo, de modo a promover o bem-estar e qualidade de vida dos idosos. Desse modo o principal objetivo deste estudo quantitativo é perceber a relação entre a reserva cognitiva e as funções executivas numa amostra de idosos e foi atingido através de uma avaliação feita a partir de um conjunto de testes que avaliam a memória de trabalho, o planeamento e a inibição. Esta dissertação tem como grande objetivo perceber se existe relação entre a reserva cognitiva e as funções executivas. Para que fosse possível realizar esta avaliação, participaram neste estudo 101 participantes, sendo 61 do sexo feminino e 40 do sexo masculino. A partir das análises feitas pôde-se concluir que a reserva cognitiva se correlaciona com a escolaridade, e que está correlacionada com todas as funções executivas avaliadas, sendo que com a memória de trabalho e com a planificação existe uma correlação positiva e com a inibição existe uma correlação negativa. A partir dos resultados obtidos, discutem-se as implicações na intervenção precoce em idosos relativamente à melhoria das suas funções executivas.
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