A relação entre a reserva cognitiva e as funções executivas no envelhecimento saudável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28288 |
Resumo: | Fundamentação Teórica: O declínio cognitivo é um fenómeno que acompanha o envelhecimento mesmo na ausência de doença neurológica. O modelo de Reserva Cognitiva postula que diferenças individuais ao nível do processamento cognitivo e da capacidade de restruturação neuronal levam a que algumas pessoas consigam lidar melhor com o processo de envelhecimento do que outras. O Cognitive Reserve Índex questionnaire (CRIq) propõe avaliar a Reserva Cognitiva de forma objectiva utilizando três dos domínios usados na conceptualização da reserva: o nível de escolaridade, a ocupação profissional e as actividades de tempo livre. No presente estudo, pretendemos estudar a relação entre os domínios do trabalho e do tempo livre da Reserva Cognitiva e os mecanismos do funcionamento executivo, bem como estudar a contribuição do CRIq para a avaliação da Reserva Cognitiva. Metodologia: A amostra por conveniência deste estudo transversal foi composta por 45 participantes cognitivamente saudáveis, com idades compreendidas entre os 50 e os 81 anos e sem antecedentes pessoais relevantes. Após uma entrevista clínica breve foram administrados alguns instrumentos que permitem avaliar domínios do funcionamento executivo: o Digit-Symbol substituto test, o Digit-Span, o Stroop Test, o Trail Making Test e o CRIq. Resultados: Verificamos que as pontuações brutas do CRI-Escola, CRITrabalho e CRI-Tempo Livre não se correlacionam com os mecanismos do funcionamento executivo, quando controlado o efeito do nível de escolaridade e da idade. Considerando os resultados obtidos não foi possível verificar se o CRITrabalho e o CRI-Tempo Livre permitiam prever o desempenho dos participantes nas provas de funções executivas. Conclusão: Na literatura tem sido demonstrado que os sujeitos que acumulam experiências de vida mais estimulantes parecem apresentar um melhor desempenho cognitivo numa idade mais avançada. Porém, os resultados do presente estudo não corroboram a literatura, demonstraram sim que as medidas de Reserva Cognitiva poderão ser suportadas sobretudo pelo nível de escolaridade e pela idade, que quando controlados não apresentam nenhuma correlação com as provas administradas. Por fim, a validação e adaptação cultural do CRIq para a população portuguesa parece ser bastante relevante. |
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A relação entre a reserva cognitiva e as funções executivas no envelhecimento saudávelReserva cognitivaFunções executivasEnvelhecimento saudávelCognitive reserveExecutive functionsHealthy agingCRIqDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeFundamentação Teórica: O declínio cognitivo é um fenómeno que acompanha o envelhecimento mesmo na ausência de doença neurológica. O modelo de Reserva Cognitiva postula que diferenças individuais ao nível do processamento cognitivo e da capacidade de restruturação neuronal levam a que algumas pessoas consigam lidar melhor com o processo de envelhecimento do que outras. O Cognitive Reserve Índex questionnaire (CRIq) propõe avaliar a Reserva Cognitiva de forma objectiva utilizando três dos domínios usados na conceptualização da reserva: o nível de escolaridade, a ocupação profissional e as actividades de tempo livre. No presente estudo, pretendemos estudar a relação entre os domínios do trabalho e do tempo livre da Reserva Cognitiva e os mecanismos do funcionamento executivo, bem como estudar a contribuição do CRIq para a avaliação da Reserva Cognitiva. Metodologia: A amostra por conveniência deste estudo transversal foi composta por 45 participantes cognitivamente saudáveis, com idades compreendidas entre os 50 e os 81 anos e sem antecedentes pessoais relevantes. Após uma entrevista clínica breve foram administrados alguns instrumentos que permitem avaliar domínios do funcionamento executivo: o Digit-Symbol substituto test, o Digit-Span, o Stroop Test, o Trail Making Test e o CRIq. Resultados: Verificamos que as pontuações brutas do CRI-Escola, CRITrabalho e CRI-Tempo Livre não se correlacionam com os mecanismos do funcionamento executivo, quando controlado o efeito do nível de escolaridade e da idade. Considerando os resultados obtidos não foi possível verificar se o CRITrabalho e o CRI-Tempo Livre permitiam prever o desempenho dos participantes nas provas de funções executivas. Conclusão: Na literatura tem sido demonstrado que os sujeitos que acumulam experiências de vida mais estimulantes parecem apresentar um melhor desempenho cognitivo numa idade mais avançada. Porém, os resultados do presente estudo não corroboram a literatura, demonstraram sim que as medidas de Reserva Cognitiva poderão ser suportadas sobretudo pelo nível de escolaridade e pela idade, que quando controlados não apresentam nenhuma correlação com as provas administradas. Por fim, a validação e adaptação cultural do CRIq para a população portuguesa parece ser bastante relevante.Theoretical Background: Cognitive decline is a phenomenon that accompanies aging even in the absence of neurological disease. The Cognitive Reserve model postulates that individual differences in cognitive processing and neuronal restructuring capacity lead some people to better manage the aging process than others. The Cognitive Reserve Index questionnaire (CRIq) proposes to evaluate the Cognitive Reserve in an objective way, using three domains used in the conceptualization of the reserve: level of education, professional occupation, and leisure activities. In the present study, we intend to study the relationship between the Cognitive Reserve and the mechanisms of executive functioning, as well as to study the contribution of the Cognitive Reserve Index questionnaire for the evaluation of the Cognitive Reserve. Method: The sample, for example, is composed transversely by 45 cognitively healthy participants, aged between 50 and 81 years and with no relevant personal antecedents. After an interview, the clinic was administered as a means of digit substitution testing, digit span, Stroop test, track test, and CRIq. Results: We verified that the gross scores of CRI-Escola, CRI-Trabalho and CRI-Tempo do not correlate with the mechanisms of executive functioning, when controlled the effect of level of schooling and age. Considering the results obtained it was not possible to verify if the CRI-Work and the CRI-Free Time allowed to predict the performance of the participants in the tests that evaluate the executive functioning. Conclusion: In the literature it has been demonstrated that subjects who accumulate more stimulating life experiences seem to present better cognitive performance at a later age. However, the results of the present study do not corroborate the literature, they did demonstrate that Cognitive Reserve measures may be supported mainly by level of schooling and age, which when checked do not show any correlation with the tests administered. Finally, the validation and cultural adaptation of the CRIq for the Portuguese population seems to be very relevant.Ribeiro, FilipaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSerafim, Filipa Alexandra Rodrigues Pereira2019-10-03T08:12:43Z2018-11-1820182018-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28288TID:202138453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:26:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:26:20Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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