Bilingualism: Potential Impacts on Executive Functions and on Cognitive Reserve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Sacadura Barbosa Pacheco da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9427
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Raquel Lemos, apresentado no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.
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spelling Bilingualism: Potential Impacts on Executive Functions and on Cognitive ReserveBilingualismMonolingualismExecutive FunctionsCognitive ReserveBilinguismoMonolinguismoFunções ExecutivasReserva CognitivaDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Raquel Lemos, apresentado no Ispa - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.ABSTRACT: Bilingualism has gathered significant attention in recent years due to its remarkable impact on cognitive processes, particularly its important role in enhancing executive functions and also on improving cognitive reserve. Higher levels of executive functioning allow individuals to deal with everyday tasks more easily since it helps them achieve goals, adapt to new situations and even better social interactions. As for cognitive reserve, better levels seem to delay the symptoms of several diseases linked to dementia. This study aimed at investigating whether bilingual young adults have a significantly better performance on executive functioning measures, when compared to monolingual young adults and to verify if bilingualism impacts the level of cognitive reserve. The study included 60 participants aged between 18 and 31 (young adults) divided into two groups: 30 bilinguals and 30 monolinguals. The participants were assessed with the following Executive Function tests: Coding Subtest, Letter-Number Sequencing Subtest, Stroop Color Word Test, Verbal Fluency Test, and Ravens Standard Progressive Matrices. The Cognitive Reserve Index Questionnaire and the Irregular Word Reading Test were included as measures of cognitive reserve. Our results showed that, regarding executive functioning, a significantly higher performance, favoring bilingual individuals, was found in inhibitory control, and working memory functions. This evidence confirms that bilinguals manifest superior performance in some executive functions. In the CRIq, the bilingual group had an overall higher score on CRI Education and on CRI Leisure Time but not on CRI Working Activity. A similar pattern was found for the TeLPI, where bilinguals revealed a significantly superior number of accurate responses in reading irregular words. Correlations were calculated between the cognitive reserve variables and the executive functioning measures for the two groups. In the bilingual group, CRI Education showed a significant moderate correlation with measures of working memory and with inhibitory control measures. Regarding the monolingual group, only the Coding Subtest revealed a significant moderate correlation with both the CRI Leisure Time and CRI Education. A Linear Regression was used to verify which of the bilingual factors had a predictive role in the results obtained in the executive functions and cognitive reserve tasks. Regardless of the extent to which bilingualism is the complete, partial, or apparent cause of the data obtained in this study, this continues to be an area that needs more research.O bilinguismo tem recebido atenção significativa nos últimos anos devido ao seu notável impacto nos processos cognitivos, particularmente o papel importante na melhoria das funções executivas e também na melhoria da reserva cognitiva. Níveis mais elevados de funcionamento executivo permitem que os indivíduos lidem com mais facilidade com as tarefas cotidianas, pois ajuda a atingir objetivos, adaptar-se a novas situações e melhorar as interações sociais. Quanto à reserva cognitiva, melhores níveis parecem retardar os sintomas de diversas doenças ligadas à demência. Este estudo teve como objetivo investigar se jovens adultos bilingues apresentam um melhor resultado nas medidas de funcionamento executivo, quando comparados a jovens adultos monolingues, e também verificar se o bilinguismo impacta o nível de Reserva Cognitiva. O estudo incluiu 60 participantes com idades entre 18 e 31 anos (adultos jovens) divididos em dois grupos: 30 bilingues e 30 monolingues. Os participantes foram avaliados com os seguintes testes de Funções Executivas: Subteste de Codificação, Subteste de Sequenciamento de Letras e Números, Stroop Color Word Test, Teste de Fluência Verbal e Matrizes Progressivas de Raven Standard. O Questionário Índice de Reserva Cognitiva e o Teste de Leitura de Palavras Irregulares foram incluídos como medidas de reserva cognitiva. Os resultados mostraram que, em relação ao funcionamento executivo, foi encontrado um desempenho significativamente superior, favorecendo os indivíduos bilingues, nas funções de controlo inibitório e memória de trabalho. Esta evidência confirma que os bilingues manifestam proficiência superior em algumas funções executivas. No CRIq, o grupo bilingue obteve uma pontuação geral mais alta no CRI Educação e no CRI Lazer, mas não no CRI Atividade de Trabalho. Um padrão semelhante foi encontrado para o TeLPI, onde os bilingues revelaram um número significativamente superior de respostas precisas na leitura de palavras irregulares. Foram calculadas correlações entre as variáveis de Reserva Cognitiva e as medidas de Funcionamento Executivo para os dois grupos. No grupo bilingue, o CRI Educação apresentou correlação moderada significativa com medidas de memória de trabalho e com medidas de controlo inibitório. Em relação ao grupo monolingue, apenas o Subteste Codificação revelou correlação moderada significativa tanto com o CRI Tempo Lazer como com o CRI Educação. Foi utilizada uma Regressão Linear para verificar quais dos fatores bilingues tinham papel preditivo nos resultados obtidos nas tarefas de funções executivas e reserva cognitiva. Independentemente de o bilinguismo ser a causa única, parcial ou aparente dos dados obtidos neste estudo, esta continua a ser uma área que necessita de mais investigação.Oliveira, Raquel Maria Baptista de Lemos Guerra deRepositório do ISPASilva, Sara Sacadura Barbosa Pacheco da2023-12-182024-01-082025-11-08T00:00:00Z2023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9427TID:203447220enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:32.699436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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