Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial

Bibliographic Details
Main Author: Candeias, Adelinda
Publication Date: 2017
Other Authors: Calisto, I., Borralho, L.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10174/23008
https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771
Summary: O objetivo do estudo é comparar os níveis de burnout em professores do ensino regular e educação especial em escolas públicas portuguesas que trabalham com alunos com Necessidades Educativas Especiais. A amostra é constituída por 7058 docentes de ensino regular e 451 de educação especial. O estudo dos resultados baseou-se numa análise de variância univariada. É o grupo de ensino regular que revela maiores níveis de realização pessoal e profissional e despersonalização. Neste grupo, são as mulheres que estão mais exaustas emocionalmente e os homens mais despersonalizados, sugerindo-se para este grupo a aplicação de um programa de prevenção de burnout.
id RCAP_6c8172d16f4e65c2bca4a841aee665d3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especialescolas públicasburnoutprofessoresensino regulareducação especialO objetivo do estudo é comparar os níveis de burnout em professores do ensino regular e educação especial em escolas públicas portuguesas que trabalham com alunos com Necessidades Educativas Especiais. A amostra é constituída por 7058 docentes de ensino regular e 451 de educação especial. O estudo dos resultados baseou-se numa análise de variância univariada. É o grupo de ensino regular que revela maiores níveis de realização pessoal e profissional e despersonalização. Neste grupo, são as mulheres que estão mais exaustas emocionalmente e os homens mais despersonalizados, sugerindo-se para este grupo a aplicação de um programa de prevenção de burnout.2018-03-16T16:34:57Z2018-03-162017-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23008https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771http://hdl.handle.net/10174/23008https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771porCIEPaac@uevora.ptndnd681Candeias, AdelindaCalisto, I.Borralho, L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:54.971293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
title Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
spellingShingle Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
Candeias, Adelinda
escolas públicas
burnout
professores
ensino regular
educação especial
title_short Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
title_full Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
title_fullStr Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
title_full_unstemmed Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
title_sort Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
author Candeias, Adelinda
author_facet Candeias, Adelinda
Calisto, I.
Borralho, L.
author_role author
author2 Calisto, I.
Borralho, L.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Adelinda
Calisto, I.
Borralho, L.
dc.subject.por.fl_str_mv escolas públicas
burnout
professores
ensino regular
educação especial
topic escolas públicas
burnout
professores
ensino regular
educação especial
description O objetivo do estudo é comparar os níveis de burnout em professores do ensino regular e educação especial em escolas públicas portuguesas que trabalham com alunos com Necessidades Educativas Especiais. A amostra é constituída por 7058 docentes de ensino regular e 451 de educação especial. O estudo dos resultados baseou-se numa análise de variância univariada. É o grupo de ensino regular que revela maiores níveis de realização pessoal e profissional e despersonalização. Neste grupo, são as mulheres que estão mais exaustas emocionalmente e os homens mais despersonalizados, sugerindo-se para este grupo a aplicação de um programa de prevenção de burnout.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30T00:00:00Z
2018-03-16T16:34:57Z
2018-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23008
https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771
http://hdl.handle.net/10174/23008
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771
url http://hdl.handle.net/10174/23008
https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CIEP
aac@uevora.pt
nd
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136621187039232