Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10174/23008 https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771 |
Summary: | O objetivo do estudo é comparar os níveis de burnout em professores do ensino regular e educação especial em escolas públicas portuguesas que trabalham com alunos com Necessidades Educativas Especiais. A amostra é constituída por 7058 docentes de ensino regular e 451 de educação especial. O estudo dos resultados baseou-se numa análise de variância univariada. É o grupo de ensino regular que revela maiores níveis de realização pessoal e profissional e despersonalização. Neste grupo, são as mulheres que estão mais exaustas emocionalmente e os homens mais despersonalizados, sugerindo-se para este grupo a aplicação de um programa de prevenção de burnout. |
id |
RCAP_6c8172d16f4e65c2bca4a841aee665d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/23008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especialescolas públicasburnoutprofessoresensino regulareducação especialO objetivo do estudo é comparar os níveis de burnout em professores do ensino regular e educação especial em escolas públicas portuguesas que trabalham com alunos com Necessidades Educativas Especiais. A amostra é constituída por 7058 docentes de ensino regular e 451 de educação especial. O estudo dos resultados baseou-se numa análise de variância univariada. É o grupo de ensino regular que revela maiores níveis de realização pessoal e profissional e despersonalização. Neste grupo, são as mulheres que estão mais exaustas emocionalmente e os homens mais despersonalizados, sugerindo-se para este grupo a aplicação de um programa de prevenção de burnout.2018-03-16T16:34:57Z2018-03-162017-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23008https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771http://hdl.handle.net/10174/23008https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771porCIEPaac@uevora.ptndnd681Candeias, AdelindaCalisto, I.Borralho, L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:54.971293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial |
title |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial |
spellingShingle |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial Candeias, Adelinda escolas públicas burnout professores ensino regular educação especial |
title_short |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial |
title_full |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial |
title_fullStr |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial |
title_sort |
Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial |
author |
Candeias, Adelinda |
author_facet |
Candeias, Adelinda Calisto, I. Borralho, L. |
author_role |
author |
author2 |
Calisto, I. Borralho, L. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, Adelinda Calisto, I. Borralho, L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolas públicas burnout professores ensino regular educação especial |
topic |
escolas públicas burnout professores ensino regular educação especial |
description |
O objetivo do estudo é comparar os níveis de burnout em professores do ensino regular e educação especial em escolas públicas portuguesas que trabalham com alunos com Necessidades Educativas Especiais. A amostra é constituída por 7058 docentes de ensino regular e 451 de educação especial. O estudo dos resultados baseou-se numa análise de variância univariada. É o grupo de ensino regular que revela maiores níveis de realização pessoal e profissional e despersonalização. Neste grupo, são as mulheres que estão mais exaustas emocionalmente e os homens mais despersonalizados, sugerindo-se para este grupo a aplicação de um programa de prevenção de burnout. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30T00:00:00Z 2018-03-16T16:34:57Z 2018-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/23008 https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771 http://hdl.handle.net/10174/23008 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/23008 https://doi.org/Candeias, A., Calisto, I. & Borralho, L. (2017). Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(03), 59-62. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CIEP aac@uevora.pt nd nd 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136621187039232 |