Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlotto, Mary Sandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Librelotto, Rejane, Pizzinato, Adolfo, Barcinski*, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.569
Resumo: O presente estudo tem como objectivo identificar a prevalência da Síndrome de Burnout e a sua associação com os factores de risco psicossociais em 63 professores de escolas especiais da região central do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo – CESQT-PE, versão para professores, a Bateria de avaliação de riscos psicossociais e um questionário para as restantes variáveis. Os resultados obtidos evidenciam uma prevalência de 30,6% de professores que apresentam o Perfil1 de Burnout, considerado como um nível moderado da síndrome e 14,3 % do Perfil 2, definido como uma forma mais severa de Burnout. O Perfil 1 associou-se ao aumento do conflito de papel e iniquidade e o Perfil 2 ao conflito de papel, sobrecarga de trabalho, iniquidade, insatisfação laboral e aos problemas de saúde.
id RCAP_aba1457732106d2b97f4efca33467ed3
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especialEnsino especial; Professores; Síndrome de Burnout.O presente estudo tem como objectivo identificar a prevalência da Síndrome de Burnout e a sua associação com os factores de risco psicossociais em 63 professores de escolas especiais da região central do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo – CESQT-PE, versão para professores, a Bateria de avaliação de riscos psicossociais e um questionário para as restantes variáveis. Os resultados obtidos evidenciam uma prevalência de 30,6% de professores que apresentam o Perfil1 de Burnout, considerado como um nível moderado da síndrome e 14,3 % do Perfil 2, definido como uma forma mais severa de Burnout. O Perfil 1 associou-se ao aumento do conflito de papel e iniquidade e o Perfil 2 ao conflito de papel, sobrecarga de trabalho, iniquidade, insatisfação laboral e aos problemas de saúde.ISPA - Instituto Universitário2012-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.569https://doi.org/10.14417/ap.569Análise Psicológica; Vol 30, No 3 (2012); 315-327Análise Psicológica; Vol 30, No 3 (2012); 315-3271646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/569http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/569/pdfCarlotto, Mary SandraLibrelotto, RejanePizzinato, AdolfoBarcinski*, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:32Zoai:ojs.localhost:article/569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:24.583353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
title Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
spellingShingle Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
Carlotto, Mary Sandra
Ensino especial; Professores; Síndrome de Burnout.
title_short Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
title_full Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
title_fullStr Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
title_full_unstemmed Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
title_sort Prevalência e factores associados à Síndrome de Burnout nos professores de ensino especial
author Carlotto, Mary Sandra
author_facet Carlotto, Mary Sandra
Librelotto, Rejane
Pizzinato, Adolfo
Barcinski*, Mariana
author_role author
author2 Librelotto, Rejane
Pizzinato, Adolfo
Barcinski*, Mariana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlotto, Mary Sandra
Librelotto, Rejane
Pizzinato, Adolfo
Barcinski*, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino especial; Professores; Síndrome de Burnout.
topic Ensino especial; Professores; Síndrome de Burnout.
description O presente estudo tem como objectivo identificar a prevalência da Síndrome de Burnout e a sua associação com os factores de risco psicossociais em 63 professores de escolas especiais da região central do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo – CESQT-PE, versão para professores, a Bateria de avaliação de riscos psicossociais e um questionário para as restantes variáveis. Os resultados obtidos evidenciam uma prevalência de 30,6% de professores que apresentam o Perfil1 de Burnout, considerado como um nível moderado da síndrome e 14,3 % do Perfil 2, definido como uma forma mais severa de Burnout. O Perfil 1 associou-se ao aumento do conflito de papel e iniquidade e o Perfil 2 ao conflito de papel, sobrecarga de trabalho, iniquidade, insatisfação laboral e aos problemas de saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.569
https://doi.org/10.14417/ap.569
url https://doi.org/10.14417/ap.569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/569
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/569/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 30, No 3 (2012); 315-327
Análise Psicológica; Vol 30, No 3 (2012); 315-327
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591866318848