SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805 |
Resumo: | O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores. |
id |
UNISC-2_0cb83d2bc47aa7bc084fc61a922c1031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/2805 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIALSíndrome de Burnout. Professores. Ensino especial.O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores.Unisc2014-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/280510.17058/barbaroi.v0i39.2805Barbarói; Nº 39 ANO 2013/2; 53-691982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805/3053Braun, Ana ClaudiaCarlotto, Mary Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2805Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
spellingShingle |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL Braun, Ana Claudia Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial. |
title_short |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_full |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_fullStr |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_full_unstemmed |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_sort |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
author |
Braun, Ana Claudia |
author_facet |
Braun, Ana Claudia Carlotto, Mary Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Carlotto, Mary Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braun, Ana Claudia Carlotto, Mary Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial. |
topic |
Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial. |
description |
O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805 10.17058/barbaroi.v0i39.2805 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i39.2805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805/3053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; Nº 39 ANO 2013/2; 53-69 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219564630343680 |