SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
DOI: | 10.17058/barbaroi.v0i39.2805 |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805 |
Resumo: | O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores. |
id |
UNISC-2_0cb83d2bc47aa7bc084fc61a922c1031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/2805 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
spelling |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIALSíndrome de Burnout. Professores. Ensino especial.O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores.Unisc2014-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/280510.17058/barbaroi.v0i39.2805Barbarói; Nº 39 ANO 2013/2; 53-691982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805/3053Braun, Ana ClaudiaCarlotto, Mary Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2805Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
spellingShingle |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL Braun, Ana Claudia Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial. Braun, Ana Claudia Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial. |
title_short |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_full |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_fullStr |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_full_unstemmed |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
title_sort |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL |
author |
Braun, Ana Claudia |
author_facet |
Braun, Ana Claudia Braun, Ana Claudia Carlotto, Mary Sandra Carlotto, Mary Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Carlotto, Mary Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braun, Ana Claudia Carlotto, Mary Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial. |
topic |
Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial. |
description |
O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805 10.17058/barbaroi.v0i39.2805 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i39.2805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2805/3053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; Nº 39 ANO 2013/2; 53-69 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1822179355966570496 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17058/barbaroi.v0i39.2805 |