Um despertador chamado poesia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1895 |
Resumo: | Este relatório insere-se no âmbito do trabalho de investigação desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada II, no contexto escolar do 2º ciclo de escolaridade do Ensino Básico. Especificamente, numa turma de 5º ano, na disciplina de Português. Ao longo da intervenção pedagógica foi realizado um estudo que pretendeu responder à questão-problema: Qual a influência da motivação para a poesia no desenvolvimento das competências leitoras? Para tal, foi necessário conhecer a turma de forma a perceber quais os seus gostos, hobbies e hábitos de leitura a partir de observações, do questionário inicial. Posteriormente, partindo de diferentes estratégias/estímulos de caráter motivacional para as atividades da aula de Português pôde perceber-se que a resposta às atividades desafiadoras, da caixa denominada Misteriosa, contribuíram para fomentar as competências leitoras a partir de diferentes estratégias para a leitura (em silêncio e, preferencialmente, em voz alta) de texto poético, despertando o gosto pela poesia e pelas aulas de Português. Para credibilizar este estudo de investigação, tendo em conta que esta é uma investigação em Educação, recorreu-se a uma metodologia qualitativa a partir de dados como observações, questionários, documentos (notas da investigadora e dos alunos) e gravações de vídeo. Anteriormente à intervenção, os alunos revelavam dificuldades na leitura em voz alta, indisponibilidade para ler, pouca capacidade de argumentação/interpretação de texto e mostraram-se desmotivados, em geral, para a disciplina de Português. Após e durante a intervenção da professora investigadora, e depois da análise de dados, as atividades realizadas serviram para desenvolver as competências leitoras (argumentação e interpretação de texto) através de atividades inovadoras que desafiavam a leitura e a compreensão de diferentes poemas. A evolução dos alunos viu-se pela crescente e voluntária participação em todas as atividades (em sala de aula ou fora dela) que careciam da interpretação e discussão de texto poético, como na leitura em voz alta para a turma, para a comunidade escolar, bem como na disponibilidade total para a última atividade final que não pôde ser realizada por questões de tempo. Ensinar a compreender a partir de desafios e da leitura em voz alta de texto poético foi uma aventura que se demonstrou totalmente viável e adequada. |
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Posteriormente, partindo de diferentes estratégias/estímulos de caráter motivacional para as atividades da aula de Português pôde perceber-se que a resposta às atividades desafiadoras, da caixa denominada Misteriosa, contribuíram para fomentar as competências leitoras a partir de diferentes estratégias para a leitura (em silêncio e, preferencialmente, em voz alta) de texto poético, despertando o gosto pela poesia e pelas aulas de Português. Para credibilizar este estudo de investigação, tendo em conta que esta é uma investigação em Educação, recorreu-se a uma metodologia qualitativa a partir de dados como observações, questionários, documentos (notas da investigadora e dos alunos) e gravações de vídeo. Anteriormente à intervenção, os alunos revelavam dificuldades na leitura em voz alta, indisponibilidade para ler, pouca capacidade de argumentação/interpretação de texto e mostraram-se desmotivados, em geral, para a disciplina de Português. Após e durante a intervenção da professora investigadora, e depois da análise de dados, as atividades realizadas serviram para desenvolver as competências leitoras (argumentação e interpretação de texto) através de atividades inovadoras que desafiavam a leitura e a compreensão de diferentes poemas. A evolução dos alunos viu-se pela crescente e voluntária participação em todas as atividades (em sala de aula ou fora dela) que careciam da interpretação e discussão de texto poético, como na leitura em voz alta para a turma, para a comunidade escolar, bem como na disponibilidade total para a última atividade final que não pôde ser realizada por questões de tempo. Ensinar a compreender a partir de desafios e da leitura em voz alta de texto poético foi uma aventura que se demonstrou totalmente viável e adequada.This report is part of the research work carried out during the Supervised Teaching Practice II, in Middle School (2º ciclo, Ensino Básico) context, specifically, in a 5th grade Portuguese class. Throughout the pedagogical intervention was carried out a study that sought to answer the question- problem: What is the motivation influence for poetry in the reading skills development? To do this, it was necessary to know the class in order to understand their tastes, hobbies and reading habits through observations, from initial questionnaire. Later, starting from different motivational strategies / stimuli for the Portuguese class activities, it was possible to understand that the response to the challenging activities, of the box called Misteriosa ,contributed to foster reading skills from different strategies to the reading (in silence and, preferentially, aloud) of poetic text, awakening the pleasure for poetry and Portuguese lessons. In order to give credibility to this research study, taking into account that this is an investigation in Education, a qualitative methodology was used based on data such as observations, questionnaires, documents (researcher and student notes) and video recordings. Prior to the intervention, the students revealed difficulties in reading aloud, unavailability to read, less ability of argumentation / text interpretation and were generally unmotivated for Portuguese subject. After and during the intervention of the researcher, and after the analysis of the data, the activities performed served to develop the reading skills (argumentation and text interpretation) through innovative activities that challenged reading and understanding of different poems. The evolution of the students was seen by the increasing and voluntary participation in all activities (in class or outside) that lacked the interpretation and discussion of poetic text, as in reading aloud to the class, to the school community, as well as in the total availability for the last final activity that could not be accomplished due to timing issues. Teaching to understand through challenges and the reading aloud of poetic text was an adventure that has proved to be totally practicable and appropriate.2017-07-31T11:09:56Z2017-06-29T00:00:00Z2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1895TID:201721856porFerreira, Joana Filipa Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:57.430008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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