Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luísa Alexandra Carvalho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25091
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a construção e implementação de tarefas matemáticas com recurso a applets dinâmicos no GeoGebra promotoras à aprendizagem de conteúdos matemáticos lecionados no domínio Geometria e Medida (GM) nos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. O domínio GM é um dos mais extensos e exigentes do atual Programa e Metas Curriculares para o Ensino Básico, em particular no 3.º ciclo. Pretende-se utilizar as novas tecnologias, nomeadamente Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), associadas à aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes neste domínio e nos diferentes anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico, e, simultaneamente, pretende-se aferir se a utilização deste tipo de software se revela um recurso motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem da Geometria. No desenvolvimento destas atividades, propuseram-se aos alunos tarefas que foram realizadas com recurso ao software GeoGebra. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, tendo sido realizada a recolha de dados através das argumentações dos alunos, de notas de campo, grelhas de observação e entrevistas através de gravações áudio. Este estudo efetuou-se com grupos de alunos do 7.º ao 9.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com o objetivo de analisar a utilização do GeoGebra como meio eficaz no processo ensino-aprendizagem. Recorreu-se a questionários e a testes de diagnóstico para averiguar o nível de raciocínio geométrico em que cada aluno se encontrava e a fichas de trabalho envolvendo diversas tarefas para serem resolvidas com recurso a applets elaborados com o GeoGebra. As conclusões da investigação realçam a importância da utilização de AGD na aprendizagem em Geometria, em particular no desenvolvimento do raciocínio abstrato dos alunos e apontam as dificuldades manifestadas por eles. No geral, os resultados observados indicam que o GeoGebra é um bom recurso de aprendizagem da Geometria, melhorando e motivando os alunos para essa aprendizagem.
id RCAP_6c92eeed736309e0ca5ed31ad055503f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebraTeoria de van HieleAmbientes de Geometria Dinâmica (AGD)GeometriaHistória da MatemáticaPapiro de Rhind3.º ciclo do Ensino BásicoO presente trabalho tem como objetivo a construção e implementação de tarefas matemáticas com recurso a applets dinâmicos no GeoGebra promotoras à aprendizagem de conteúdos matemáticos lecionados no domínio Geometria e Medida (GM) nos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. O domínio GM é um dos mais extensos e exigentes do atual Programa e Metas Curriculares para o Ensino Básico, em particular no 3.º ciclo. Pretende-se utilizar as novas tecnologias, nomeadamente Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), associadas à aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes neste domínio e nos diferentes anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico, e, simultaneamente, pretende-se aferir se a utilização deste tipo de software se revela um recurso motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem da Geometria. No desenvolvimento destas atividades, propuseram-se aos alunos tarefas que foram realizadas com recurso ao software GeoGebra. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, tendo sido realizada a recolha de dados através das argumentações dos alunos, de notas de campo, grelhas de observação e entrevistas através de gravações áudio. Este estudo efetuou-se com grupos de alunos do 7.º ao 9.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com o objetivo de analisar a utilização do GeoGebra como meio eficaz no processo ensino-aprendizagem. Recorreu-se a questionários e a testes de diagnóstico para averiguar o nível de raciocínio geométrico em que cada aluno se encontrava e a fichas de trabalho envolvendo diversas tarefas para serem resolvidas com recurso a applets elaborados com o GeoGebra. As conclusões da investigação realçam a importância da utilização de AGD na aprendizagem em Geometria, em particular no desenvolvimento do raciocínio abstrato dos alunos e apontam as dificuldades manifestadas por eles. No geral, os resultados observados indicam que o GeoGebra é um bom recurso de aprendizagem da Geometria, melhorando e motivando os alunos para essa aprendizagem.The main goal of this work is the construction and implementation of mathematical tasks that use dynamic applets in GeoGebra and that promote the learning of mathematical contents taught in Geometry and Measurement (GM) during the 7th, 8th and 9th grades. GM is one of the most demanding and extensive domains of the current School Curricula regarding Basic Education, particularly in the three-year period mentioned above. It is the purpose of this work to use new technologies, namely Dynamic Geometry Environments (DGE) associated both with the learning of mathematics and with the contents taught during the 7th, 8th and 9th) grades. At the same time, it is also our intention to verify whether a software of such nature can indeed act a facilitator and motivational element as far as the teaching-learning process of Geometry is related. During the development of these activities, students were asked to solve tasks using GeoGebra software. The methodology supporting this study is qualitative. The data that were gathered were based on: students' arguments, field notes, observation grids and recorded audio interviews. This study was carried out with groups of students attending the 7th, 8th and 9th grades, and aimed at analysing the effectiveness of GeoGebra in the teaching-learning process. Questionnaires and diagnostic tests were used to determine the level of geometric reasoning applied to each student. There were also used worksheets and exercises involving various tasks to be solved using applets created with GeoGebra. The findings of this research highlight the importance of using DGE while teaching Geometry, especially because of the role these tools play in the development of students' abstract reasoning, at the same time they also draw one’s attention to their main difficulties. In general, the results that were observed indicate that GeoGebra is a good learning resource to teach Geometry, motivating students and increasing their predisposition to the learning process.2019-01-14T13:02:44Z2017-12-12T00:00:00Z2017-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25091TID:201945037porOliveira, Luísa Alexandra Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:57Zoai:ria.ua.pt:10773/25091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:32.006584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
title Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
spellingShingle Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
Oliveira, Luísa Alexandra Carvalho de
Teoria de van Hiele
Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD)
Geometria
História da Matemática
Papiro de Rhind
3.º ciclo do Ensino Básico
title_short Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
title_full Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
title_fullStr Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
title_full_unstemmed Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
title_sort Tarefas didácticas para o ensino básico com recurso ao GeoGebra
author Oliveira, Luísa Alexandra Carvalho de
author_facet Oliveira, Luísa Alexandra Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luísa Alexandra Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de van Hiele
Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD)
Geometria
História da Matemática
Papiro de Rhind
3.º ciclo do Ensino Básico
topic Teoria de van Hiele
Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD)
Geometria
História da Matemática
Papiro de Rhind
3.º ciclo do Ensino Básico
description O presente trabalho tem como objetivo a construção e implementação de tarefas matemáticas com recurso a applets dinâmicos no GeoGebra promotoras à aprendizagem de conteúdos matemáticos lecionados no domínio Geometria e Medida (GM) nos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. O domínio GM é um dos mais extensos e exigentes do atual Programa e Metas Curriculares para o Ensino Básico, em particular no 3.º ciclo. Pretende-se utilizar as novas tecnologias, nomeadamente Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD), associadas à aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes neste domínio e nos diferentes anos de escolaridade do 3.º ciclo do Ensino Básico, e, simultaneamente, pretende-se aferir se a utilização deste tipo de software se revela um recurso motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem da Geometria. No desenvolvimento destas atividades, propuseram-se aos alunos tarefas que foram realizadas com recurso ao software GeoGebra. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, tendo sido realizada a recolha de dados através das argumentações dos alunos, de notas de campo, grelhas de observação e entrevistas através de gravações áudio. Este estudo efetuou-se com grupos de alunos do 7.º ao 9.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com o objetivo de analisar a utilização do GeoGebra como meio eficaz no processo ensino-aprendizagem. Recorreu-se a questionários e a testes de diagnóstico para averiguar o nível de raciocínio geométrico em que cada aluno se encontrava e a fichas de trabalho envolvendo diversas tarefas para serem resolvidas com recurso a applets elaborados com o GeoGebra. As conclusões da investigação realçam a importância da utilização de AGD na aprendizagem em Geometria, em particular no desenvolvimento do raciocínio abstrato dos alunos e apontam as dificuldades manifestadas por eles. No geral, os resultados observados indicam que o GeoGebra é um bom recurso de aprendizagem da Geometria, melhorando e motivando os alunos para essa aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T00:00:00Z
2017-12-12
2019-01-14T13:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25091
TID:201945037
url http://hdl.handle.net/10773/25091
identifier_str_mv TID:201945037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137639614382080