Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408 |
Resumo: | The article discusses knowledge and training practices of teachers who work in early childhood education in a public school in Rio de Janeiro. We bring to this discussion experiences in the exercise of teaching, making unfeasible experiences narrated by the voices of the teachers, in the understanding that it is one of the possible ways to think about the training of childhood educators, their particularities and specificities. We understand that discussing teacher training collaborates in the construction of a public education that makes learning possible for all children. This work is anchored in research with school routines and narrative research and argues that school subjects produce knowledge in their unique social practices, weaving ways of making people feel and think based on their subjectivities. |
id |
RCAP_6c9da7ff24b7bc659892b0979bb03e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolaresFormação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos EscolaresThe article discusses knowledge and training practices of teachers who work in early childhood education in a public school in Rio de Janeiro. We bring to this discussion experiences in the exercise of teaching, making unfeasible experiences narrated by the voices of the teachers, in the understanding that it is one of the possible ways to think about the training of childhood educators, their particularities and specificities. We understand that discussing teacher training collaborates in the construction of a public education that makes learning possible for all children. This work is anchored in research with school routines and narrative research and argues that school subjects produce knowledge in their unique social practices, weaving ways of making people feel and think based on their subjectivities.O artigo discute saberes e práticas formativas de professoras que atuam na educação infantil em uma escola pública carioca[1]. Trazemos para esta discussão vivências no exercício da docência, desinvisibilizando experiências narradas pelas vozes das professoras, na compreensão de que é um dos caminhos possíveis para pensar a formação de educadoras das infâncias, suas particularidades e especificidades. Entendemos que discutir a formação docente colabora na construção de uma educação pública que oportunize a aprendizagem de todas as crianças. Este trabalho se ancora na pesquisa nosdoscom os cotidianos escolares e nas pesquisas narrativas e defende que os sujeitos das escolas produzem conhecimento em suas práticas singularessociais tecendo modos de fazersentirpensar a partir de suas subjetividades. [1] Refere-se à cidade do Rio de Janeiro, RJ, BrasilEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408Saber & Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Childhood: Peace, sustainability and inclusionSaber e Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusãoSaber e Educar; Vol. 32 N.º 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão1647-21440873-3600reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.esepf.pt/article/view/32408https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23719https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23720Direitos de Autor (c) 2023 Erica Teixeira, Graça Reis, Soymara Emiliãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, EricaGraça ReisEmilião, Soymara2024-03-15T08:45:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:34.036059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares |
title |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares |
spellingShingle |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares Teixeira, Erica Formação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos Escolares |
title_short |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares |
title_full |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares |
title_fullStr |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares |
title_full_unstemmed |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares |
title_sort |
Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares |
author |
Teixeira, Erica |
author_facet |
Teixeira, Erica Graça Reis Emilião, Soymara |
author_role |
author |
author2 |
Graça Reis Emilião, Soymara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Erica Graça Reis Emilião, Soymara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos Escolares |
topic |
Formação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos Escolares |
description |
The article discusses knowledge and training practices of teachers who work in early childhood education in a public school in Rio de Janeiro. We bring to this discussion experiences in the exercise of teaching, making unfeasible experiences narrated by the voices of the teachers, in the understanding that it is one of the possible ways to think about the training of childhood educators, their particularities and specificities. We understand that discussing teacher training collaborates in the construction of a public education that makes learning possible for all children. This work is anchored in research with school routines and narrative research and argues that school subjects produce knowledge in their unique social practices, weaving ways of making people feel and think based on their subjectivities. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408 https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408 |
url |
https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.esepf.pt/article/view/32408 https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23719 https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Erica Teixeira, Graça Reis, Soymara Emilião info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Erica Teixeira, Graça Reis, Soymara Emilião |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saber & Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Childhood: Peace, sustainability and inclusion Saber e Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão Saber e Educar; Vol. 32 N.º 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão 1647-2144 0873-3600 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136326313836544 |