Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Erica
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Graça Reis, Emilião, Soymara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408
Resumo: The article discusses knowledge and training practices of teachers who work in early childhood education in a public school in Rio de Janeiro. We bring to this discussion experiences in the exercise of teaching, making unfeasible experiences narrated by the voices of the teachers, in the understanding that it is one of the possible ways to think about the training of childhood educators, their particularities and specificities. We understand that discussing teacher training collaborates in the construction of a public education that makes learning possible for all children. This work is anchored in research with school routines and narrative research and argues that school subjects produce knowledge in their unique social practices, weaving ways of making people feel and think based on their subjectivities.
id RCAP_6c9da7ff24b7bc659892b0979bb03e10
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolaresFormação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos EscolaresThe article discusses knowledge and training practices of teachers who work in early childhood education in a public school in Rio de Janeiro. We bring to this discussion experiences in the exercise of teaching, making unfeasible experiences narrated by the voices of the teachers, in the understanding that it is one of the possible ways to think about the training of childhood educators, their particularities and specificities. We understand that discussing teacher training collaborates in the construction of a public education that makes learning possible for all children. This work is anchored in research with school routines and narrative research and argues that school subjects produce knowledge in their unique social practices, weaving ways of making people feel and think based on their subjectivities.O artigo discute saberes e práticas formativas de professoras que atuam na educação infantil em uma escola pública carioca[1]. Trazemos para esta discussão vivências no exercício da docência, desinvisibilizando experiências narradas pelas vozes das professoras, na compreensão de que é um dos caminhos possíveis para pensar a formação de educadoras das infâncias, suas particularidades e especificidades. Entendemos que discutir a formação docente colabora na construção de uma educação pública que oportunize a aprendizagem de todas as crianças. Este trabalho se ancora na pesquisa nosdoscom os cotidianos escolares e nas pesquisas narrativas e defende que os sujeitos das escolas produzem conhecimento em suas práticas singularessociais tecendo modos de fazersentirpensar a partir de suas subjetividades. [1] Refere-se à cidade do Rio de Janeiro, RJ, BrasilEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408Saber & Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Childhood: Peace, sustainability and inclusionSaber e Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusãoSaber e Educar; Vol. 32 N.º 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão1647-21440873-3600reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.esepf.pt/article/view/32408https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23719https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23720Direitos de Autor (c) 2023 Erica Teixeira, Graça Reis, Soymara Emiliãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, EricaGraça ReisEmilião, Soymara2024-03-15T08:45:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:34.036059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
title Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
spellingShingle Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
Teixeira, Erica
Formação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos Escolares
title_short Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
title_full Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
title_fullStr Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
title_full_unstemmed Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
title_sort Educadoras de Infância: possibilidades formadoras emancipatórias narradas "nosdoscom" cotidianos escolares
author Teixeira, Erica
author_facet Teixeira, Erica
Graça Reis
Emilião, Soymara
author_role author
author2 Graça Reis
Emilião, Soymara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Erica
Graça Reis
Emilião, Soymara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos Escolares
topic Formação Docente, Pesquisa Narrativa, Educação Infantil, Cotidianos Escolares
description The article discusses knowledge and training practices of teachers who work in early childhood education in a public school in Rio de Janeiro. We bring to this discussion experiences in the exercise of teaching, making unfeasible experiences narrated by the voices of the teachers, in the understanding that it is one of the possible ways to think about the training of childhood educators, their particularities and specificities. We understand that discussing teacher training collaborates in the construction of a public education that makes learning possible for all children. This work is anchored in research with school routines and narrative research and argues that school subjects produce knowledge in their unique social practices, weaving ways of making people feel and think based on their subjectivities.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408
https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408
url https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.esepf.pt/article/view/32408
https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23719
https://revista.esepf.pt/article/view/32408/23720
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Erica Teixeira, Graça Reis, Soymara Emilião
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Erica Teixeira, Graça Reis, Soymara Emilião
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv Saber & Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Childhood: Peace, sustainability and inclusion
Saber e Educar; Vol. 32 No. 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão
Saber e Educar; Vol. 32 N.º 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão
1647-2144
0873-3600
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136326313836544